Lost: 5×06 – 316 (ABC)

FacebookTwitter


[SPOILERS]When I went to pick up his body in Sydney, my dad didn’t have any nice shoes. My mother wanted to have the funeral soon as I landed back in L.A. but I thought: «Who the hell’s going to see his feet?» And so I had these old white tennis shoes, and I just said, «Use these. Put these on him.» Because he wasn’t worth a nice pair of shoes to me. Or the time it would take to go out and get ‘em.

Pegamos num Damon Lindelof, juntamos-lhe um Carlton Cuse e um regresso dos “Oceanic Six” à ilha e temos uma receita de sucesso, certo? Certo, se o episódio tivesse terminado ao fim dos primeiros dez minutos. Errado, na globalidade. O resultado que temos é um decepcionante episódio quando comparado com os restantes que esta temporada já nos tinha proporcionado, que é basicamente passado com o Jack (Matthew Fox) a fazer as malas para voltar à ilha, e em que nos deixam todos os outros personagens rodeados de mistério sobre como foram ali parar, afinal. Qual a intenção em deixar tanta coisa no ar? Voltarem a fazer flashbacks? Se realmente os saltos temporais tiverem parado, seja com o regresso dos “Oceanic Six” ou simplesmente porque o Locke (Terry O’Quinn) desencravou a “roda do burro”, terão de arranjar outra maneira de contar a história. Disso não há dúvida. Mas, nesta altura do campeonato, não estaríamos já numa fase em que já não se passassem episódios inteiros como se fossem pouco mais que um gigantesco teaser?

Algumas considerações e, especialmente, questões sobre o episódio:

  • Primeiro que tudo, acho que foi importante não arrastar em demasia o regresso à ilha. Podiam ter levado a temporada inteira a fazê-lo, mas ainda bem que não o fizeram. Resta esperar para ver, tal como já tinha referido anteriormente, de que forma vão agora contar a história.
  • Adorei a parte inicial do episódio. As primeiras cenas a lembrarem o início da série. E no aeroporto todos aqueles pormenores que nos transportam de volta à primeira temporada, como, por exemplo, o Hurley (Jorge Garcia) estar a ler nova BD em espanhol.
  • O mesmo em relação à história dos sapatos. Só não precisavam de andar quase um episódio inteiro em torno da questão. E agora, se o Locke ressuscitar, visto que ele estava a desempenhar o papel que o Christian teve no primeiro desastre, significa que o Christian também ressuscitou?
  • Foi óbvia a influência da ilha em juntar todas aquelas pessoas no mesmo sítio. Até conseguiu colocar o Lapidus (Jeff Fahey) a pilotar o avião.
  • O que raio fez a Kate (Evangeline Lilly) ao Aaron? Eu aposto que ela o entregou à avó e que todo o drama que vimos foi algo completamente exagerado.
  • A Sun (Yunjin Kim) abandona a filha, possivelmente para sempre, para ir atrás do marido? Cada um lá terá as suas prioridades. Cá para mim, na sexta temporada, ainda teremos um Aaron e uma Ji Yeon adultos à procura dos pais desaparecidos que entretanto se tornaram Outros.
  • Quem é que fez o Hurley mudar de ideias? Quem é que o avisou que o voo era aquele e àquela hora? Ainda por cima, está a perder completamente a sua posição de comic relief na série para o Ben (“How can you read? My mother taught me.”).
  • O Sayid (Naveen Andrews) tomou o lugar da Kate como o prisioneiro de serviço. Mas porque razão é que estaria a ser extraditado para o Guam?
  • O Ben (Michael Emerson) diz ao Jack que tem uma ponta solta para atar antes de embarcar no avião e, posteriormente, liga-lhe a dizer que se vai atrasar, de uma cabine telefónica localizada numa marina e coberto de sangue. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não! F*d*-se. Isto não pode ser nada bom sinal para a Penny! Será que ainda vamos ter um Desmond (Henry Ian Cusick) de regresso à ilha à procura de vingar a sua amada!?
  • Qual o propósito por detrás dos personagens da Zuleikha Robinson e do Saïd Taghmaoui, sobretudo do segundo? Será ele apenas um passageiro normal, no sítio errado à hora errada, ou alguém para quem a ilha tenha planos?
  • O Jin (Daniel Dae Kim) aparece no final fardado à Dharma. Quando o Locke rodou a “roda do burro” será que o pessoal que ficou na ilha saltou definitivamente para uma altura em que a Dharma Iniciative ainda estava activa? Será daí que saiu aquele segmento inicial da temporada com o Faraday?

