Dexter: 4×12 – The Getaway (Showtime)

FacebookTwitter


[SPOILERS] Chegamos à hora sagrada. O tão esperado final da quarta temporada de “Dexter”. Fizeram-se promessas, compuseram-se teorias e pintaram-se especulações. Foi uma semana difícil, esta que agora arde num único fósforo. Porque se as ideias foram muitas e verdade é só uma.

Tudo mudou. Mas vamos lá ser fiéis à ordem das coisas e arrancar no início, no segundo depois a “Hello Dexter Morgan”. Arthur (John Lithgow) sabe agora a verdadeira identidade de “Kyle”, do homem que mentiu e fingiu ser seu amigo. A tensão incendeia a imagem. Dexter (Michael C. Hall) pergunta-lhe o que ele quer. Ele responde que quer ser deixado em paz. Para sempre. Era fechar os olhos e deixá-lo ir. Mas não, há um código a manter e há um percurso sangrento que precisa de ser limpo. Segue-o então, a alta velocidade, falando simultaneamente com Rita (Julie Benz) que lhe propõe uma lua-de-mel. Óptima ideia diz, enquanto tenta conduzir, perseguir, “falar” com o pai e ser marido. Não consegue, aceita o convite mas acerta num espelho de outro carro. Início de episódio absolutamente frenético, sendo a cena da perseguição um prodígio – simples e eficaz – de montagem.

Consegue então atacar Arthur, imobiliza-o na sua própria carrinha, mas Dexter é só um e o seu erro do espelho regressa. Tem de abandonar os seus planos, e no momento em que se pedia calma, Dexter perde a cabeça e é preso. Fantástico o desespero da personagem, o explodir daquele que sempre foi mestre em dissimular os seus sentimentos. É que o relógio não pára. Rita vai buscá-lo. Ele confessa que matar não custa, mas que não há nada de mais doloroso do que ver o rosto de desapontamento da sua esposa. E de constatar posteriormente que a sua presa fugiu. Dexter fica com as poupanças de Mitchell, escondidas anteriormente, usando-as como uma espécie de garantia.

Paralelamente a tudo isto, dois acontecimentos importantes têm lugar. Primeiro Debr a(Jennifer Carpenter) descobre que que Dexter é filho de Laura Moser (Sage Kirkpatrick) e irmão de Brian Moser (Christian Camargo). Em segundo, a equipa de investigação descobre que Mitchell é o verdadeiro Trinity Killer. E é aqui que os dois comboios narrativos embatem.

A porta é arrombada e a família de Mitchell vê finalmente a fotografia completa do monstro que vivia em sua casa. Dexter, que já lá estava, finge que acabou de chegar e vê a irmã. Esta vê-lo de forma diferente e sente-se na obrigação de lhe contar aquilo que há muito ele já sabia. Mais um momento denso, um frente a frente de luxo, onde Jennifer Carpenter nos oferece (de novo) uma interpretação fantástica. É um dos casais de irmãos mais complexos e fabulosos que o pequeno ecrã já criou. E para todos aqueles que apostaram na alínea “ Debra descobre quem é o irmão” parece que ainda não foi desta. Talvez na próxima temporada isso aconteça.

Depois disto, Dexter descobre onde está Mitchell e finalmente deita-o na sua mesa. As fotografias são mais que muitas e as semelhanças entre os dois rivais são discutidas. Nunca serei como tu, diz o lado bom, que acredita ser possível conciliar o “passageiro negro” com o “homem de família”. Já acabou, diz Mitchell. Não compreendemos no momento o que ele quer dizer com isso. O pequeno comboio arranca, Dexter vira o lado do martelo – brilhante – e acaba finalmente com o grande vilão desta história. E tudo terminaria aqui se esta fosse outra temporada.

Mas não. Já nos tinham avisado que não. Dexter chega a casa e descobre Rita morta na banheira. Harrison a chorar no meio do sangue. Paralelismos imediatos aparecem à nossa frente. O passado do jovem Dexter a tocar no presente do Dexter adulto. É um murro no estômago. Incomoda, magoa, aleija. Fico apenas calado, petrificado. Recordo-me de imediato do sufoco final de “Sete Pecados Mortais”. Ele tentou ter tudo e acabou sem nada. Perdeu aquilo que o tornava, cada vez mais, humano, que o ligava à terra e lhe dava todas as noções de amor. Perdeu-se uma das personagens centrais da série, com uma morte que não vimos e que por isso, ainda é mais indigesta. Será que ela soube nos minutos finais quem era o marido? Nunca saberemos. Ficamos apenas com a poesia gelada do sangue. Uma das melhores cenas de sempre.

Com diálogos excepcionais, interpretações soberbas e uma surpresa fortíssima, este episódio foi a chave de ouro. A conclusão que encerra de forma perfeita este ensaio sobre a sociedade, sobre a família, sobre nós. Encerra talvez a melhor temporada de “Dexter”, encerra de certeza um dos grandes momentos de televisão do ano. O local onde tudo mudou.

O Melhor: O final, a lição, a conclusão. Colossal.
O Pior: Chegou ao fim uma das melhores séries do ano.

Lista de EpisódiosNota (0/100)
Dexter: 4×01 – Living the Dream (Showtime)90
Dexter: 4×02 – Remains to Be Seen (Showtime)81
Dexter: 4×03 – Blinded By the Light (Showtime)83
Dexter: 4×04 – Dex Takes a Holiday (Showtime)86
Dexter: 4×05 – Dirty Harry (Showtime)77
Dexter: 4×06 – If I Had a Hammer (Showtime)91
Dexter: 4×07 – Slack Tide (Showtime)80
Dexter: 4×08 – Road Kill (Showtime)88
Dexter: 4×09 – Hungry Man (Showtime)93
Dexter: 4×10 – Lost Boys (Showtime)92
Dexter: 4×11 – Hello Dexter Morgan (Showtime)94
Dexter: 4×12 – The Getaway (Showtime)98

Tags: , ,

119 Respostas para “Dexter: 4×12 – The Getaway (Showtime)” Subscribe

  1. syrin 14/12/2009 às 19:02 #

    É pá, nem sei o que dizer – estou perfeitamente chocada.

    Sim, sabia que ia ser um final chocante, e a partir do momento em que o Dexter regressa a casa, vi logo que ia ser a Rita mas… mas… mesmo assim comecei a tremer até se revelar a cena (BRUTAL!) e vieram-me as lágrimas aos olhos. OMG… ainda nem sei o que dizer! Grande golpe do Trinity este!

    • Cissa 29/12/2009 às 23:53 #

      Estou em choque!!!!!! :wow:
      o ritmo cardiaco ainda está acelerado….

      bem que temporada!

  2. syrin 14/12/2009 às 19:06 #

    PS – Este final lembra-me um certo episódio de uma certa série onde a companheira do “herói” tb é assassinada no final

    SPOILER SeleccionarRevelar
  3. Otávio 14/12/2009 às 19:14 #

    “The Getaway”, não Gateway.

  4. Janito 14/12/2009 às 19:17 #

    Não há palavras para descrever o choque que senti quando ouvi o choro do Harrison e percebi o que acontecera. Meu deus! :choc: É verdade que todos sempre reclamámos da personagem da Rita, mas falo por mim quando digo que nunca me passou pela cabeça que fossem capazes de a matar.

    O Trinity levou a melhor… :verysad:

    E daqui para a frente? Será que o Dexter fará o corpo da Rita desaparecer? Será que vai fazer com que pareça que não foi o Trinity? Se não, como explicará ele a relação entre os dois? Ficará responsável pelo Cody, Astor e Harrison? Tentará suprimir o seu Dark Passenger?

    Quando à Debra, fiquei com a impressão de que descobriu TUDO naquele momento em que surpreendeu o irmão na garagem do Arthur… quem sabe…

    :5:

    • syrin 14/12/2009 às 19:22 #

      Sabendo o final, aquela conversa final entre o Trinity e o Dexter é ainda mais poderosa.

      E daqui para a frente? Será que o Dexter fará o corpo da Rita desaparecer? Será que vai fazer com que pareça que não foi o Trinity? Se não, como explicará ele a relação entre os dois?

      Pode justificar pelo simples facto de ele ser um dos membros da investigação que andava à caça do Trinity. O Trinity podia ver isso como uma forma de se vingar

      Quando à Debra, fiquei com a impressão de que descobriu TUDO naquele momento em que surpreendeu o irmão na garagem do Arthur… quem sabe…

      Não sei… acho que não. Mas que está mais perto… isso sim, está!

      • Janito 14/12/2009 às 19:30 #

        Sim, é verdade, mas não sei se essa justificação será suficiente. O Quinn agora desconfia de tudo o que o homem faz, talvez até passe a acreditar que o Dexter tem algo a ver com a morte da mulher. A Debra, por outro lado, sabe agora que ele é irmão do ITK e que, inexplicavelmente, foi o primeiro a chegar à casa do Arthur. Só não vê quem não quer…

        Ainda sobre essa cena, pode ter sido apenas apreensão pelo que tinha acabado de descobrir, mas desconfiança teria sido o meu primeiro palpite. Revê lá, já tou confuso!

