Lost: 6×06 – Sundown (ABC)

FacebookTwitter


[SPOILERS] “For every man, there is a scale. On one side of the scale, there is good. On the other side… evil. This machine tells us how the scale is balanced. And yours…Tipped the wrong way.”

O que apreciei bastante neste episódio – além da adrenalina, da acção, de um filho da p*t* de um Sayid (Naveen Andrews) f*d*d* pra c*r*lh*, de um Smokey arrasador e de um Terry O’Quinn que facilmente me deixa embasbacado com a sua facilidade de dizer tanto só recorrendo a expressões faciais (bem, aquele olhar fulminante em direcção à Kate foi de arrepiar) – foi o quanto o mesmo me conseguiu transmitir a ideia de que o flash-sideways estava realmente a servir um propósito maior do que ser um “e se?” da história (que podia já ter sido revelado que não era pelos produtores, mas que ainda não me tinha deixado esse sentimento).

Destino – que desde sempre tem tido um importante papel na série -, e redenção. Dois conceitos que certamente servirão para deslindar a temporada. Enquanto o Sayid do flash-sideways procura redimir-se dos seus crimes, deixando a Nadia (Andrea Gabriel) seguir outro caminho que não o de ficarem juntos, o Sayid da timeline da ilha faz exactamente o oposto, abdicando do pouco que lhe restava de bom para voltar a ter a Nadia nos braços. O seu destino parece envolver sempre, seja qual for a forma, a morte e o sofrimento. A diferença é que ele mata o Keamy (Kevin Durand) por necessidade de proteger a família, mas mata o Dogen (Hiroyuki Sanada) por egoísmo. No flash-sideways é-lhe oferecida a oportunidade de se redimir.

Como alguém por aqui já teria comentado a determinada altura, também a mim me parece cada vez mais que estes flash-sideways significam o destino final dos personagens, a oportunidade de redenção bem como a oportunidade de terem o que mais desejam, isto apesar de terem sempre uma ou outra condicionante. A Kate (Evangeline Lilly) que consegue que a Claire (Emilie de Ravin) crie o Aaron, mas sob a condição de continuar como fugitiva. O Locke (Terry O’Quinn) que vive a vida que sempre quis com a mulher que mais amou, mas sob a condição de ter de ficar preso a uma cadeira de rodas. O Jack (Matthew Fox) que tem a oportunidade de ser o pai que nunca teve, mas sob a condição de continuar sem uma vida muito preenchida. O Sayid que traz a Nadia de volta à vida, mas sob a condição de não poder estar tão próximo dela afectivamente como desejaria. Eventualmente, o Hurley (Jorge Garcia) que deixa de ser amaldiçoado pela má sorte, mas sob uma qualquer condição. E por aí fora… incluindo o Dogen, que tem a oportunidade de se reunir (*) com o seu filho que morrera num acidente algures antes de ter ido parar à ilha na timeline original.

(*) O Jacob prometeu ao Dogen que o filho viveria (que me parece claramente a razão porque ele não mata o Sayid quando tem oportunidade), mas que em contrapartida ele nunca mais o veria; o filho vive na timeline alternativa e realmente o Dogen que está na ilha nunca mais o viu, apenas o Dogen da timeline alternativa tem oportunidade de o ter de volta. É um bocado confuso, eu sei… Mas uma coisa me parece certa: neste momento, a sua história será a grande pista para deslindar este processo.

Agora, a questão que se coloca é: quem é que afinal lhes concedeu estas oportunidades? O MIB ou o Jacob? Ou ambos têm uma agenda semelhante? A conversa de ambos parece demasiado semelhante para ser coincidência. Ambos prometem novas oportunidades. Será mesmo que estamos perante uma luta Bem vs. Mal? Ou estas duas entidades não terão motivações tão distintas como inicialmente nos fizeram crer?