Este não foi, de longe, um mau episódio, mas simplesmente não me encheu as medidas. Talvez fossem a expectativas demasiado elevadas. Talvez fosse pelo facto de não termos passado quase tempo nenhum na ilha. Talvez tenha sido mesmo a forma como eles regressaram à ilha que não me convenceu. Talvez tenha sido porque o episódio foi centrado em demasia no Jack. Talvez.

Certamente, muitos de vós terão opiniões diferentes. Venham de lá elas, então.

[starrater]

Tags: , ,

Every human life is just another story by the same author. (Ivan, "Being Human") Clica aqui e segue as minhas bacoradas no Twitter.

38 Respostas para “Lost: 5×06 – 316 (ABC)” Subscribe

  1. Sérgio 19/02/2009 às 18:15 #

    Em primeiro lugar, é bom terem voltado a dar mais foco ao Jack, no ultimo episódio já tinha aparecido mais tempo e neste ultimo, se calhar até apareceu em demasia :suar: . Ainda assim, é das minhas personagens favoritas por isso há que lhe dar minutos. xD

    Quanto ao resto deixo aqui algumas considerações/perguntas/mistérios:

    1- Numa das temporadas anteriores ( tenho de reve-las porque já não me lembro com exactidão dos episódios). Quando o pessoal, que caiu ilha, descobriu a “aldeia” dos “outros”, focaram bastante o submarino e lembro-me do Ben dizer que saía e entrava da ilha quando lhe aptecesse. Bem, posto isto parece-me que estão a entrar em contradição, porque ao que parece sair não é facil e voltar muito menos ainda. E como vimos ultimamente, mais neste episódio, é preciso conjugar muitos factores para tal acontecer.

    2- Eles poderiam já ter desenvolvido o que levou alguns dos oceanic six a voltar para a ilha. A meu ver, assim é melhor, porque ao contar tudo de uma vez poderiam cair na tentação de fazerem histórias muito forçadas e pequenas, o que não vai de encontro com a filosofia da série. Assim aumentam o suspense em torno das personagens e desenvolvem ali uns flashbacks à maneira.

    3- ” A Sun (Yunjin Kim) abandona a filha, possivelmente para sempre, para ir atrás do marido? Cada um lá terá as suas prioridades.”
    Se ela pode deixar o filho em optimas mãos e tentar salvar o pai, porque não?

    • ZB 19/02/2009 às 18:38 #

      1 – É difícil para quem não sabe a sua localização. Para quem está de fora do “esquema”. Os gajos da Dharma não faziam ideia por onde procurar e decidiram construir aquela estação. Agora os Outros, que vivem naquele sítio sabe-se lá há quanto tempo, com certeza que sabem como “operar” a ilha. O problema é que a ilha agora está desregulada e os que estão de fora ficaram às aranhas.

      3 – Mas não é o Ben que anda a apregoar que quando voltarem à ilha já não podem sair de lá? A acreditar nas palavras dele, ela pode muito bem estar a deixar a filha para sempre. Ele até pode estar a mentir, mas ela saberá sempre que corre esse risco.

      • Sérgio 19/02/2009 às 19:27 #

        Nesse ponto tens razão, no minimo a Sun tem de considerar que pode nunca mais voltar a vê-lo. A ideia que fica é que ela foi cheia de vontade, mas na verdade pode aparecer algum flash dela a dar uma explicação, sobre esta ida para a ilha sem pensar duas vezes.