  5. LR 14/12/2009 às 19:27 #

    O final foi de facto chocante, não estava a prever isto (infelizmente até estava porque como a pessoa azarada que sou levei com o spoiler logo hoje de manhã na pagina principal doutro site…). Quando li a mensagem do telemovel do Dexter, pensei logo: Oops…
    Não tenho nada contra a personagem da Rita e até a achava simpática. Mas consegui dar mais importância à criança no chão em sangue do que a Rita morta na banheira. Em termos do que significa para a série e numa mudança para a vida de Dexter pode ter sido MUITO grande, mas em termos emocionais soube-me a pouco (à excepção do choque, não consegui ficar com muita pena). E fiquei desiludido com Dexter a reagir tão racionalmente perante a morte da mulher que amava…
    Por outro lado adorei o paralelismo entre o Harrison, o Dexter e Arthur, todos nascidos em sangue. E iria ser interessante ver a série a focar-se sobre o crescimento do seu filho e verificar se ele fica ou não como o pai (aposto que não).
    Quanto à morte de Arthur, soube-me a pouco também… Achei que ele levou a melhor, morreu sossegadamente e pelos vistos bem satisfeito, o Dexter ainda lhe dá mais paz ao meter a musiquinha e o comboio a andar. E depois de ter descoberto que matou a Rita, ainda me deu mais raiva… Mas é assim a vida…
    Agora nunca vão apanhar o Trinity. Deu para ver o sofrimento da Debra quando olha para as pistas a serem removidas. A conversa entre ela e o irmão sobre as suas origens foi excelente.
    O Dexter ter sido apanhado dentro da garagem, pareceu-me um esticão demasiado grande. Ele deve ser a pessoa com mais sorte do mundo.
    No geral foi um finale muito bom, mas pareceu-me incompleto…
    Expliquem-me como é que Dexter soube onde é que o Trinity estava e tinha a tampa do óleo dele? (essa parte escapou-me)
    PS: A minha opinião ainda está meio trocada por causa de ter apanhado o spoiler :[
    :5:

    • syrin 14/12/2009 às 19:37 #

      Quando o Dexter entra em casa eu vi logo que a sacrificada ia ser a Rita, mas mesmo assim n consegui deixar de me comover. E sim, o paralelismo entre o Dexter e o Harrison… um círculo que se fecha.

      Quanto ao Dexter reagir racionalmente… tem calma, só viste a parte do choque. Se nós, que sabemos que é ficção, que estamos do lado de cá, ficámos assim, imagina num caso verdadeiro. Primeiro vem o choque… eu quero ver é o que chegará depois!

      A morte do Arthur, vista à luz do final, parece-me ainda mais interessante, porque a conversa deles vai para outro nível. O Trinity disse “It’s all over”. Nessa altura pensávamos que estava a falar da sua viagem, mas afinal era a destruir a vida do Dexter, aquilo de que este se tinha estado a gabar há segundos atrás. quanto ao comboio e ao disco no gira-discos… foi cortesia profissional, como li num comentário. Afinal, por breves instantes, o Dexter pensou poder aprender algo com o Trinity

      O Dexter ter sido apanhado dentro da garagem, pareceu-me um esticão demasiado grande. Ele deve ser a pessoa com mais sorte do mundo

      Ui, foi um pouco difícil suspender a realidade aqui, mas enfim…

      Agora nunca vão apanhar o Trinity. Deu para ver o sofrimento da Debra quando olha para as pistas a serem removidas. A conversa entre ela e o irmão sobre as suas origens foi excelente.

      Também gostei imenso dessa cena. O olhar triste da Deb…

      Expliquem-me como é que Dexter soube onde é que o Trinity estava e tinha a tampa do óleo dele? (essa parte escapou-me)

      Viu um talão da oficina na carteira do Trinity e, na casa, ao ver o vidro do carro partido, percebeu que o Trinity não iria para lado nenhum sem o seu Mustang.

      • Janito 14/12/2009 às 19:44 #

        Sim, concordo.

        Neste episódio o que mais interessou foi o factor choque. Na próxima temporada, no entanto, tenho a certeza que veremos o Dexter de luto durante algum tempo. O Michael C. Hall terá ainda mais oportunidades de brilhar.
        Chorar, talvez? That’s something I’d like to see Dexter doing. He’s never done it before, right?

      • LR 14/12/2009 às 19:53 #

        Quanto ao Dexter reagir racionalmente… tem calma, só viste a parte do choque. Se nós, que sabemos que é ficção, que estamos do lado de cá, ficámos assim, imagina num caso verdadeiro. Primeiro vem o choque… eu quero ver é o que chegará depois!

        Tens razão, de certeza que vão abordar essa questão na próxima season, mas ainda assim pensei que ele teria uma reacção menos racional (depois de toda a evolução que houve nesta season). Mas penso que depois do choque ficou logo mais preocupado com o filho, visto que que pela Rita já não podia fazer nada.


        A morte do Arthur, vista à luz do final, parece-me ainda mais interessante, porque a conversa deles vai para outro nível. O Trinity disse “It’s all over”. Nessa altura pensávamos que estava a falar da sua viagem, mas afinal era a destruir a vida do Dexter, aquilo de que este se tinha estado a gabar há segundos atrás.

        Não podia concordar mais contigo aqui.


        Viu um talão da oficina na carteira do Trinity e, na casa, ao ver o vidro do carro partido, percebeu que o Trinity não iria para lado nenhum sem o seu Mustang.

        Sim eu percebi isso. Pela montagem das cenas confundi-me bocado à cerca da maneira que ele encontra-o depois do carro ter avariado. Quando ele vê o Talão, já o Arthur tinha-se ido embora. Ou seja o Dexter não sabia do mustang antes dele ter-se ido embora, logo como é que ele o interceptou?

        • syrin 14/12/2009 às 19:58 #

          O mustang era já ocnhecido do dexter, era o carro que o Trinity e o filho estavam a arranjar e que o filho estragou. Primeiro o Dexter viu o talão, e n sabia do que era. depois, quando estava na garagem, viu o vidro do carro partido, e deduziu que o Trinity tinha mandado arranjar o carro e que o iria levar.

          Há por aí quem conteste esta timeline, por dizerem que n haveria tempo do Trinity matar a Rita e ir buscar/levar o carro. Mas… se engolimos a cena em que o Dexter se esconde no caixão na garagem, tb engolimos esta.

          • LR 14/12/2009 às 20:11 #

            Mas que grande confusão!
            Eu sei que ele deduziu isso e eu sei do carro. Mas tipo, como é que ele encontrou o carro e tirou aquela peça?
            Depois de ver o talão, vemos a cena do Trinity a pegar no carro e ir embora. Mas supostamente quando o Dexter pega no talão e vê o vidro, o carro já estava arranjado e o Trinity já tinha fugido…
            Eu li que o Dexter meteu-se dentro da bagageira do carro e esperou, mas isso não faz lá muito sentido porque nem o carro (que já estava arranjado), nem o Trinity estavam lá
            E de repente o carro avaria e o Dexter aparece lá, como tivesse andado a segui-lo…

    • Janito 14/12/2009 às 19:37 #

      Expliquem-me como é que Dexter soube onde é que o Trinity estava e tinha a tampa do óleo dele? (essa parte escapou-me)

      Ele reparou que o Mustang tinha desaparecido da garagem. Tinha a carteira dele e reparou numa factura de uma oficina, que devia conter a morada… Foi até lá e retirou a tal peça, presumo eu.

  6. Gilberto 14/12/2009 às 19:52 #

    Melhor episódio da temporada, sem dúvida!

    A cena final é de levar os queixos a caír, mesmo. A analogia entre Dexter (bebé) e Harrison foi soberba! Depois de ver o episódio e rever o último diálogo entre Dexter e Trinity, nota-se a ironia patente nas palavras de Trinity.

    Debra está muito próxima de descobrir o “darkside” de Dexter. Espero que seja já na próxima temporada lá para o final da mesma.

    A questão fundamental impõe-se: Como lidará Dexter com o golpe fatal de Trinity?!

    Lá vou eu recorrer a um psiquiatra… Não devo ser o único! :whistle:

    :5:

  7. Maciel 14/12/2009 às 20:09 #

    Eu também gostei muito do episódio. E como não li (nem vi nem ouvi) nada de nada antes, o final deu-me o choque pretendido.

    Mas há algumas coisas que me fizeram comichão e eles podiam bem ter evitado: Dexter na garagem (bom, é impossível todos acreditarem naquela história). Muito puxada. Bastava terem-no posto a correr por um quintal traseiro e regressar 5 minutos mais tarde.
    A peça do carro. Então o gajo vai à oficina (cheia de pessoal) tirar a peça assim tão rápido? A melhor explicação que encontro, seria algo de Dexter ter seguido o Trinity o dia todo e numa das suas paragens, ter tirado a peça. Uma cena a mostrar tinha ficado melhor.

    Outra cena que tinha discutido com o ZB foi o facto da foto do Trinity estar escarrapachada no quadro (na esquadra) e ninguém (nem mesmo o Batista) disse o óbvio: este gajo esteve aqui hoje a falar com o Dexter! Um bocado estranho.

    Claro que uma pessoa torna-se exigente devido ao grau de qualidade da série. Mas algo que foi excelente poderia ter sido perfeito. Assim foi só excelente!!!

    Eu acho que ele não deve mudar a cena do crime. E como já repararam, a série dá sempre grandes saltos entre temporadas. Quando a nova temporada começar, o crime já lá vai! Ou associam a vingança (como a syrin disse) ou associam a um novo ciclo (que foi interrompido, embora esta seja mais difícil de explicar). A da vingança calha bem e tudo com a visita dele à esquadra (pode ser que aí se lembrem dele)

    • Gilberto 14/12/2009 às 21:10 #

      “A peça do carro. Então o gajo vai à oficina (cheia de pessoal) tirar a peça assim tão rápido? A melhor explicação que encontro, seria algo de Dexter ter seguido o Trinity o dia todo e numa das suas paragens, ter tirado a peça. Uma cena a mostrar tinha ficado melhor.”