Mais pontos de interesse (e foram muitos):

  • Este episódio marca a ruptura entre o paralelismo de flashes desta e da primeira temporada. Para a ordem continuar idêntica, este teria de ser um episódio dedicado ao Jin (Daniel Dae Kim) e à Sun (Yunjin Kim), que já agora, continuam a desencontrar-se – o que começa a chatear – e nem têm tido muito que fazer durante esta temporada (a Sun, então, há temporada e quase meia que anda nisto…).
  • Foi bom ver alguém a dar uma resposta directa quando confrontado com um: “I want answers!”
  • A luta entre o Sayid e o Dogen foi das melhores da série.
  • Por momentos temi que fossem embarcar no cliché do muçulmano terrorista na timeline alternativa. Felizmente, estava enganado.
  • Rise! O Imperador traz finalmente Anakin Skywalker para o lado negro da Força com promessas de que se ele o fizer conseguirá salvar a mulher que ama. Sou só eu que vê aqui a semelhança entre as duas histórias ou foi apenas o Giacchino que me induziu neste caminho com a sua partitura para o Sayid no interior do Templo (quando ele mata o Dogen), que me fez lembrar a partitura do John Williams para o Darth Vader?
  • A Kate continua algo “perdida”. Primeiro, há uns episódios atrás, não queria voltar para o Templo. Agora, de repente e sem qualquer razão aparente, aparece lá. É óbvio que a história precisava de a ter junto da Claire, mas para isso não tinham passado dois/três episódios com a personagem a dizer que não queria ir para determinado sítio e depois irem colocá-la lá nesse preciso local. Podiam muito bem tê-la feito regressar ao Templo para ir ter com o Jack, evitando aquela cena do encontro casual entre os dois no episódio anterior, e o aparecimento dela no Templo já não pareceria completamente forçado (ou seja, só porque a Claire também estava lá e eles queriam reuni-las).
  • O Jack apenas apareceu no episódio de relance, quando o Sayid vai ao hospital, e, ao contrário do que já acontecera com outros personagens que se cruzaram anteriormente nos flash-sideways, aqui eles não deram qualquer indicação de que se tivessem reconhecido.
  • À falta de Sawyer (Josh Holloway), Hurley ou Frank (Jeff Fahey), que apareceu no episódio mas não teve muito tempo de antena, recai sobre o Miles (Ken Leung) o papel de comic relief e ele volta a cumprir: “You know the blonde-one that had the baby? She just strolled in here a couple hours ago, acting all weird. Still hot, though.”
  • Por falar em Miles, cheguei quase a ter a certeza que quando ele se separa da Kate ia morrer. Ainda bem que não morreu. Gostava que o personagem fosse ainda um pouco mais explorado e que não o tivessem mantido este tempo todo na série basicamente só para desempenhar a função de comic relief.
  • E por falar em Frank, o grupo que estava na praia teve mesmo azar, pois chegou exactamente no momento menos propício para se chegar a algum lado: quando uma coluna de fumo negro está exterminar tudo o que lhe aparece à frente.
  • Pelos vistos, a cinza não era suficiente para o impedir de entrar no Templo ou bastaria pedir à Claire para quebrar a linha. Teve também de eliminar o guardião do Templo. Estou a assumir que este fosse o trabalho que o Jacob delegou ao Dogen. Se o Dogen realmente for o guardião do Templo (provavelmente, sempre terá existido uma facção de Outros no Templo, sendo que apenas alguns se teriam juntado a eles mais tarde vindos da vila da Dharma, grupo no qual se incluía a Cindy e os miúdos – já agora, aqueles putos parece que não cresceram quase nada quando comparados com o Walt!), então já será mais fácil de entender por que razão este sabia segredos sobre o Jacob e sobre a ilha que outros poderiam não saber (apesar de me continuar a fazer confusão de como é que o chamado “braço direito” não sabia o que/quem eram os candidatos).
  • Podiam ter revelado onde estava o Sawyer e o Jin e qual era o sentimento deles perante o extermínio dos Outros.
  • E por falar em Jin, será o Keamy o homem a quem o Jin tinha de entregar o relógio/dinheiro que foi confiscado no aeroporto a mandado do Mr. Paik?
  • Excelente sequência final, com a Claire a cantar de fundo, o exército do FLocke a reunir-se e, tal como já tinha referido acima, uma Kate, que será o “odd man out”, lá no meio quase a ser fulminada pelo olhar do Flocke.
  • Provavelmente, por esta altura do campeonato já muitos de vocês terão cometido o mesmo erro que eu e visto a promo ao próximo episódio. Para aqueles que ainda não tenham visto, não vejam. Eu ainda estou esperançado que o que por lá se ouve seja apenas uma tentativa da ABC vender o episódio sem que na realidade esteja a revelar algo (bastante importante) que vai acontecer no mesmo… Espero estar certo.