        • ZB 19/02/2009 às 20:10 #

          Sim, tal como os outros terão certamente as suas decisões escamoteadas em outros episódios, com certeza que a Sun também. E ela deve ter ponderado muito bem a situação.

          Já agora, a Ji Yeon é uma menina! :)

  2. Pedro Santos 19/02/2009 às 18:29 #

    Primeiro, pessoalmente não concordo com a nota do episódio, mas isso é apenas a minha opinião, acho que não foi assim tão “fraco” em comparação com os outros da temporada, apesar de que nesta temporada os episódios que tem pouco ou nenhum tempo de ilha, são mais “fracos”.

    Também não gostei do modo como o episódio andou muito a volta do Jack e pouco em redor das outras personagens. Acho que a forma como todos estavam no aeroporto, foi um pouco abrupta de mais para o espectador.

    Acho que o Aaron está com a Cassidy, por isso a Kate disse para o Jack não perguntar nada, porque senão ela iria ter de contar o segredo do Sawyer.

    Penso que o Ben, tentou matar a Penny e por isso ficou naquele estado, mas para mim, ele não conseguir fazer aquilo que queria.

    O Saïd Taghmaoui, penso que esteja no avião a mando do Widemore, e se ele sobreviver a “queda”, isso quer dizer que outros passageiros também podem sobreviver, e teremos mais e novos “The Socks” na serie.

    Eu não reconheci o logótipo presente no fato do Jin, por isso não acho que eles tenham saltado no tempo, acho que eles estão no Presente, ou seja 3 anos após a saída dos O6 da ilha.

    O Ben continua muito bem, aquela resposta que ele dá ao Jack quando ele pergunta o que vai acontecer aos outros passageiros, está muito boa (“Who cares?”).

    • ZB 19/02/2009 às 22:52 #

      Eu não reconheci o logótipo presente no fato do Jin, por isso não acho que eles tenham saltado no tempo, acho que eles estão no Presente, ou seja 3 anos após a saída dos O6 da ilha.

      Não consegues ver o símbolo central, aquele que costuma identificar as diferentes estações, mas vê-se que é um logo Dharma.

      • Pedro Santos 19/02/2009 às 23:09 #

        Sim, dá para ver perfeitamente que é um logo da Dharma, mas não é nenhum dos conhecidos, porque dá para ver um pouco do logo, e parece ser uma estrela, e ele está meio tapado por alguma coisa…

        Já agora, li algo que me pareceu interessante, a possível ligação do titulo do episódio, à passagem bíblica:

        “For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not perish, but have everlasting life.” – John 3:16

        Interessante…

        • ZB 20/02/2009 às 09:09 #

          “For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth in him should not perish, but have everlasting life.” – John 3:16

          Sim, eu já tinha referido isso num comentário que está mais abaixo.

  3. DNL 19/02/2009 às 18:53 #

    Eu tbm nao achei o episódio assim tão fraco como o pintas, ó ZB :careta2:
    De qualquer forma reconheço que poderá ter sido um dos piores. Mas gostei do foco na(s) personagem(ns) e revelações que tivemos.
    Agora é esperar pelo próximo, que pelo título promete ser revelador.

  4. carolinafs 19/02/2009 às 19:06 #

    Eu sabia que não devia ter visto o fim do episódio na aula. A minha cara teve de ficar igual quando comecei a ver toda a gente a aparecer no aeroporto! Acho que o prof achou que eu estava a achar muito interessante o que ele estava a dizer (que só por acaso era sobre “O Outro” o que só me fazia rir). Adorei o episódio!

  5. GSA 19/02/2009 às 20:42 #

    Espectáculo de episodio!
    Finalmente um cheirinho do velho Lost, bem de longe o melhor desta temporada onde do meu ponto de vista se tinha andado a encher chouriços, principalmente fora da ilha.