      De facto a peça que falta não tem qualquer justificação aparente. So’ se o Dexter subernou o dono da garangem! Deveria ter mostrado o que se passou, tal como dizes.

      “Outra cena que tinha discutido com o ZB foi o facto da foto do Trinity estar escarrapachada no quadro (na esquadra) e ninguém (nem mesmo o Batista) disse o óbvio: este gajo esteve aqui hoje a falar com o Dexter! Um bocado estranho.”

      De facto o Batista devia ter conhecido aquele rosto porque no episodio viu o Dexter com o Trinity. Se calhar na altura não deu a devida atenção muito por causa do quase encerramento do caso Trinity.

    • Gilberto 14/12/2009 às 21:17 #

      “Mas há algumas coisas que me fizeram comichão e eles podiam bem ter evitado: Dexter na garagem (bom, é impossível todos acreditarem naquela história). Muito puxada.”

      Os responsaveis pela serie fizeram essa cena de proposito para que o grau de desconfiança de Debra aumente relativamente a’ verdadeira “identidade” de Dexter. Digo eu…

  8. Rita 14/12/2009 às 21:21 #

    Eu não fazia a mais pequena ideia de que isto iria acontecer, não vi, nem li nada portanto foi uma autêntica surpresa para mim, aliás eu diria mais um choque!

    O Episódio foi excelente como seria de esperar e ainda para mais sendo season finale, mas ainda que reconheça que com a morte de Rita há agora muitas coisas que se podem criar à volta da nova vida do Dexter sem a sua mulher e encarregue de 3 filhos, e faz sentido este desfecho, mas pessoalmente não me agrada porque até gostava da Rita e era o outro lado do Dexter que nos era dado a conhecer graças a ela.

    Quando terminei de ver o episódio fui logo ver se havia noticias de que a actriz Julie Benz (Rita) já não teria renovado o contracto para uma nova temporada e a verdade é que não encontrei nada disso, mas sim uma entrevista que a própria colocou no seu twitter e que explica que os argumentistas falaram primeiro com ela e percebe-se que não era este o final que ela própria gostaria de ter.

    Ainda assim tenho esperança que a 5ª temporada começe com o Dexter a acordar e a Rita ao seu lado, pois afinal não passou tudo de um pesadelo…e nem tudo é o que parece!

    • ZB 14/12/2009 às 22:57 #

      Pois, a Julie Benz não terá ficada tão contente como isso (quem é que gosta de perder o emprego?), até porque ela já tinha perguntado, a determinada altura quando apareceram rumores de que se planeava matar alguém do elenco principal, a um dos produtores da série se a personagem dela estava em risco e ele disse-lhe que nunca a mataria. E depois…

      How did Julie Benz take the news that she was leaving the show?

      PHILLIPS: She wasn’t happy. She loved being with us. We loved having her with us. She took it… professionally. She was greatly disappointed. She’s a professional. She works in television. She knew that this was a possibility.

  9. ZB 14/12/2009 às 21:32 #

    Só digo isto: se eles matassem a Deb em vez da Rita tinhamos o caldo entornado!

    :cropbanana:

    • ZB 14/12/2009 às 21:34 #

      Ah, e além da Rita, se tivessem matado a LaGuerta e o Quinn também não havia grandes chatices.

      • syrin 14/12/2009 às 21:39 #

        Eu não tinha problema nenhum com a Rita. Já o Quinn e a LaGuerta… :s (se bem que ainda não perdi a esperança de ver o regresso da LaGuerta do final da S2, que jurou provar a inocência do Doakes!)

      • LR 14/12/2009 às 21:46 #

        O Quinn deve ter maior destaque na próxima temporada :P
        As desconfianças que ele tem pelo Dexter devem dar frutos para o ano. Aposto que ele vai desconfiar que foi o Dexter que matou a Rita…

    • syrin 14/12/2009 às 21:35 #

      Oh sim sim… o MCH deixava mesmo que despedissem a mulher. Era logo recambiado para o sofá… :D

  10. Saim 14/12/2009 às 21:50 #

    Para os que dizem que tem defeitos aí vai: no inicio é verdade que o Batista vê Trinity mas ‘voilá’ de COSTAS repito de Costas nunca a cara dele. Dexter apanhado na garagem: como se alguém fosse suspeitar de um analisador de sangue do departamento que estava a par dos desenvolvimentos, quanto mais os colegas dele e a irmã mas cuidado com o Quin. Falam do tempo que Trinity levou a despachar uma mulher: pois bem essa mulher entrou num táxi e teve de voltar a casa por se esquecer dos documentos, enquanto Dexter estava na casa de Trinity e pensar que ela iria em viagem voltando a casa só á noite para buscar a roupa. O ataque do Mustang: pois eu a todas as oficinas onde vou deixar o carro quando está pronto põem-no repito põem-no sempre fora da oficina e qualquer um consegue chegar perto dele ou até mesmo fazer alguma gracinha, depois de ver como é a oficina não vejo qual o problema de ele tirar o carburador e esconder-se na mala ou até mesmo persegui-lo com o seu carro. Não o mostram para nos criar suspanse e já sabemos como Dexter trabalha. Por fim o Trinity sempre pensou que iriam apanhar o Steve Bauer pelo que viu e sempre pensou que Dexter era corrupto e só queria mesmo o dinheiro como o Dexter lho tirou ainda mais pensou nisso e foi mesmo atrás dele quando por azar estava uma mulher na Dexter house. As emoções de Dexter ao ver uma banheira de sangue: bem até aqui discordo convosco, quando entra na casa de banho vê o filho no meio do sangue, vendo-se a sí próprio como é óbvio, só depois olha para a Rita e vai ver se tem pulso e fecha-lhe os olhos em estado de shoque enquanto está a assimilar a grande perda ouve de novo o filho chorar e vai tirá-lo dali, quem conseguia desatar a chorar e aos berros com uma criança encharcada de sangue da própria mãe? Claro que os impulsos são para tirar dali a criança.

    Por mais que queiram deitar abaixo este final não conseguem porque se vamos por esse caminho Lost não teria as honras que tem ou qualquer outra coisa que passa na TV actualmente.
    Que episódio á Seven, que 4ª Temporada nos mostram, pois bem, penso que vamos ter um Dexter atardoado e mais maniaco que nunca a partir de agora.

    • Rita 14/12/2009 às 21:57 #

      Ninguém está a deitar abaixo este episódio, muito pelo contrário, todos aqui somos da mesma opinião…Dexter é uma grande série!

    • ZB 14/12/2009 às 22:15 #

      Deitar abaixo? Aqui não há deitar abaixo. O problema de muita gente é que vêem constantemente os comentários dos outros que não sejam concordantes aos seus como uma ataque. Aqui não há ataques. As pessoas discordam. É normal. Faz parte duma discussão. Mas não há ataques. Deixem de levar as coisas a peito e discutam a série sem andarem com esse tipo de coisas.

    • ZB 14/12/2009 às 22:33 #

      E eu agora poderia perguntar-te isto:

      no inicio é verdade que o Batista vê Trinity mas ‘voilá’ de COSTAS repito de Costas nunca a cara dele.

      Está de costas. Passa-lhe ao lado. Então e a outra dezena de pessoas que circulam na esquadra? Ou só aqueles 2 ou 3 estão a par da verdadeira identidade do Trinity? É que tanto na descoberta do puto acimentado como quando fazem a busca à casa do Trinity parece-me existir imensa gente envolvida em ambas as operações. Será que andam às cegas?

      como se alguém fosse suspeitar de um analisador de sangue do departamento que estava a par dos desenvolvimentos

      Sim, claro. Faz todo o sentido a SWAT ainda andar a vasculhar as divisões da casa e o analista de sangue já estar numa delas, ainda por cima… antes dos próprios detectives. Não foi por acaso que a Deb suspeitou da situação.

      pois eu a todas as oficinas onde vou deixar o carro quando está pronto põem-no repito põem-no sempre fora da oficina e qualquer um consegue chegar perto dele ou até mesmo fazer alguma gracinha, depois de ver como é a oficina não vejo qual o problema de ele tirar o carburador e esconder-se na mala ou até mesmo persegui-lo com o seu carro.

      E diz-me lá: quantas dessas oficinas ficam nos EUA?

      Além de que o mecânico avisa que a tinta está fresca, logo o Dexter tinha de ter passado bastante tempo na mala do carro para dar tempo para a pintura ser feita. E aquilo era o carburador (eu percebo pouco de carros, a minha pergunta é genuína)? Então um carro que sai da oficina de dia, e que percorre uma distância significativa ou não tinha ficado noite cerrada, consegue fazê-lo sem carburador?

      Sim, é verdade que esta é uma grande série, mas não deixa de ter os seus erros e problemas. Tal como todas, todas, as outras.

      • syrin 14/12/2009 às 22:38 #

        no inicio é verdade que o Batista vê Trinity mas ‘voilá’ de COSTAS repito de Costas nunca a cara dele.