Adorei este episódio. Esta temporada ainda não tinha surgido um que me fizesse revê-lo logo de seguida, coisa que aconteceu com este. Mas, ainda assim, considero o “The Substitute” e o “LA X” episódios mais sólidos. O que é que vocês acharam?

Lista de EpisódiosNota (0/100)
Lost: 6×01x02 – LA X (ABC)92
Lost: 6×03 – What Kate Does (ABC)75
Lost: 6×04 – The Substitute (ABC)93
Lost: 6×05 – Lighthouse (ABC)78
Lost: 6×06 – Sundown (ABC)90
Lost: 6×07 – Dr. Linus (ABC)92
Lost: 6×08 – Recon (ABC)85
Lost: 6×09 – Ab Aeterno (ABC)97
Lost: 6×10 – The Package (ABC)78
Lost: 6×11 – Happily Ever After (ABC)91
Lost: 6×12 – Everybody Loves Hugo (ABC)91
Lost: 6×13 – The Last Recruit (ABC)88
Lost: 6×14 – The Candidate (ABC)95
Lost: 6×15 – Across the Sea (ABC)86
Lost: 6×16 – What They Died For (ABC)93
Lost: 6×17x18 – The End (ABC)70

Tags: , ,

Every human life is just another story by the same author. (Ivan, "Being Human") Clica aqui e segue as minhas bacoradas no Twitter.

51 Respostas para “Lost: 6×06 – Sundown (ABC)” Subscribe

  1. Vitor Oliveira 03/03/2010 às 17:56 #

    Acho que foi o melhor episódio da temporada!

  2. syrin 03/03/2010 às 18:01 #

    Pois eu estou exactamente do lado contrário – achei mais um episódio desperdiçado.

    Si, o Sayid a regressar aos bons velhos tempos foi bom. E que saudades que tínhamos dele!). Sim, a luta com o Dogen foi muito boa. Sim, o Terry O’Quinn continua a dominar aquilo tudo. Sim, o flashsideway do Sayid foi bom. Mas… e?

    Seria mesmo preciso gastarem mais de 35 minutos com avanços e recuos sem terem feito quase nada? Era preciso o Dogen continuar com a sua faceta misteriosa, ora a tentar matar o Sayid, ora a deixá-lo viver, tal como já tinha feito anteriormente? Serão os argumentistas da série adeptos dos vilões que deixam fugir os seus captivos, tal como os descritos no io9?
    http://io9.com/5482233/a-villain-who-cant-kill-the-hero-is-the-worst-kind-of-asshat

    E, especialmente, seis episódios depois do início da temporada (e de eu ter reclamado disso pela primeira vez), para que serviu o templo e os que estavam dentro do templo? Qual foi o seu verdadeiro interesse para a história se acabaram por morrer assim, sem ai nem ui, sem terem qualquer tipo de impacto duradouro? Seria mesmo preciso inventar este grupo, esta localização, quando a série já tem tantas personagens e locais para mostrar, para explorar, para justificar?

    O que anda a Kate a fazer de um lado para o outro, feito barata tonta? O que raio se passa com a Illana e o seu grupo, que desde que surgiram também ainda não fizeram nada de especial?

    Sinceramente, os eventos deste episódio – os passados na ilha, isto é – podiam resumir-se a dois ou três minutos, e isso, para mim, fez com que o episódio fosse difícil de engolir. Já falta tão pouco tempo, e continuam a desperdiçar episódios assim? Vamos pelo mau caminho vamos…

    • ZB 03/03/2010 às 18:27 #

      E, especialmente, seis episódios depois do início da temporada (e de eu ter reclamado disso pela primeira vez), para que serviu o templo e os que estavam dentro do templo? Qual foi o seu verdadeiro interesse para a história se acabaram por morrer assim, sem ai nem ui, sem terem qualquer tipo de impacto duradouro? Seria mesmo preciso inventar este grupo, esta localização, quando a série já tem tantas personagens e locais para mostrar, para explorar, para justificar?