    Adorei o início do episódio, a duvida se era de novo a cena da queda do avião, ou sem nada que o fizesse prever o seu regresso à ilha (para quem lê spoilers admito que talvez o episodio tenha sido fraco, para mim foi tudo uma GRANDE surpresa), o Jack volta em grande pois logo no inicio tem que seguir a sua sina de salvador, socorrendo o Hurley e depois a Kate, em grande mesmo…

    Depois deste inicio avassalador e surpreendente tinha de vir a explicação de como tudo aconteceu desde onde tínhamos ficado, portanto acho completamente normal o rumo que o episodio tomou, as explicações mais ou menos dadas sobre a ilha, as coordenadas, a revolta do Desmond ao ver o que se passava, mais tarde o Ben a rezar (!?) e a fazer metáforas bíblicas com o Jack sobre Tomé, a provável (especulação) tentativa de vingança do Ben depois de terem matado a sua filha à sua frente tentou/matou a filha do Widmore o que nem me deixa especialmente triste…, o suspense quando o Jack ouviu um barulho na sua casa e depois aquele descarregar de emoções com a Kate. Voltou tudo a ser explicado ao pormenor e sem pressas, os ténis brancos do pai, os sapatos, etc etc. Relativamente ao aeroporto adorei, ficámos a saber que o Saiyd e o Ben também foram no mesmo avião e portanto também estão de volta, o Hurley levou a viola do Charley, não ficámos a saber porque que raio se juntaram todos tão de repente quando estávamos todos (eu estava) a espera de uma tarefa de persuasão muito complicada para o Ben, afinal nada disso.. Já no avião a carta do Locke bem menos interessante do que parecia (como o Jack já a leu num momento em que não podia voltar atrás, pensei que fosse qualquer coisas como “Nunca voltem a ilha..”), o piloto… Enfim, adorei! Estranhei o Ben dizer que a sua mãe o ensinou a ler, visto que esta morreu no parto (demasiado obvio para ser um erro de argumento), e eu que nem gosto muito do Jack super-herói, achei imensa piada a ele já no fim do episodio estar completamente a comandar as operações, como sempre. Finalmente fez-se Lost !
    :yeahhh1:

    • Sérgio 19/02/2009 às 21:51 #

      “ficámos a saber que o Saiyd e o Ben também foram no mesmo avião e portanto também estão de volta, o Hurley levou a viola do Charley”

      Não me parece que seja do Charlie, afinal de contas o Hurley quando saiu da ilha não a levava xD

      • GSA 19/02/2009 às 22:47 #

        Sim claro, não era a do Charlie mas era algo que ele levou no voo815, até se pode mesmo supor que terá sido o Charlie a dizer ao Hurley para a levar….

        Já agora… o Ben no avião estava a ler Ulysses, e como todos sabemos há uma Penelope que fica a espera da volta do seu Ulisses, mesmo contra a vontade do seu pai…. :yesmaster

  6. Miguel Ferreira 19/02/2009 às 21:41 #

    Gostei do tom meio negro e policial do episódio. Com personagens magoadas e escuras, num regresso bizarro à ilha. Porém concordo contigo quando falas em não voltar a antigos mecanismos e não encherem episódios com flashbacks que não interessam nem ao menino Jesus.

    Se o saltos acabaram fico muito, mas muito abatido. Estava a alucinar com a dinâmica frenética das viagens no tempo. Mas pronto, vamos ver o que nos espera.

    Acho que acertaste ZB, eles devem mesmo ter parado no passado e infiltraram-se na Dharma (altura do começo do primeiro episódio). A minha questão é, se bastou o Locke desencravar a roda para estabilizar a ilha porque é que os Oceanic 6 tinham de voltar?

    • ZB 19/02/2009 às 22:49 #

      eles devem mesmo ter parado no passado e infiltraram-se na Dharma (altura do começo do primeiro episódio).

      Se assim for, concerteza irão tentar colocar a ilha de novo no tempo certo, não? Pelo menos, é o que parece ser o mais lógico.