        Está de costas. Passa-lhe ao lado. Então e a outra dezena de pessoas que circulam na esquadra? Ou só aqueles 2 ou 3 estão a par da verdadeira identidade do Trinity? É que tanto na descoberta do puto acimentado como quando fazem a busca à casa do Trinity parece-me existir imensa gente envolvida em ambas as operações. Será que andam às cegas?
        Esta não me faz confusão nenhuma. Por quantas pessoas passaram vocês hoje? Quantas viram de frente, de lado, de trás? E de quantas se lembram?
        A fotografia do Trinity no placard pode parecer familiar, mas aposto que a maioria dos polícias não se lembra de uma pessoa por quem se cruzaram por breves segundos um dia.

        • ZB 14/12/2009 às 22:47 #

          Eu falo por mim, que vivo num meio pequeno e se calhar vejo duas dezenas, se tanto, de pessoas por dia. Mas se eu passasse por alguém numa manhã e à tarde me pusesseem à frente uma foto dessa mesma pessoa a dizer que é um assassino em série eu podia não saber precisar onde ou quando o tinha visto mas tenho quase a certeza que havia ali um “click” que se fazia. Além de que aquela parte da esquadra não é propriamente aberta ao público assim de qualquer maneira. Tens de ter passe de visitante, logo não haveria assim muitos outros visitantes naquele momento para que ele passasse assim tão despercebido (ainda para mais um figurão de quase 2 metros). Mas enfim, é um pormenor. Tal como são os outros. No final das contas não tem assim tanta importância como isso. Podemos sempre imaginar que o Batista tinha estado a dar uma berlaitada na LaGuerta e vinha tão distraído que nem fez caso. :)

        • Maciel 15/12/2009 às 09:21 #

          Esta não me faz confusão nenhuma. Por quantas pessoas passaram vocês hoje?

          Estamos a falar de polícias. Quantas e quantas vezes antes (até às vezes, só por nomes) eles fazem ligação das coisas atarvés das caras? Para eles é perfeitamente normal ver uma cara e ficar registado na memória

  11. ZB 14/12/2009 às 22:04 #

    O meu problema com episódio, que não é bem um problema porque gostei do mesmo na mesma, foi o hype. Ao contrário do LR, não fui spoilado, mas sabia que estava a ser preparado algo de deixar de boca aberta (quem não sabia?). E o que é que isto fez: que passasse o episódio à procura de descobrir o que ia acontecer e mesmo antes de ver a Rita na banheira já tinha deduzido que tinha sido ela (apesar de apenas pouco tempo antes, quando o Dexter está no barco a olhar para a lua). Não fiquei chocado. Não fiquei fascinado. Apesar de não desgostar da Rita, não fiquei chateado de que fosse ela a vítima. Só em termos comparativos, o twist da Christine no Hungry Man, minúsculo quando comparado com este, causou-me o triplo do impacto que este me causo porque… foi surpresa! E este, mesmo não sabendo ao certo o quê, sabia que algo ia acontecer. Tal como a syrin disse lá em cima, o desfecho semelhante daquela temporada naquela série foi muito mais surpreendente porque na altura não havia este acesso constante à informação. Agora, é isto. Mesmo não se sabendo o quê, o impacto é logo outro.

    Ainda assim, e independentemente de muitos pormenores “que raio?”(*), gostei bastante do final como produto televisivo. É pena o Lithgow não voltar para o ano. Espero que arranjem alguém à altura para o substituir. E já agora, que dêem trabalho depressa à Julie Benz (e que tal como uma V!).

    (*) Os já referidos: o Batista não reconhecer a cara dum homem de quase dois metros por quem passou pouco tempo depois; a eterna questão do Dexter ter demasiada liberdade para andar às horas que quer por onde quer sem ser questionado (está tudo a descobrir o puto acimentado e ninguém liga ao Dexter para ele ir trabalhar?), excepção feita ao Quinn, mas essa storyline ficou em águas de bacalhau; a cena do carro foi puxadinha; a cena dele ser preso foi só para criar ali um momento de tensão e o Trinity escapar; o Trinity achar a casa da Deb e não supor que ela, partilhando o seu último nome, não seria a mulher dele (sendo ele o único parente vivo dela, ela não tem uma foto onde estejam dos dois na sua casa?); E a cena da garagem que achei um tanto ou quanto surreal. Enfim, são pormenores ou plot holes? Bem, talvez dependa da importância que cada um lhe queira dar.

    :4meio:

    • Miguel Ferreira 15/12/2009 às 01:14 #

      O meu problema com episódio, que não é bem um problema porque gostei do mesmo na mesma, foi o hype.

      Apesar de ter sido apanhado de surpresa concordo que a questão da espera foi ponto assente na visualização. Se não nos tivessem dito nada a bofetada teria sido ainda maior.

  12. Lixo 14/12/2009 às 23:13 #

    Sobre o cena da garagem e do caixão. Ao contrário do que aqui dissem foi muito bem pessado. Ora vejamos tudo começa quando Dexter e Arthur vão cortar a arvore da qual Arthur faz o caixão, mais tarde Dexter encontra-o na garagem e nada melhor do que fechar o ciclo do caixão que Dexter usa-lo no ultimo episódio. É preciso não esquecer que pequeno objectos são importantes no decorrer da história.

    Muita das vezes é complicado polir os argumentos e dar aos espectadores todas as informações que pretendem e cada qual tem as suas perguntas a fazer, mais dificil é se se pretender o suspance, daí se ter desprezado isso em relação momentos finais.

    A minha (primeira) pontuação à totalidade da 4ª temporada :5:
    A melhor juntamente com a primeira temporada (as outras também são do melhor do que se pode ver na tv).

    • ZB 14/12/2009 às 23:24 #

      tudo começa quando Dexter e Arthur vão cortar a arvore da qual Arthur faz o caixão, mais tarde Dexter encontra-o na garagem e nada melhor do que fechar o ciclo do caixão que Dexter usa-lo no ultimo episódio

      :loool:

  13. syrin 14/12/2009 às 23:16 #

    E agora que já há texto resta-me dizer – Bravo Miguel.
    Agora tenho de ver se arranjo alguma série para ver que coincida com os teus textos. :D

    • ZB 14/12/2009 às 23:22 #

      Olha, o Fringe. Aquilo tem para aí 6 ou 7 episódios dedicados ao que interessa, a mitologia. Assim, apanhas-nos logo. O resto podes deixar para trás…

      Ou então também se lhe arranja trabalho novo rapidamente. :rayban:

    • Miguel Ferreira 15/12/2009 às 01:11 #

      Obrigado syrin!Como diz o ZB o Fringe é uma boa solução, nós fazemos-te um mapa dos episódios que interessam(infelizmente não são muitos) e apanhas a carruagem num instantinho!;)

      Ou então, como o ZB também diz, arranjo um novo “Dexter”.

  14. Ricardo 14/12/2009 às 23:23 #

    Acabei de ver o episódio!!!

    OMG! OMG! OMG! OMG! OMG! OMG!

    Estou chocado!!!!!!!!!

    OMG!

    • Ricardo 14/12/2009 às 23:36 #

      Uff… Já respirei!

      Coitado do Dexter! E eu que pensava que ele ia ter uma lua de mel bonita com a Rita. Quando o telemóvel tocou é que fui chamado à terra. Esta série é demais!

      Estou curioso para saber como será a vida do Dexter na próxima temporada, ainda por cima agora que o segredo está em risco pela Debra e o Quinn.

      OMG! Que final!

  15. Saim 14/12/2009 às 23:48 #

    Em Miami há mais de 2 milhões de habitantes e nunca ninguém imaginou que o trinity pudesse ir á esquadra e falar com Dexter calmamente por isso ninguém se fixou nele, por mais nessa altura só viam o rosto do Bauer. Ps: já andei no meio de um hospital sem que ninguém me perguntasse nada e até no relvado do estádio de Faro num dia á tarde, porque não numa esquadra onde se anda sempre atarefado?

    No carro como dizes acabou por gripar e os estados unidos não é o grande mundo como pensas, um país que se deixou abater no 11 de Setembro sem ninguém dar conta do que se passava como CIA ou FBI não é propriamente um grande exemplo.

    Quando o S.W.A.T. lhe aponta a arma na garagem ele faz questão de mostrar o Crasha e a história com o Quinn não ficou á toa vão ver.

    Todos os filmes e todas as séries têm qualquer abanão é certo mas esta temporada e as outras só têm 12 episódios e não podem estar a contar os pequenos detalhes e cada passo que dão se não até metiam as cenas do trinity a matar a mulher do gajo e nada de surpresas no fim. Aproveitemos esta grandiosidade porque actualmente é mesmo do melhor que há em TV e CINEMA, agora que venha Braking Bad……..

    • ZB 15/12/2009 às 00:01 #

      A questão não é os EUA serem melhores ou piores. A questão é que a realidade portuguesa não é necessariamente a realidade dos outros países. Aliás, dizer que essa é a realidade portuguesa já é generalizar em muito, muito mesmo. O mecânico onde vou, por exemplo, não deixa carros destrancados à porta da oficina.

      • José Heleno 15/12/2009 às 00:09 #

        Bastava largar uma nota daquelas grandes e estava a coisa feita

  16. syrin 14/12/2009 às 23:59 #

    Se alguém tinha esperança que a Rita estivesse viva… guess again. Não há cá sonhos para ninguém!
    http://ausiellofiles.ew.com/2009/12/14/dexter-boss-confirms-timeline-goof/

  17. José Heleno 15/12/2009 às 00:02 #

    Simplesmente arrebatador! O melhor season final de sempre! Alguém sabe para quando esta prevista a quarta temporada?