      Ó syrin, és muita teimosa, pá. Já te disse umas poucas de vezes que este grupo e o Templo já existem desde a terceira temporada. O que foi agora introduzido nesta temporada foi o Dogen, que seria o responsável pela barraca. O Templo é o último bastião da ilha para os seguidores do Jacob (*), o último local onde este povo se poderia salvaguardar da fúria do Smokey (por alguma razão eles mantinham a cerca sónica ligada enquanto estavam na vila Dharma). E o Jacob, à semelhança de qualquer ídolo, só morre verdadeiramente quando deixar de ter pessoas que acreditem nele.

      (*) Seguem-se spoilers sobre BSG:

      SPOILER SeleccionarRevelar

      O que raio se passa com a Illana e o seu grupo, que desde que surgiram também ainda não fizeram nada de especial?

      Esse é um dos problemas de se ter um elenco muito grande, dividido em pequenos grupos e espalhado por áreas que não são próximas em termos geográficos. E isso faz com que o foco dos episódios saltem de grupinho em grupinho e haja sempre um ou outro que acaba por ficar demasiado nas sidelines. O que, por vezes, chateia. Seja como for, ao ver-se os episódios de seguida este efeito é mais reduzido e já não me chateia tanto.

      http://io9.com/5482233/a-villain-who-cant-kill-the-hero-is-the-worst-kind-of-asshat

      Bom artigo. Principalmente, pela forma como é apresentado: Welcome back to Monday Hate, an irregular feature in which we hate things because it’s Monday. :P

      • syrin 03/03/2010 às 18:34 #

        Ó syrin, és muita teimosa, pá. Já te disse umas poucas de vezes que este grupo e o Templo já existem desde a terceira temporada. O que foi agora introduzido nesta temporada foi o Dogen, que seria o responsável pela barraca. O Templo é o último bastião da ilha para os seguidores do Jacob (*), o último local onde este povo se poderia salvaguardar da fúria do Smokey (por alguma razão eles mantinham a cerca sónica ligada enquanto estavam na vila Dharma). E o Jacob, à semelhança de qualquer ídolo, só morre verdadeiramente quando deixar de ter pessoas que acreditem nele.

        Sim, eu sei que me disseste que já tinham mencionado tanto o tempo como este grupo. Mas não acrescentaram nada de importante à história, pois com ou sem o templo, o resultado teria sido o mesmo. E de qualquer maneira, toda esta coisa de mata-o-sayid-não-mata-o-sayid-mas-agora-já-mata-o-sayid não teve pés nem cabeça. Aliás, tu mesmo já o tinhas referido antes, numa crítica. (E sim, eu sei que sou teimosa. E não, penso que nunca o vou deixar de ser).

        Esse é um dos problemas de se ter um elenco muito grande, dividido em pequenos grupos e espalhado por áreas que não são próximas em termos geográficos. E isso faz com que o foco dos episódios saltem de grupinho em grupinho e haja sempre um ou outro que acaba por ficar demasiado nas sidelines. O que, por vezes, chateia. Seja como for, ao ver-se os episódios de seguida este efeito é mais reduzido e já não chateia tanto.

        Novamente – para quê tantas personagens se isso apenas significa que não têm tempo de lhes dar a devida atenção. Sempre pensei que os MIB soubessem o que vinham fazer para a ilha, mas até agora, o que fizeram tirando ficar especados à porta do pé (hum, esta não me saiu bem), morrerem dentro do tempo, e agora virem para este templo? Nada!

        Bom artigo. Principalmente, pela forma como é apresentado: Welcome back to Monday Hate, an irregular feature in which we hate things because it’s Monday. :P
        O que não é o meu caso, pois eu gosto sempre de fundamentar as minhas críticas.

        • ZB 03/03/2010 às 18:56 #

          Sim, eu sei que me disseste que já tinham mencionado tanto o tempo como este grupo. Mas não acrescentaram nada de importante à história, pois com ou sem o templo, o resultado teria sido o mesmo. E de qualquer maneira, toda esta coisa de mata-o-sayid-não-mata-o-sayid-mas-agora-já-mata-o-sayid não teve pés nem cabeça. Aliás, tu mesmo já o tinhas referido antes, numa crítica. (E sim, eu sei que sou teimosa. E não, penso que nunca o vou deixar de ser).

          1. Um templo é um templo, um local de abrigo, reflexão, dedicação, fé e de restabelecimento (na nossa realidade, de forma espiritual; neste caso mesmo fisicamente). Tem de ser necessariamente mais que isto?