      A minha questão é, se bastou o Locke desencravar a roda para estabilizar a ilha porque é que os Oceanic 6 tinham de voltar?

      Isso, só o Jacob sabe. :)

      Já agora, naquele vídeo do Lost Untangled, que tenta explicar o episódio de uma forma mais simples, aparece que o 316 vem daqui:

      John 3:16 For God so loved the world that he gave his one and only Son, that whoever believes in him shall not perish but have eternal life.

      • Luis 21/02/2009 às 01:23 #

        Eh pah! Oh ZB, até parece que cá a gente não fala português.
        João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
        Isto deve estar relacionado com o suicídio/sacrifício do Locke. Principalmente no acreditar que também vem no bilhete do Locke para o Jack.

  7. Pedro 19/02/2009 às 23:44 #

    Adorei. Porra ZB q raio de nota é esta ??? Só 80???
    Acho q a malta está tão habituada a q LOST deixa imensas perguntas q estranha qd tudo acontece tão rápido. A explicação de como achar a ilha foi brutal de tão rápida e directa q nos foi transmitida.

    Claro q ficaram muitas perguntas no ar mas isso é LOST. Iremos saber as respostas brevemente.

    Estou em pulgas para o próximo!!!!!

  8. Pedro 20/02/2009 às 10:22 #

    Fica aqui um cheirinho do próximo episódio

    http://www.youtube.com/watch?v=FE0aG6xm_1k :wow:

  9. Ricardo Fernandes 20/02/2009 às 12:30 #

    Também fiquei um pouco desiludido com a nota deste episódio concordo com as ilações feitas pelo GSA.

    Grande episódio fora da ilha, quando todos tinham (nesse campo – fora da ilha) sido mais fracos.

  10. Cristiano 20/02/2009 às 12:46 #

    Não concordo com o facto de ter sido ‘O resultado que temos é um decepcionante episódio quando comparado com os restantes que esta temporada já nos tinha proporcionado’.

    Este episodio sim, foi mais calmo, mas mais ou tanto mais emotivo quanto os restantes.

    Sim, agora esta na mesma linha temporal que o começo de temporada (Faraday nas escavaçoes, poderá esta tentar ‘sabotar’ que se descubra a famosa rodinha para que a ilha nao seja nunca movida para evitar que a sua amada e/ou os seus amigos nao sejam afectados com os efeitos secundarios?). A expressao de alivio, de paz que o Jack sentiu quando acordou na ilha nesta segunda vez (pois por muito que ele diga que é por causa do Locke que ele voltou, quem acredita? Ele volta lá porque é um lugar onde ele se encontra e se sente verdadeiramente em casa), o instinto dele em ao ouvir socorro ir logo a correr e a saltar, foi um momento tipico, que caracteriza o personagem.

    Sim o episodio foi ‘demasiado’ centrado nele mas nao acho que tenha perdido qualidade. Nos proximos episodios eles devem mostrar como foram as 36h antes do vôo de cada um e cheira-me que a do Ben foi a melhor. Será que ele tentou ou conseguiu matar a penny? Se sim, virá Desmond voltar a ilha que tanto ‘detesta’ em busca de vingança? Veremos..

    Hugo para voltar, deve ter falado com os mortos (neste caso o Charlie, que parece ser o guia dele fora da ilha).

    Sayid cá pra mim tem algum plano com o Ben, nao se sabe pq razao se chatearam mas parece-me que como eles teem que encenar o que foi de quando la cairam, tinha que haver um prisioneiro (o que explica o facto do sayid ir para Guam, Ben deve-lhe ter arranjado documentos de que era lá cidadao e entao estavam a transferi-lo, que pode ter logica)

    Kate deu o Aaron à vóvó como deve ser de esperar.