  18. Saim 15/12/2009 às 00:21 #

    Bem sei que os livros o Dexter não tem sentimento algum e penso que depois de 2 Temporadas em que vimos evoluir a personagem vem aí novamente o Dexter menticuloso e como Harry Morgan Dizia ‘tu não tens a cupla é a tua familia que a tem’ no sentido de o deixar de o ser.
    Sublime tive de rever e estou impressionado com a série e entusiasmado por ver como vai reagir a tudo isto, se vai limpar a cena ou vai deixar que se descubra como Rita morreu e explicar a relação de trinity com ela, que tem 3 filhos e não 2 como Trinity seguia as mães.
    Vamos Ter Doakes parte 2 de certeza mas Quinn como corrupto que é vai ser superior.
    Quero ver Dexter de ‘luto’ e Harry Morgan com o sorriso de o ter de volta.
    E claro quero um final made Hitchcock, sempre estive na dúvida se a Rita ia á banheira ou Cody, tem 10 anos, fosse a vitima mortal, tiraram a parte racional e evolutiva de Dexter e já choro por ter de esperar 10 meses para louvar as Segundas-Feiras, raios…

  19. Eu 15/12/2009 às 01:13 #

    Um fato interessante e merecido: vi na wikipedia que foi o episódio mais assitido da história do Showtime com 2.6 milhões de telespectadores.

    Fica impressionante sabendo que Showtime é um canal por assinatura com somente 13 milhões de assinantes, diferente de ABC ou NBC que são abertas como a TV Globo.

  20. Miguel Ferreira 15/12/2009 às 01:19 #

    Este final seria para mim o final definitivo. É perfeito em tantos aspectos que não consigo desenhar melhor desfecho. É uma soma de tudo aquilo que fez e aprendeu ao longo da série; é a grande bofetada, a grande queda de um herói que sempre teve a sorte do seu lado, que sempre venceu; e agora perdeu, perdeu tudo.

    Não sei o que poderá ser desenvolvido na próxima temporada. Apesar de não ser um louco apaixonado por Rita, reconheço que era uma personagem importantíssima no balanço do protagonista, no seu lado de ser humano, da sociedade, do real. Sem ela ele fica descalibrado, tem poucos motivos para lutar.

    Mas pronto, fico à espera que me surpreendam!O que muito provavelmente irá acontecer.

  21. Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 01:26 #

    Bem Miguel… que penúltimo paragrafo brutal! Parabéns!

    Acho que esta é a terceira melhor temporada. A primeira é brutal, achei toda a história divinal embora Arthur seja um melhor nemesis (se é que podemos chama-lo assim) para Dexter, a verdade é que todo o plot com o Ice Truck Killer, foi melhor.

    Também gostei imenso da segunda, o enredo envolvendo o Doakes era muito bom e foi com pena que o vi partir. Se retomarem este enredo é certo que o Quinn não é missa à metade do que era o Doakes. E a verdade é que este tipo de reciclagem não fica lá mt bem.

    Quanto à morte de Rita, já a via como necessária, das duas uma: ou ia-se separar ou teria eventualmente de morrer. Melhor assim, foi poderoso! Gostava da Rita, despedaçada e disforme da primeira temporada. Assim já não tinha piada.

  22. PR 15/12/2009 às 01:28 #

    Para mim o mais extraordinário do episódio, que é fantástico, é o facto de mesmo tendo morto o Trinity o Dexter nunca poderá vingar a morte da Rita. Ele matou-o pelo “monstro” que o Trinity era e não por vingança. E ao ocultar esse facto, o Trinity acaba por ser o grande vencedor deste duelo.

    Enfim, uma temporada brutalissima. Vai ser dificil encontrar um substituto à altura de John Lithgow. Mesmo. E para estes lados a ausência da Rita será bastante sentida.

    • Miguel Ferreira 15/12/2009 às 01:33 #

      Para mim o mais extraordinário do episódio, que é fantástico, é o facto de mesmo tendo morto o Trinity o Dexter nunca poderá vingar a morte da Rita. Ele matou-o pelo “monstro” que o Trinity era e não por vingança. E ao ocultar esse facto, o Trinity acaba por ser o grande vencedor deste duelo.

      Não podia estar mais de acordo!E é isso que deixa este amargo, esta revolta. É com essa incapacidade de vingar que Dexter vai ter de viver na próxima temporada.

  23. Luis Vasquez 15/12/2009 às 05:04 #

    :5:

    Simplesmente brilhante! Quanto aos erros que por aqui falam, nada têm de fundamento… Todos vimos apenas e só aquilo que nos quiseram mostrar… Não se metam a inventar lacunas onde não as há… A série ainda não terminou! Saudações!

  24. Afonso 15/12/2009 às 11:21 #

    Como dizes e muito bem…um valente murro no estômago!

    Quando as séries contam com grandes interpretações têm mesmo a capacidade de nos colocar no papel das personagens e posto isto quase que consigo perceber a revolta do Dexter ao ver ali a mulher morta por aquele que ele matou à instantes de uma forma até tão “boazinha”.

    Ainda estou em choque, a cena é brutal, vai ficar na minha mente durante uns bons tempos.

    E esperar até Setembro é que não dá com nada, ninguém tem para aí uma máquina do tempo????

  25. Afonso 15/12/2009 às 11:29 #

    Ah e de facto a morte da Rita fez-me recordar de imediato o filme…

    SPOILER SeleccionarRevelar

    Em Dexter o assassino prega uma grande partida que só é descoberta depois de morto! :wow:

    • ZB 15/12/2009 às 11:50 #

      Por favor, não assumam que toda a gente que venha ler isto já tenha visto o filme em questão. É para isso que serve o botão spoiler. :)

  26. musicslave 15/12/2009 às 11:39 #

    Miguel Ferreira, antes de mais dou-te os parabéns por todas as criticas à série

    quanto ao episódio, tal como o ZB disse, passei o episódio a pensar no que ser o choque e isso retirou um pouco do entusiasmo.
    este episódio foi um murro no estômago, é como caracterizo este episódio.
    se não foi o melhor episódio da série fica lá perto.

    toda a ultima cena foi brutal, e agora? vai passar a seguir o codigo do Harry? a Deb vai tomar conta dos miudos? o corpo da Rita? é que se o Dexter não se livrar dele as perguntas vão surgir..

    mas como já referiram, os erro podiam ter sido evitados, rapidez com que o Trinity vai à oficina, matar a Rita e ir embora.. rapidez de mais..
    e o Dexter ser apanhado na garagem e ninguem desconfiar é um pouco demais.

    mas nada disso tira o brilhantismo do episódio

    veremos se ele vai seguir o codigo, já por não o fazer é que chegámos a este ponto.
    espero que a partir de agora ele fique ainda mais dark, já que neste temporada esteve muito mais soft, muito devido à familia, mas agora ele terá que tomar conta de 3 miudos, mas tem a Deb que está cada vez mais perto da verdade..

    sai um emmy para o John Lithgow o Michael C. Hall

    :5:

    • ZB 15/12/2009 às 11:53 #

      a Deb vai tomar conta dos miudos?

      LOL! A Deb a tomar conta dos putos seria engraçado, seria. :mrgreen:

      • musicslave 15/12/2009 às 12:15 #

        seria bem interessante, ela a com aquele vocabulário, e depois a ter que emendar as asneiras. :mrgreen:

        mas seria uma maneira de o Dexter ter mais tempo livre, e ao mesmo tempo ter a Deb ocupada para não investigar mais sobre o seu passado.

        mas mesmo assim acho que ele vai querer e ficar com os miudos.

        • Maciel 15/12/2009 às 14:17 #

          Eu estou mais inclinado para serem os avós (eles aparecerem no último episódio não me pareceu inocente) a cuidarem das crianças. É neste momento a solução mais lógica e natural. A Deb parece-me mais difícil. O mais novo também pode ser dado para adopção (Batista e Laguerta?), mas parece-me muito puxada esta hipótese

          • ZB 15/12/2009 às 15:23 #

            O mais provável é trazerem de volta a personagem da JoBeth Williams (a mãe da Rita) para ficar com os 2 putos. E o bebé claro que não o vai dar para adopção! Vai ficar com ele. Ele quer mostrar-se como uma pessoa comum. As pessoas comuns não abandonam os filhos só porque a mulher morreu. Até porque seria bastante estranho para toda a gente a esposa morrer e ele de repente despachar o puto e ir fazer vida de solteiro todo alegre. Além disso, ele há uns episódios atrás, com o puto ao colo, prometeu-lhe que nunca o iria magoar (ou fazer chorar, ou qualquer coisa do género).

  27. Rita 15/12/2009 às 12:22 #

    A Deb a tomar conta dos miudos é algo dificil de imaginar.
    REalmente o que irá acontecer ao corpo da Rita é uma grande incógnita, aiiii que chegue Setembro rapidamente!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 14:42 #

    Creio que como já se disse, ele vai chamar os colegas e vai ser visto como normal. Ele não teria como justificar o desaparecimento da Rita, não com o Quinn atrás dele (a achar que ele a anda a trair – e esse pode ser o proximo plot – que ele a matou e fez parecer como o Trinity), nem a Deb descansaria.

    Acho que os miudos vão para os avós, excepto o Harrison, que é dele e que ficará a ser educado, por todos (Batista, Laguerta, Masuka, Deb, etc, etc).