          2. O Templo tinha de ser sempre explorado mais a fundo na história porque sempre foi parte importante da mitologia e sempre foi apresentado sob tremendo segredo. Tinha de entrar na história tal como muitos dos outros “mistérios e perguntas” têm de entrar na história.

          3. O Templo serve a história como desfecho e não como ponto de partida.

          4. Bem, até nem discordo de ti relativamente ao mata/não mata, mas o facto de discordar de algo numa instância não significa necessariamente que discorde sempre (até porque a série sempre se apresentou neste formato e até porque não sou tão teimoso para ser sempre de ideias fixas). Além de que o mata/não mata nunca seria na minha lista coisa que me impedisse desfrutar deste episódio que teve muito, mas muito mais que isso.

          Novamente – para quê tantas personagens se isso apenas significa que não têm tempo de lhes dar a devida atenção. Sempre pensei que os MIB soubessem o que vinham fazer para a ilha, mas até agora, o que fizeram tirando ficar especados à porta do pé (hum, esta não me saiu bem), morrerem dentro do tempo, e agora virem para este templo? Nada!

          Tu nem quando estou a concordar contigo te apercebes que estou a concordar contigo. :| A única diferença entre as nossas opiniões quanto a esta questão é que eu não faço tanto alarido por causa disso (até porque este tipo de segmentação de histórias na série já existe há muito tempo).

          Já agora, MIB é uma referência ao Men in Black (FLocke) que surgiu na Internet. O pessoal da Ilana não é MIB.

          • syrin 03/03/2010 às 19:15 #

            Se o templo era isso mesmo que disseste na comparação com BSG, então mais ainda se torna que não teve grande interesse para a história. O tempo que passaram dentro dele, a falar sobre ele – ou melhor, a não falar sobre ele porque não houve ninguém que realmente fizesse pressão para ter respostas, algo que me deixa sempre intrigada! – podia ter sido aproveitado para explorar outras histórias, desenvolver algo mais do que veio para trás.

            E sim, essa parte do mata/não mata fez-me abstrair do episódio de tal forma que quase nem consegui apreciar bem a luta do Sayid. E olha que eu já tinha saudades de ver o Sayid em modo kick-ass.

            A única diferença entre as nossas opiniões quanto a esta questão é que eu não faço tanto alarido por causa disso
            Se eu não gosto de algo, digo-o. Não gostei quando adicionaram a Nikki e o Paulo, não gostei quando adicionaram estes novos personagens, por achar que já havia personagens suficientes pelas quais repartir o tempo. E acho que tenho razão nas minhas críticas, pois o que vemos são as personagens mais antigas (como a Sun, como muito bem referes) a ficarem cada vez mais em segundo plano. E já agora… o que aconteceu ao Widmore que, durante as últimas temporadas, foi tão importante mas que agora parece ter desaparecido do mapa? Já não é relevante? Esqueceram-se dele?

            Ah, e mais uma referência a BSG – Daniel! ‘Nuff said!

            Sempre pensei que o MIB fosse o pessoal da Illana. Por estarem vestidos de preto. LOL

            Então como é que eles se chamam?
            “Men who carry the dead-body”?
            “The ones that Smokey ate”?
            :whistle:

            • ZB 03/03/2010 às 21:38 #

              não houve ninguém que realmente fizesse pressão para ter respostas

              Excepto o Sayid neste episódio e o Jack no anterior. Eles eram reféns, não estavam propriamente a acampar para fazer exigências de respostas. Seja como for, sim, concordo que desde o início da série a apatia dos personagens para saber o que raio se passa na ilha se nota muitas vezes, mas também é verdade que muitas vezes eles não têm muita mãos a medir quanto mais parar para ter uma conversa.

              Se eu não gosto de algo, digo-o.

              E, como é óbvio fazes muito bem. Nunca ninguém pôs isso em causa. O que está aqui em causa é isto: E acho que tenho razão nas minhas críticas. E eu acho que tenho razão nos meus argumentos, ou então não os fazia. E outra pessoa achará o mesmo em relação aos dela. O que é uma posição normal, parece-me. O que me faz “confusão” é tu achares que quem vê coisas boas na série é zombie. E quem vê coisas más, é senhor da razão. E porquê? Porque partilham da tua! A questão fulcral aqui é: existem diferentes visões para tudo. Eu não venho para aqui dizer “gosto”. Digo “gosto” e explico porquê. Tal como tu dizes “não gosto” e explicas porquê. Mas nem eu nem tu somos iluminados que aquilo que dizemos é a verdade absoluta. Apenas trocamos opiniões que têm a validade que têm.