    E Ben? Tal como ele, o que aconteceu é um misterio mas o o objetivo sabe-se, matar a filha do Charles.
    Que acontecerá a Locke? Irá ele ‘ressuscitar’? Terá sido um plano dele, morrer para eles voltarem já que nao queriam voltar por ‘vontade propria’?
    Que aconteceu aos outros que foram pas nascentes? Terá algum morrido por causa dos saltos temporais?

    (aquela expressao do Ben qd Jack lhe pergunta, que vai acontecer aos passageiros? E ele rsponde a altura – Who cares? Enorme!)

    Nao deixei de notar que disseram que foi ridiculo o Ben ter dito que aprendeu a ler com a mão ao Jack, nao é nada ridiculo, so mostra que Ben mente com cada palavra que diz e isso so nós percebemos, porque o Jack nao viu o episodio em que a mae do Ben morre a dar-lhe a luz e que o pai o culpa pela morte dela e blablabla.. Não? -.-’
    LOL

    Acho que Lost atingiu um nivel de qualidade em cada episodio muito constante. Esperemos pelo proximo :yeahhh1:

  11. Pedro 20/02/2009 às 13:04 #

    Quero aqui aproveitar para lançar um tema de discussão, recai sobre Lost mas pode ser aplicado a todas as séries.

    Como devem saber a personagem Ben Linus de Lost era para ter uma participação de uns meros 3/4 episódios. Em virtude da excelente receptividades q os espectadores tiveram os autores de Lost resolveram torná-lo um personagem fixo. E foram muito além disso, tornaram-no, quiça, o mais importante elemento de Lost.

    Ora bem. O q pretendo trazer à discussão é: Estando a trama de Lost já delineada na cabeça dos autores (acredito nisso) como é que se procede a uma alteração desta magnitude? É q tudo tem girado à volta de Ben, todos os segredos e tramoias de Lost giram e dependem de Ben. Sendo ele inicialmente uma personagem passageira como é que a trama pensada pode mudar tanto?

    Há claramente uma mudança de rumo na série que os autores fizeram por causa de Ben. Sendo Lost uma trama tão complicada, tão dada a detalhes, faz-me alguma confusão que algo tão brusco possa acontecer. Se Ben não tem tido o impacto q teve, se tivesse entrado e saído da série como esperado inicialmente quem seria o “dono” da trama?

    • Ricardo 20/02/2009 às 13:15 #

      Ben não é o dono da trama. Se reparares, ele acompanha a trama, não a altera significativamente. O chefe dos outros podia ser o Richard. Podia ter sido qq outro a rodar a roda. E ele “ajuda” os ocean 6. Ele normalmente acompanha o enredo e, quando o altera, podia ter sido outra personagem a fazê-lo.

      Ou simplesmente, eles já tinham a personagem totalmente delineada e decidiram fazer do Ben, em vez dum simples “outro”, essa personagem, o chefe dos “outros”.

      “Estando a trama de Lost já delineada na cabeça dos autores (acredito nisso)” – Podes acreditar, mas duvido muito. Eles podem ter uma ideia do que queriam fazer, mas só a desenvolveram no início da 4ª temporada…

      • ZB 20/02/2009 às 13:39 #

        “Estando a trama de Lost já delineada na cabeça dos autores (acredito nisso)” – Podes acreditar, mas duvido muito. Eles podem ter uma ideia do que queriam fazer, mas só a desenvolveram no início da 4ª temporada…

        Mas aquilo a que o Pedro se refere é em relação à história em si. Se já estava pensada de início ao fim desde sempre. E isso é bem possível, mas não implica que determinas coisas se tenham ido mudando ao longo que a história se foi (vai) desenrolando.

        O que eles conseguiram com a determinação de uma data final para a série foi passar para uma próxima fase na forma de contar a história. Eles apenas a poderiam por em prática caso soubessem que faltavam tantos episódios para o fim.

    • ZB 20/02/2009 às 13:34 #

      A existir tal plano (e também acredito que exista) será sempre algo em termos da generalidade e nunca de pormenores que não sejam relacionados com os principais mistérios da série.