    Creio que seria benéfico para o Dexter, não ter o filho por perto… seria interessante ter o velho Dexter (pré-familia) de volta, mas também será interessante, ver como ele vai gerir esta situação toda.

    • syrin 15/12/2009 às 14:49 #

      Pois eu não acharia piada nenhuma a ver o Dexter a regressar aos seus tempos de pré-família, pois isso seria um retrocesso para a personagem, quando o que queremos é evolução. Não há dúvida que tudo vai mudar, e que o dexter não será mais o mesmo. Mas espero que isso implique um avanço na sua personagem.

      Tenho pena se o dexter perder os miúdos. Sim, o aparecimento dos avós foi oportuno, mas ele e a Rita já estão juntos há muito tempo, os miúdos já estão habituados ao Dexter, não seria bom para eles, depois de perderem a mã, perderem também aquele que é a figura paternal.

      A ver vamos. Nunca mais é Setembro! :s

      • Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 14:56 #

        Quando digo pré-familia, quero dizer um Dexter sem estar preocupado com mudar fraldas, rémedios e por aí fora. Quero um Dexter cada vez mais apegado ao seu “Dark Passenger” e não como foi (não deixou de ser extremamente brutal, mas pela relação com Arthur) esta temporada. Se Dexter, eventualmente se desliga do Dark Passenger, a série cai num lugar comum. Que evolua sim, mas que se torne um monstro completamente distinto e não num pai, ou num homem de familia.

        • syrin 15/12/2009 às 14:58 #

          Não me parece que os dois sejam mutamente exclusivos. O Dexter continua a ter o seu dark Passenger, mesmo casado e com filhos. Agora, sem Rita, é natural que o dark Passenger ganhe mais predominância, mas isso não significa (ou, pelo menos, não deve significar) que ele se deixe guiar apenas por ele. Afinal, o Dexter sempre esteve em controlo.

          • Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 15:03 #

            Continua sim, mas com menor e menor incidência. Quantos “casos da semana” teve ele esta season? O que me fascina a mim nele, é o seu Dark Passenger e não como é que ele vive em familia.

            • Maciel 15/12/2009 às 15:14 #

              Por favor. Não queiram reduzir Dexter a casos da semana. Quando é necessário (para efeitos da personagem) eles aparecem. Apareceram poucos porque ele andou com menos tempo. Perfeitamente normal e ainda bem que foi assim. Mas apareceram os suficientes. A parte Dark dele sempre esteve presente. Com maior ou menor predominância, sempre esteve lá.

              Se há coisa que esta série pode ensinar a outras é precisamente na evolução da personagem. Ele evoluiu mas não se descaracterizou. A família foi um passo normal. Assim como outros passos dele. Dexter (a personagem) fascina por toda a sua composição e não simplesmente por desatar a matar tudo o que a justiça deixa escapar. A série já se teria esgotado se fosse este o mote.

          • musicslave 15/12/2009 às 15:07 #

            eu tambem quero ver o dexter com os filhos, ate porque é melhor para a continua evolução do personagem como seria interessante de ver a conjugação do dark com o cuidar dos filhos.

            mas sera que na 5ª temporada vamos ter um salto temporal grande? era interessante ver o Harrison já em criança a começar a desenvolver o dark side, ou então crescer como uma crinça normal, mas com uma tia daquelas ninguem cresce lá muito normal.

            • Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 15:08 #

              Enfim… me against the world.. again and again… lololol

            • syrin 15/12/2009 às 15:11 #

              Ui… cuidado com o Ricardo Fernandes, que qualquer dia ainda se transforma no Dexter aqui do TVD!

  29. carolinafs 15/12/2009 às 14:52 #

    :wow: vou ficar de boca aberta durante uns tempos agora…

  30. Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 15:28 #

    Eish Syrin… nada disso. Apenas sou um ser estranho, que tem a mania de ter opiniões diferentes da maioria… aceito todas as que existem, apenas gostava de volta e meia ter alguem com a minha.

    • syrin 15/12/2009 às 15:29 #

      Faz campanha! :P

      • Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 15:33 #

        É! Votem em mim e não na bibliotecária ;)

        • syrin 15/12/2009 às 15:35 #

          Tens alguma coisa contra a minha profissão, é? :P
          http://www.youtube.com/watch?v=mZHoHaAYHq8

          • carolinafs 15/12/2009 às 15:37 #

            Porrada, porrada! Atira-lhe com o Guerra e Paz hihi

            • syrin 15/12/2009 às 15:39 #

              O guerra e paz é russo, não há cá disso. Posso é atirar-lhe com o “A Montanha Mágica” do Mann… tem umas 800 páginas! (ou então com uma enciclopédia)

          • Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 16:12 #

            O video é lindo!

  31. carolinafs 15/12/2009 às 15:41 #

    Esqueco-me sempre que não só trabalhas numa biblioteca como os livros ainda são em alemão :suicide2: =P

    • syrin 15/12/2009 às 15:42 #

      Também temos em português. :P
      E, a melhor parte deste trabalho, é que não há putos em lado nenhum.
      mwhahahahahaha

  32. Ricardo Fernandes 15/12/2009 às 15:44 #

    :starwars:

  33. DavidPanda 16/12/2009 às 20:36 #

    Mas como Rita pode prever q a lua estará bonita, se ainda é dia?
    É claro que a produtora vai falar que a rita morreu, pq é isso que vemos na gravação…mas ela morreu na realidade ou era um sonho do Dexter?? e se ela morreu, vcs ja pensaram que ela pode ter se matado na banheira??

    O pai do dexter poderia muito bem aparecer na cena dizendo q ele era o culpado de tudo isso acontecer, como ele sempre fez até então.

    Repararam que no banheiro existe um foco de luz sobre o bebe? Q banheiro é esse que nao tem luz ambiente, mas uma luz de foco? Eu ainda sou adepto que Dexter estava imaginando e que a Rita estava em casa dormindo… ou então q ele está com a Rita onde deveria estar, e está tendo um sonho de como aquilo poderia ter acontecido…não vejo a possibilidade desta cena ser real, pq não se encaixa na forma do roteiro, de como as coisas tem caminhado na série…

    Pq entre a cena que Dexter se despede da Rita pela manhã e Artur pegando o carro na oficina, não teria havido muito tempo para Arthur fazer seu ritual e matar Rita justamente como ele matava suas vitimas. Pois Dexter não ficou muito tempo na casa de Trinity…e se ele realmente quisesse matar alguem da familia de Dexter, teria feito de outros modos e não como sempre fez em seus rituais, estudando e encaixando as pessoas em suas idéias…

    Mais uma coisa, Rita é o ponto de controle na figuração da vida real do Dark Defender….ela e Debra são a razão de ser de Dexter. Se alguma delas morrem, será que Dexter não morreria tb? Pq Dexter está buscando uma vida perfeita (Arthur disse q eles são iguais, Dexter diz q está tentando ser alguém superior), ou seja, uma vida de Dark Defender e uma vida em familia, escondendo sua real face…um tipo de Clark Kent e Bruce Wayne….

    • musicslave 16/12/2009 às 21:04 #

      a rita morreu, caso encerrado, ele não sonhou, foi o trinity que a matou
      ela diz que a lua ira estar linda, não diz está linda.

    • syrin 16/12/2009 às 21:36 #

      É como o Musicslave disse, os produtores já disseram que ela morreu mesmo e que o Trinity a matou. Tens o link que direcciona para a entrevista num dos comentários deste post.

    • ZB 16/12/2009 às 21:37 #

      Pq entre a cena que Dexter se despede da Rita pela manhã e Artur pegando o carro na oficina, não teria havido muito tempo para Arthur fazer seu ritual e matar Rita justamente como ele matava suas vitimas. Pois Dexter não ficou muito tempo na casa de Trinity…

      Isso é apenas um plot hole.

      Já foi confirmado pelos produtores da série que a Rita morreu mesmo. E muito sinceramente, se eles jogassem a carta do “é tudo um sonho” (mas alguém ainda escreve esse tipo de cliché?) era um cheat tão grande, mas tão grande que, para mim, a série perdia toda a credibilidade.

      • Ricardo 16/12/2009 às 22:16 #

        O quê? Então e Heroes? Eles usam esse fantástico método milhares de vezes e a série é super credível! :wink1:

    • Maciel 16/12/2009 às 22:30 #

      Repararam que no banheiro existe um foco de luz sobre o bebe? Q banheiro é esse que nao tem luz ambiente, mas uma luz de foco?

      Então a série não se farta de usar esse truque de iluminação para destacar uma carrada de cenas, já desde o início? É como os vermelhos (no painel de instrumentos do carro de Dexter e a refelctir na cara dele, por exemplo) ou os verdes ou as cores ou tantos outros jogos de cores e luzes que a série sempre fez desde o início. Faz parte da série e nada tem a ver com a decoradora que foi lá a casa mudar as lâmpadas

    • Ricardo 16/12/2009 às 23:01 #

      um tipo de Clark Kent e Bruce Wayne

      :rotf:

      LOL O Dexter e o Clark Kent não podiam ter menos a ver um com um outro. E o Bruce tem muitos defeitos, mas ser serial killer não é um deles…

  34. Ramos 21/12/2009 às 19:14 #

    Já tudo foi dito: grande episódio, grande temporada!
    :5:

    Estou ansioso pela 5ª!
    Como é que Dexter irá resolver tudo?
    O que fará da sua vida?
    Será que vamos ver o Harrison a matar animaizinhos ou coisas do género? A “maldição” a passar para a geração seguinte?