              E já agora… o que aconteceu ao Widmore que, durante as últimas temporadas, foi tão importante mas que agora parece ter desaparecido do mapa? Já não é relevante? Esqueceram-se dele?

              Não, não se esqueceram.

              • syrin 03/03/2010 às 21:50 #

                ZB, desculpa-me mas acho que temos de admitir que sim, há zombies de Lost, e muitos. Por essa internet fora, pelo twitter, mesmo a comentar neste site, há pessoas que afirmam que Lost é o supra-sumo, que tudo é perfeito, que não há erros nenhuns e que quem não concorda é burro e não consegue atingir a grandiosidade da série. E, se formos a ver, há muito mais pessoas desse género do que pessoas que, pelo contrário, não gostam da série ou que gostam mas que acham que a série tem falhas. E quem fala de Lost fala de outras, como é o caso de Supernatural ou de Buffy, as duas que estiveram em mais destaque aqui.

                Ora, eu não gosto de zombies, seja em de que espécie for. Acho estranho as pessoas não conseguirem reconhecer os problemas quando eles existem – podemos não gostar, mas é preciso aceitá-lo. E este episódio teve, para mim, grandes problemas – problemas essas que já vi debatidos noutros lados, e que acabam sempre por reverter em sessões de “name calling” virtual a quem ousou dizer mal do “santo graal”.

                Como tu bem dizes, a minha é uma opinião, a tua é outra. Não obrigo ninguém a ter a minha opinião, se não a querem. Infelizmente ainda não me contrataram para ser governadora suprema da galáxia. Mas também não vou deixar de exprimir aquilo que acho que é estranho – esse zombiismo (zombieismo? zombiísmo? whatever) das pessoas. Seja (e mais uma vez o digo) em relação ao que for Lost, SPN, Buffy, BSG, Hannah Montana, etc!

                • ZB 03/03/2010 às 22:10 #

                  Eu não digo que não haja zombies. Porque há. E concordo 100% com a tua definição deles. Achar que “é o supra-sumo, que tudo é perfeito, que não há erros nenhuns e que quem não concorda é burro e não consegue atingir a grandiosidade da série”. E há-os por todo o lado e por tudo e mais alguma coisa (futebol, política, etc, etc).

                  O que eu digo é que o facto de se gostar de elementos ou de os interpretar de uma forma diferente, não significa que se seja zombie. Tal como tu leste muitas opiniões de pessoas, eu também o faço e encontro muitas semelhantes à tua e encontro muitas semelhantes à minha. E tal como disse: pessoas diferentes têm posições distintas.

                  Se tu fores aos fóruns de fãs da série, é só fanáticos da série por todo o lado, e encontras imensas opiniões de todo o tipo. Não só zombies.

                  Seja como for, eu acho que tou a implicar com os zombies porque tu um dia disseste-me num mail que eu era um! :P
                  Adoro filmes de zombies. Mas prefiro ser um dos sobreviventes.

                  • syrin 03/03/2010 às 22:18 #

                    OMG… eu chamei-te zombie num mail e tu não me despediste? ;D

                    (xiuuu, não contes a ninguém, mas eu também já fui zombie. X-zombie, mais propriamente. Felizmente recuperei graças a uma dose de GM que me fez regressar à terra dos vivos. E em boa hora o fiz, pela minha sanidade mental.”

      • Loot 03/03/2010 às 18:59 #

        “por alguma razão eles mantinham a cerca sónica ligada enquanto estavam na vila Dharma”

        É por causa disso que ainda me incomoda tanto o facto do Ben ter ido ser julgado pelo Smokey.

        • ZB 03/03/2010 às 19:00 #

          Ter sido julgado ou ter sido convocado?

          • Miguel Ferreira 03/03/2010 às 20:16 #

            Primeiro convocou-o e depois foi julgado por ele. Ainda não percebi bem como é que o Ben sabia como o chamar mas em relação ao julgamento penso que o smokey não o matou porque queria usá-lo para matar o Jacob.