      É impensável pensar que estava tudo planeado. Até sobre o final da série o Abrams disse há pouco tempo que já não pode ser exactamente aquele que ele e o Lindelof tinham inicialmente pensado, que será algo semelhante, mas não poderá ser igual ao que eles tinham em mente.

      No que diz respeito, especificamente, ao Ben, deverá passar pelo que o Ricardo disse: eles tinham uma personagem pensada com as mesmas características, mas como gostaram tanto do Michael Emerson, decidiram tornar o Ben nessa personagem.

      • Ricardo Fernandes 20/02/2009 às 16:04 #

        Exacto. Concordo em absoluto. Até porque para alguns autores, desenhamos primeiro o fim e só depois… o inicio!

    • Pedro Santos 20/02/2009 às 19:02 #

      Para mim os escritores já deram mais do que provas que sabem aquilo que estão a fazer, sabem o plano geral da serie, desde muito cedo, mas como é lógico, tem de ir adaptando as coisas ao longo do caminho.
      Como já disseram o Michael Emerson, foi contratado para fazer apenas 4 ou 5 episódios, mas as “acting skills” dele, foram a principal razão pela qual o fizeram personagem regular na serie.
      Na minha opinião, que penso que é bastante semelhante à do resto das pessoas que acompanham a serie, ele é o melhor actor da serie, e pessoalmente considero-o a melhor personagem, mas isso já depende da forma como cada um se identifica com as personagens.
      O plano da serie está lá, e os escritores adaptam a historia e as personagens, de forma a que o final seja aquele que eles planearam. Eu vi uma entrevista onde eles diziam que tinham um grande plano para o Mr. Eko, que depois acabou por pedir para sair da serie, portanto eles tiveram que alterar o plano inicialmente previsto para a personagem.

      • Sérgio 20/02/2009 às 19:44 #

        Melhor actor concordo, ele desempenha o papel dele muitissimo bem. Agora melhor personagem já é muito descutivel e nem iamos chegar a um acordo, mas anda muito perto disso. Pessoalmente, os três que mais gosto é o Locke, Jack e Ben.

  12. ZB 20/02/2009 às 13:18 #

    Os méritos ou deméritos na atribuição de pontuação já foram por demais discutidos neste site.

    Por isso, acho que não vale a pena perderem energia e tempo a escreverem contra a mesma.

  13. Sérgio 20/02/2009 às 14:12 #

    O ben não me parece assim tão importante, como já foi dito o plano em geral já podia estar idealizado com ou sem ele. O ben é apenas um peão e se não fosse ele seria outro, mas é obvio que algumas coisas foram adaptadas para coicidirem com a caracterização da personagem. Se calhar um Richard como lider também podia ter caído bem, mas é algo que nunca vamos saber.
    Como diz o outro senhor, Nas séries nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma..LOl

    Já agora, essa pontuação é um pouco ridicula, eu daria 81!

  14. musicslave 22/02/2009 às 15:55 #

    não acho que o episodio tenha sido tão fraco quando comparado com os outros, de facto gostei bastante talvez pelo facto de se ter passado fora da ilha e de ter sido centrado no jack, que é um personagem que gosto.

    adorei a forma seca com a Mrs. hawking descreveu a forma de como tinha sido encontrado a ilha, tambem gostei a cena inicial, o aeroporto e tudo o que envolveu a ilha.
    e fizeram bem em não alargar a ida para a ilha.

    ao contrario de alguns por aqui gostei do facto de não se ter visto muito do que aconteceu ao outros que os levassem à ilha, acho que se fosse tudo explicado agora seria tudo à pressa, assim prefiro que mo digam em flashbacks..

    a ideia de que o Ben pode ter ido atras da Penny está bem pensada, mas não sei se ela estara morta.
    tal como acho que o Aaron não estará com a avó, seria muito obvio, prefiro pensar em algo mais sombrio.