  35. Rita 28/12/2009 às 16:19 #

    “Será que vamos ver o Harrison a matar animaizinhos ou coisas do género? A “maldição” a passar para a geração seguinte?”

    Por acaso já pensei nisso, tinha piada que estivesse nos genes e que na primeira cena em que o Harrison tivesse um comportamento mais estranho pudessemos dizer que é de familia :shiny:

    • Filipe[Lwy] 30/12/2009 às 22:17 #

      Até tinha graça, mas não sei se vamos assistir a essa tendência “mais estranha” do Harrison.

      Acho que o lado dark passenger vai aparecer mais forte e ele vai vingar-se da morte da Rita continuando a matar criminosos mas de uma forma mais desenfriada e menos cuidadosa.

      Com o Cody e Astor com os avós (não sei se o Harrison fica com os avós, com o Dex, ou com a Deb, pelo menos provisoriamente) o Dex vai estar mais livre para matar. Toda a raiva acumulada e um lado dark mais descontralado devem culminar na descoberta da Deb do verdadeiro Dex.

      Aposto que também vamos poder assistir à descoberta do Quinn logo no início da temporada. Muito provavelmente ele vai suspeitar que o Dex foi o responsável pela morte da sua mulher e ao segui-lo vai descobrir tudo. A ver vamos se este Doakes 2 não termina da mesma maneira.

  36. Rita 15/01/2010 às 22:15 #

    É incacreditável como ainda hoje, me vem à cabeça os últimos momentos deste episódio!

    Cá para mim ainda continuo em choque é o que é :wtf:

    • Filipe[Lwy] 15/01/2010 às 23:05 #

      Então somos dois. Já revi o episódio e a cena final é sempre surpreendente… Grande volta na história e cliffhanger… E ainda falta tanto tempo…

  37. Paulo 23/01/2010 às 00:55 #

    Simplesmente brutal! Final fenomenal para uma temporada fabulosa de uma série magnífica. Ainda estou a digerir este último episódio. Como diria a Debra: “Fuck me!”

  38. Bubbles 02/02/2010 às 00:30 #

    So tenho uma palavra para este final de temporada: BRUTAL!

    Ainda estou de queixo caído. Que venha a próxima temporada! Caramba…

    :5:

  39. Ana Pinheiro 14/02/2010 às 21:56 #

    Vi este episódio há duas semanas e ainda não me tinha sentido capaz de comentar. Acho que não melhorei muito… Ainda estou um bocado :whhhattt:

    Michael C. Hall e John Lithgow estão absolutamente GENIAIS!!!

    Oh, pobre Dexter… :verysad:

  40. Lizzie 30/03/2010 às 17:23 #

    Eu so’ ontem vi este episo’dio (tenho andado ha’ um mes a ver Dexter desenfreadamente, desde a primeira temporada) e fiquei completamente :whhhattt: :verysad:

    Vou ser sincera, eu gostava da Rita. Era a única personagem falante (isto porque já não estou a contar com o Harrison) que mantinha o Dexter com os pés na Terra; please, ele é um serial killer, que supostamente não consegue sentir emoções, e CASOU-SE com ela! A Rita era, certamente, uma personagem muito especial (e, claro, isto deve-se em grande parte à espectacular interpretação de Julie Benz). Assim sendo, compreende-se o meu choque (e isto é dizer muito pouco!) ao ver a cena final do episodio. Como já disse, só comecei a ver Dexter há um mes, por isso não tinha ouvido nenhum tipo de spoilers. Mesmo assim, quando chego quase ao fim do episódio, à cena do barco ao luar, e vejo-o a chegar a casa, e a música calmante a baixar de tom… via-se logo que algo de muito grave se ia passar (se bem que não fosse comum porque nunca tinha acontecido nada disto nos outros season finele’s). E o facto de o Dexter tropeçar nos brinquedos do bebé deu-me a sensação de presságio, sobretudo porque ele olha para o brinquedo como se pensasse que o filho se tinha esquecido dele (pelo menos foi o que eu pensei de imediato!) Se o filho se esqueceu, e eles voltaram a casa… E ainda mais, claro, quando ele ouve a mensagem da Rita. Ao princípio pensei que alguém os tivesse raptado, mas depois vê-se o telemóvel da Rita lá em casa e o bebé a chorar e pronto, já se percebeu tudo. Mesmo assim foi bastante chocante ver a siatuação perante os olhos do Dexter, não tanto por causa de a mulher dele ter sido assassinada, mas por causa do filho.
    Acho que este final devia ter sido guardado para o fim da série, para deixar um final aberto. Assim, o que se vai passar? Não podemos deixar de lado a semelhança entre o Dexter e o filho, portanto isso quer dizer que o pequeno Harrison também está destinado a ser um serial killer como o papá? E quanto a toda a evolução da personagem Dexter durante toda a série, foi tudo para agora nos dizerem “ahah, era a brincar, ele nunca vai poder ser minimamente feliz, está condenado para sempre”? Para mim, fazia muito mais sentido o rumo que a história estava a levar: a seguir, ele ia conseguir deixar um pouco de lado o “dark passenger” (se bem que fosse sempre uma parte dele, obviamente) e conseguia “provar” ao pai que a vida é o que fazemos dela, que o destino não está escrito, etc.
    Mais que chocada, fiquei desiludida até com o curso que “obrigaram” a história a tomar: agora o Dexter não vai poder ser feliz, nunca. Perdeu a única pessoa com quem conseguiu establecer uma relação (ok, a irmã não conta), tem o filho destinado a uma vida igual… O que lhe resta? A mesma solução que o pai arranjou para si mesmo?

    Depois de ler todos os comentários que já foram feitos acerca desta review, acho que a única forma de dar alguma esperança a “Dexter” é esta: como se adivinha, ele no inicio anda completamente descontrolado, tenta cuidar do filho mas não consegue (sim, poeque eu acho que é mais do que óbvio que o Harrison fica com ele, ainda que os outros dois não fiquem), até que acontece qualquer coisa que o leva a uma ruptura com essa atitude, p. ex. poe inconscientemente o filho em perigo ou qualquer coisa assim. Só desta maneira á que ele conseguirá depois perceber que o que ele tem feito é errado, bla´blá blá, que a Rita tinha razão e o pai não (porque no final deste episódio percebe-se que ele dá toda a razão ao pai) e que por causa do filho vai tentar suprimir o seu “dark passenger”. É a esperança que tenho!

    Ah, claro, faltava isto:
    :5: (eu até dava 5 e meio, mas não há… sim, porque no geral este epi está no top3 de todos os episódios de Dexter, senão mesmo do universo das séries em geral)

  41. Filipe[Lwy] 30/03/2010 às 19:14 #

    Acho que este final devia ter sido guardado para o fim da série, para deixar um final aberto

    Isso não, por favor… Finais em aberto não, muito menos em Dexter. Na minha opinião, claro.

    portanto isso quer dizer que o pequeno Harrison também está destinado a ser um serial killer como o papá?

    Era interessante de ver mas não acredito que os argumentistas vão por aí…

    O que lhe resta? A mesma solução que o pai arranjou para si mesmo?

    Excelente pergunta. Resta esperar para ver, mas acredito que nesta próxima season vamos assistir a um Dexter bem mais dark, menos cauteloso, e, muito provavelmente, a sua faceta serial killer vai ser descoberta por alguém bem perto dele.

    E quanto ao Dexter ser feliz… Muito sinceramente, não acredito que a série acabe assim. Nem tudo tem um final feliz e esta série não mostra um conto de fadas. Aposto mesmo que o final não vai ser esse.

    Quanto à classificação final, estou totalmente de acordo. Por mim dava mais de 5 estrelas. Toda a maravilhosa interpretação do MC Hall e do John Lithgow, o twist final e o cliffhanger deixado fazem deste episódio um dos melhores dos últimos tempos.

    • Lizzie 30/03/2010 às 22:04 #

      E quanto ao Dexter ser feliz…

      Ok, tenho de admitir que sou uma romantica inveterada :suar: não consigo simplesmente pensar que toda esta evolução da personagem principal vai acabar com um retrocesso (na minha opinião, um Dexter desenfreado é um retrocesso; afinal de contas, ele foi educado segundo o Código, que implica uma certa discrição e, se quisermos, até uma certa paciência/calma). Talvez “feliz” não tenha sido a melhor palavra; o que eu queria dizer é que acho mal tornarem esta personagem num serial killer mais parecido com os outros serial killers (os que não se conseguem controlar/que não se regem por um “Código”, p. ex. o ITK).

      • Filipe[Lwy] 31/03/2010 às 08:31 #

        Eu também gostava que o Dexter ficasse com a Rita, feliz para sempre. Mas penso que isso seria uma outra série, isso não seria Dexter.

        Como ele diz nos últimos segundos do excelente final, “Não importa o que eu faça, o que eu escolher. Eu sou o que está mal. Isto é o destino”

        E o destino dele parece ser o de continuar com o seu “dark passenger”.

        E não esquecer que Dex diz no primeiro episódio da série que só poderá realmente amar uma mulher, e essa será a Deb.