            • Loot 03/03/2010 às 20:29 #

              Sim também acho que o Smokey assumiu a forma da sua filha para o manipular.

              Ma so problema não é esse. OS The others sabem que o Smokey é perigoso, têm as cercas sónicas para o manter longe. Então porque carga de água o Ben diz ao Locke que precisa ser julgado pelo Smokey? Não encaixa. O convocar menos mal, ele próprio disse que era só convocar não dava para controlar.

            • ZB 03/03/2010 às 21:50 #

              Primeiro convocou-o e depois foi julgado por ele.

              Eu sei. Não percebi é se ele estava equivocado, querendo dizer convocado em vez de julgado. Porque a convocação faz-me mais confusão do que o julgamento.

              Como ele já disse que é relação ao julgamento, julgo (isto é especulação minha, claro) que tenha a ver com as próprias regras impostas pelo Jacob/MIB. O MIB sempre quis matar o Jacob, mas a ideia que tenho é eles viviam sob um qualquer conjunto de regras. Por exemplo, a minha teoria é que o Jacob podia seleccionar quem ia para a ilha e quem a liderava e o MIB castigava-os quando eles deixassem de ter importância para a ilha ou quando não cumprissem determinadas regras. Acho que foi o que aconteceu ao Eko. O Ben só não terá tido o mesmo destino apenas porque o MIB tinha utilidade para ele, que era fazer com que ele matasse o Jacob.

              Claro que isto sou eu a especular, mas é minha teoria em relação ao assunto.

            • ZB 04/03/2010 às 00:07 #

              Outra coisa a ter em conta, é que se formos rever agora o episódio (o Dead is Dead), toda a conversa com o Locke e todas as suas acções passam a ter outro sentido visto na altura estarmos a pensar que aquele era mesmo o Locke e não o Smokey.

  3. Bubbles 03/03/2010 às 18:08 #

    Grande, grande episódio. Finalmente os lados estão escolhidos e prontos para a batalha! E o Sayid deixou-se levar pela conversa… totalmente Anakin e Palpatine.

    Ainda estou de queixo caido com o episodio. Acho que nao tarda muito vou reve-lo ;)

    :4meio:

    Em relaçao a promo… pois, e melhor ignorarem o que o comentador diz. Porque ou nos esta a induzir em erro, ou a dar um spoiler violento. Eu espero que nos esteja a induzir em erro, mas veremos.

  4. LR 03/03/2010 às 18:20 #

    Muito bom o episódio. Os flash-sideways do Sayid não me satisfizeram completamente, preferi os do Jack no episódio anterior. Acho que nos flash-sideways está tudo a correr demasiado bem para as personagens, é possível mesmo que seja a tal redenção, ou se calhar a sua sorte vai mudar mais à frente? Quanto ao que aconteceu na ilha foi muito bom, finalmente deixamos o templo para trás e avançamos. A coitada da Kate lá andou ali meia perdida mesmo, já para não falar que a Claire não lhe deve querer lá muito bem. O Locke anda a coleccionar os candidatos já tem o Sawyer, o Sayid, o Jin (se não for a Sun)… será que ele sabe que a Kate é candidata (ele na [sua] caverna não a menciona)? É que aquele olhar foi mesmo fulminante. Anda tudo muito disperso pela ilha, por isso foi fixe terem metido o grupo da praia no episódio (durante uns momentos) e o Ben viu logo que o Sayid não estava nele mesmo. A promo para o próximo revela assim algo de muito surpreendente? Ainda bem que não a vi.

    • ZB 03/03/2010 às 18:31 #

      A promo para o próximo revela assim algo de muito surpreendente? Ainda bem que não a vi.

      Não vejas. Eu estou a rezar para que não me tenham spoilado completamente. :machinegun:

      • syrin 03/03/2010 às 18:40 #

        O próximo episódio é dedicado a quem? Apanhei aí na net a falar de um episódio dedicado ao Richard… será para já?

        • LR 03/03/2010 às 18:50 #

          Esse do Richard é o

          SPOILER SeleccionarRevelar

          .
          O próximo é ao

          SPOILER SeleccionarRevelar

          Meti isto em spoilers porque há quem ache que isto são grandes spoilers.