    o Ben mais uma vez em grande neste episódio e com umas falas muito boas :yeahhh1:
    quanto ao final, tambem me parece que quem ficou na ilha saltou para um tempo em que existia a Dharma, resta saber é a razão que os os levou a trabalharem para eles.

    não gostei de tanto tempo passado em volta dos sapatos, deveria ter sido resolvido em muito menos tempo.

    porque razão é que a ilha precisa do 6 quando o Locke já arranjou a roda e os saltos acabaram?
    se a ilha precisa dos 6 porque razão não precisa do Walt e do Michael? ou está-me a escapar algo?

    isto tudo pode levar a um ciclo, porque sempre que passe um avião na altura exacta e caia na ilha, e se alguém que sobreviver tente sair da ilha e consiga, esta trama toda pode acontecer outra e outra vez.

  15. lucas 23/02/2009 às 22:56 #

    pessoals, alguem ai pode me dizer o que estava escrito na carta de suicidio do locke, no episodio q eu baixei tava sem legenda nessa parte, e não consegui uma tradução boa do google …

    plis me ajudem …

    • ZB 24/02/2009 às 00:58 #

      Dizia: I wish you had believed me. Que é como quem diz: Quem me dera que tivesses acreditado em mim.

      • lucas 24/02/2009 às 02:18 #

        :salut: vlwww … :verycool: :goodjob: :beer: :coffee: :plain:

  16. joao fgfg 25/02/2009 às 14:34 #

    nao curti sua nota para o episodio porque esta indo rapido demais deduzindo muita coisa e se vc nao reparou a serie q nao tem como deduzir é lost ou vc acha q isso é um house ou heroes??

  17. joao fgfg 25/02/2009 às 14:44 #

    ben é o sabe tudo e se eles iriam explicar de um jeito(atraves de outro personagem ou de qualquer outra merda) vao explicar atraves dele so isso nada mas a mudanca nao foi tao grande lost tem a trama aberta ouseja se eles decidirem matar o jack eles se viram nos trinta e colocam outro personagem para ser o babaca desequilibrado emocionalmente o cmplexo enfim tanto faz com ben ou sem ben alteracao é minima :doubleguns:

  18. syrin 09/12/2009 às 01:10 #

    Achei um pouco estranha a forma como mudaram todos de opinião assim, de qualquer maneira. Não fiquei, pelo contrário, surpresa por aparecerem todos no aeroporto, visto que o início já o deixava antever

    (e nem relacionei o sangue no Ben com um possíve ataque À Penny. Esperemos que não seja verdade).

    • ZB 09/12/2009 às 09:25 #

      Pois, não foi de qualquer maneira… Eles decidiram guardar a questão para abordar noutros episódios mais à frente.

      Na altura fiquei frustrado porque queria saber mais e não ter de esperar não sei quantos episódios para descobrir o porquê de todos terem voltado. Mas agora que já vi, já não me faz qualquer “comichão”.

Deixar um Comentário - Para comentários com SPOILERS, utilizem a tag: [spoiler]Comentário[/spoiler]

Temporada 2012/2013: Guia de cancelamentos, renovações e novas séries (act.)

Perdido entre tantas renovações, cancelamentos e novas séries? Então, vamos dar-te uma ajudinha. Eis as novidades oficiais dos cinco canais [...]

Photorecap: Game of Thrones: 2×06 – The Old Gods and the New

[SPOILERS/NUDEZ/LINGUAGEM MENOS PRÓPRIA] Antes de passar à estupidez, vou ser sério por um bocadinho: este “The Old Gods and the [...]

As melhores duplas da TV, parte 2

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]

Calendário de finais de temporada 2011/2012

O final da actual temporada está às portas e a necessidade de saber quando terminam as nossas séries favoritas aumenta. [...]

As melhores duplas da TV, parte 1

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]

Blogger Convidado: “A Irmandade Venture″, por Gonçalo Trindade

Escrevo sobre cinema agora para o Ante-Cinema, e sobre música para o Ponto Alternativo, o Arte-Factos, e o Festivais de [...]