        Pergunto-me como será quando a Deb descobrir o verdadeiro Dexter. Se é que ela já não desconfia de alguma coisa, principalmente com as descobertas desta última season…

        Concordo contigo quanto ao retrocesso. O Código exige calma mas não sei como vai ser. Pelo que percebi o início desta season (e se calhar toda ela) vai ser muito centrado na morte da Rita. Por isso, como vai ser tudo, a nível temporal, muito próximo do assassinato, deveremos ver um Dexter bem mais ao estilo do ITK no que respeita ao não seguimento do Código.

        Já agora, achas que o Quinn vai descobrir o lado negro do Dex? Estilo Doakes parte II?

        • Sofia 31/03/2010 às 14:46 #

          Pergunto-me como será quando a Deb descobrir o verdadeiro Dexter. Se é que ela já não desconfia de alguma coisa, principalmente com as descobertas desta última season…

          Tenho algumas dúvidas quanto ao facto de ela decobrir mesmo ou não. Quer dizer, ela sabe o que é descobrir que alguém muito próximo dela vive uma mentira, e ela não conhecia o ITK há tanto tempo como conhece o Dexter (nem se compara!…) por isso a desilusão podia ser muito maior. Por outro lado, ele é irmão dela e a única pessoa em que ela ainda pode confiar totalmente (e nós sabemos que ela pode sempre confiar no irmão), por isso esse factor pode fazer com que ela aceite quem o irmão é (se bem que eu tenha algumas dúvidas, visto que ela parece ter uma noção de bem e de mal muito vincada…) É uma questão que eu espero que seja desvendada ao longo da série.

          Quanto ao Quinn, por mais inteligente que ele seja (e o Doakes também o era), continuo a achá-lo um bocado “bronco”. Acho que não merece saber quem o Dexter é, e que o Doakes só soube porque era preciso que ele fosse incriminado. Porque uma coisa é certa: se o Quinn souber, não vai ficar sem fazer nada, portanto terá que morrer também, e um “Doakes parte II” parece-me demasiado repetitivo :/ Acho que uma série como “Dexter” não se pode dar ao luxo de fazer este tipo de repetições. (mas, claro, esta é só a minha opinião!)

          Outra coisa que acho mal é termos de esperar até Setembro para ver o que vai acontecer, mas é daquelas coisas que não se pode fazer nada :crying1:

          • Filipe[Lwy] 31/03/2010 às 16:33 #

            por isso esse factor pode fazer com que ela aceite quem o irmão é

            É mesmo capaz de aceitar, mas de certeza que não vai ser fácil, como é óbvio. Talvez seja ela a única pessoa capaz de afastar definitivamente o “dark passenger”… E assim até podíamos ter um final feliz… Mas continuo a não acreditar nesse estilo de final.

            Os argumentistas arriscaram bastante ao matarem uma personagem tão importante para o Dex, e a verdade é que conseguiram o propósito de nos deixar ainda mais colados à série. Não é qualquer série que continua a dar que falar meses depois do seu último episódio.

            Quanto ao Quinn, por mais inteligente que ele seja (e o Doakes também o era), continuo a achá-lo um bocado “bronco”

            É engraçado que também penso o mesmo… Bronco mas esperto, e ele já anda muito desconfiado. Com a morte da Rita não sei se ele não vai juntar as peças (erradamente) e achar que foi o Dex que a matou.

            Acho que não merece saber quem o Dexter é,

            Concordo totalmente.

            se o Quinn souber, não vai ficar sem fazer nada, portanto terá que morrer também

            Exactamente, por isso espero que não descubra porque também não quero um Doakes II.

            Por fim, também acho que o pior é ter de esperar até Setembro… Custa Muito!!

            • Lizzie 31/03/2010 às 17:01 #

              a verdade é que conseguiram o propósito de nos deixar ainda mais colados à série. Não é qualquer série que continua a dar que falar meses depois do seu último episódio.

              Nem tinha pensado nisso ainda, mas é completamente verdade! lol Embora não ande neste universo de séries há muito tempo, esta série é das únicas que me consegue viciar desta maneira (será que ainda não vi séries suficientes, ou serei demasiado esquisita… ou então “Dexter” é mesmo uma série sem igual :yuuupiii: )

            • Filipe[Lwy] 31/03/2010 às 20:44 #

              Dexter é sem dúvida uma série sem igual, e de todas as séries que já vi e que acompanho, Dexter está, sem qualquer dúvida, entre as melhores.

  42. vicente 31/03/2010 às 22:45 #

    Só estes meses depois vi esta temporada e a par da primeira é sem duvida a melhor das 4… esta arrasou tudo. Com twists brutais, uma história quase ezquizófrénica… e aquele final. :verysad: :noway:

    Agora como lidará Dexter com todas estas descobertas?

    :axe2:

    • Lizzie 31/03/2010 às 22:59 #

      a par da primeira é sem duvida a melhor das 4

      Concordo plenamente, acho que não há palavras para descrever esta temporada: o pior vilão (na opinião de muitas pessoas, se bem que eu ainda não tenha a certeza), as maiores reviravoltas, o final chocante (e isto é dizer pouco)… só consigo dizer: :yeahhh1: :yuupii:

      Claro que foi triste e tudo isso, mas a maneira como a temporada, e a série em si, foi construida é simplesmente brilhante.

      Agora como lidará Dexter com todas estas descobertas?

      Boa pergunta, deve ser exactamente o que todos nós estamos a pensar neste momento; pessoalmente, acho que é inevitável que ele fique mais descuidado com o Código e tudo isso. Tirando essa parte, acho que os produtores da série nos quiseram dar muito em que pensar até Setembro: será que a Deb vai descobrir quem Dexter realmente é? E Quinn? O que vai acontecer a Harrison e aos outros filhos de Rita? (eu acho que só faz sentido o bebé ficar com o pai, mas nunca se sabe… como nos foi provado esta temporada, “Dexter” é uma série que nos consegue sempre surpreender)

  43. Ramos 31/03/2010 às 23:08 #

    Eu já comprei a 1ª temporada no El Corte Inglés. 25€ euritos.
    Até que foi um bom preço.
    Tou doido para a rever!

    E para ver a próxima temporada também, claro!

    Dexter é brutal! :yeahhh1:

  44. Carlos 01/07/2010 às 05:41 #

    Juro que arrepiei até o pescoço vendo o final do episódio, foi muito forte, ficu aquela pergunta ”por que?”

    • Filipe[Lwy] 01/07/2010 às 08:02 #

      Felizmente já não falta muito para vermos a continuação dessa cena. Espero que a nova temporada consiga surpreender ainda mais.

      • Lizzie 01/07/2010 às 14:31 #

        Já se sabe quando vai começar a proxima temporada?

        • Filipe[Lwy] 13/07/2010 às 15:18 #

          A 5ª temporada regressa a 26 de Setembro deste ano. Já não falta muito!

  45. Filipe[Lwy] 13/07/2010 às 15:28 #

    Estive a reler a review e destaco a parte Perdeu-se uma das personagens centrais da série, com uma morte que não vimos e que por isso, ainda é mais indigesta. Será que ela soube nos minutos finais quem era o marido? Nunca saberemos. Ficamos apenas com a poesia gelada do sangue. Uma das melhores cenas de sempre

    Realmente seria interessante saber se a Rita chegou a saber toda a verdade sobre o marido… Penso que nunca chegaremos a saber, mas aposto que o Trinity contou tudo, deixando-a ainda mais em sofrimento. Fica a dúvida.

  46. Cláudia 12/03/2011 às 11:15 #

    Primeiro, tenho de admitir que já sabia o que se ia passar. Há algum tempo atrás, deparei-me com um artigo no jornal a falar do Dexter e o jornalista em vez de simplesmente dizer que algo em grande se passava na quarta temporada, foi mesmo dizer o final. Na altura fiquei chateada porque nem toda a gente está actualizada nas séries e eu ainda nem tinha começado a quarta nessa altura.
    Mas mesmo assim, o final surpreendeu-me. Não me chocou mas sim deixou-me boquiaberta. Porque nunca pensei que fossem mesmo por esse rumo e porque a temporada inteira se preparava para algo assim. Algo que nos dissesse que o Dexter não poderia ter tudo.
    Mas este episódio foi todo espectacular. Desde o Dexter a perder as estribeiras à Debra (a Jennifer Carpenter esteve muito bem esta temporada) e a morte de Arthur. Essa cena é linda!
    Magnífico mesmo e agora estou deserta para começar a quinta!

    Se este post é demasiado longo, peço desculpa.

Deixar um Comentário - Para comentários com SPOILERS, utilizem a tag: [spoiler]Comentário[/spoiler]

Temporada 2012/2013: Guia de cancelamentos, renovações e novas séries (act.)

Perdido entre tantas renovações, cancelamentos e novas séries? Então, vamos dar-te uma ajudinha. Eis as novidades oficiais dos cinco canais [...]

Photorecap: Game of Thrones: 2×06 – The Old Gods and the New

[SPOILERS/NUDEZ/LINGUAGEM MENOS PRÓPRIA] Antes de passar à estupidez, vou ser sério por um bocadinho: este “The Old Gods and the [...]

As melhores duplas da TV, parte 2

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]

Calendário de finais de temporada 2011/2012

O final da actual temporada está às portas e a necessidade de saber quando terminam as nossas séries favoritas aumenta. [...]

As melhores duplas da TV, parte 1

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]

Blogger Convidado: “A Irmandade Venture″, por Gonçalo Trindade

Escrevo sobre cinema agora para o Ante-Cinema, e sobre música para o Ponto Alternativo, o Arte-Factos, e o Festivais de [...]