      • Miguel Ferreira 03/03/2010 às 20:17 #

        Também já vi. Nunca resisto. Epá mas não pode ser, não acredito que joguem para o ar um spoiler deste calibre.

  5. Vicente 03/03/2010 às 18:23 #

    :divided:

    Nem sei bem… tivemos um bom episódio, mas continuamos naquela sensação que as respostas continuam sem aparecer e que de repente resolveram limpar umas personagens para não chatear mais.

    Isto podia ter acontecido no 3 ou 4 episódios e teríamos evitado a palha que foi o episódio anterior.

    Podemos estar perante a explicação dos flashes, mas mesmo assim as questões aumentam e as respostas não aparecem.

    Mesmo que nos digam que aqueles flashes são na realidade a ‘recompensa final’, não explicam o resto e o que provocou na realidade a explosão da bomba.

    Em breve devem fazer um episodio onde explicam tudo de uma vez só para irritar.

  6. Miguel Ferreira 03/03/2010 às 20:21 #

    Como alguém por aqui já teria comentado a determinada altura, também a mim me parece cada vez mais que estes flash-sideways significam o destino final dos personagens, a oportunidade de redenção bem como a oportunidade de terem o que mais desejam

    Também concordo. Não consigo é encaixar nessa teoria o facto de eles se cruzarem, de se conhecerem e de interferirem na vida uns dos outros. Não terá isso um significado maior?

    Em relação ao episódio não podia estar mais de acordo. Pregou-me à cadeira do início ao fim, e que fim!!

    :4meio:

  7. syrin 03/03/2010 às 20:52 #

    Vocês deixaram-me curiosa com o trailer, tive de ir ver. Não me parece que fossem revelar aquilo no trailer, cá para mim é só para enganar.

    • ZB 03/03/2010 às 21:51 #

      Eu também espero que seja só para enganar.

      • syrin 03/03/2010 às 21:57 #

        Lembra-me uma certa cena de um certo trailer da season 4.5 de BSG que dizia: “You’re the fifth”. :x ray:

        • ZB 03/03/2010 às 22:14 #

          O que se segue é especulação/possível spoiler sobre o episódio seguinte:

          SPOILER SeleccionarRevelar
          • LR 03/03/2010 às 23:50 #

            Também já vi o trailer, que por acaso está muito bom. E sinceramente duvido que aquilo signifique o que se pensa significar, nem os realizadores deixavam (quer dizer, partindo do principio que eles só deixam promover com as cenas que eles querem) ou outros responsáveis quais queres. Mas só pelo trailer cheira-me a grande interpretação do senhor em questão…

            • ZB 04/03/2010 às 00:04 #

              Eles não têm nada que deixar ou não. Se quiserem, têm de pedir (eles tiveram de pedir para que nada fosse revelado antes da temporada começar; e mesmo assim foi o que foi). A ABC manda.

  8. tchetcha 03/03/2010 às 21:22 #

    Nos meus tempos em que eu andava pelo Lost in Portugal, antes do “Sawyer is dead” gate, eu adorava, vibrava com as mil e uma teorias, easter eggs e debates sobre os episódios. Mas no início da 5ª temporada deixei de o fazer, foi dieta total. E nunca apreciei Lost tanto como desde tomei essa decisão.

    Sim, como a Syrin diz, as personagens parecem que só andam de um lado para o outro: Kate, Sayid, etc… o que é algo que eu em geral detesto nos filmes e séries (cruxifiquei o Alan Ball por ter escrito o pior episódio da 2ª temporada de True Blood porque as personagens passaram o tempo a deslocarem-se sem realmente fazerem algo). Por isso Syrin, dou-te razão, é meter palha quando estamos a entrar na recta final.

    A minha maior decepção com a série aconteceu na temporada passada quando a Dharma Initiave foi tão fraco como história (parecia apenas um cenário para o que se passava) e quando o tema das viagens do tempo (teoria que eu defendi desde o final da 2ª temporada) terminou com a morte de um dos meus personagens favoritos, o Faraday.

    E ainda aqui estou. Talvez por estar tão desligada da procura das respostas, teorias, e inclusivé, de com quem fica o Sawyer (o meu tópico favorito!), que Lost nunca me pareceu tão bom. O episódio de hoje foi fabuloso, puro entertenimento. A luta entre Sayid e o Dogen foi muito boa!

    E quando vejo tanta gente a dizer “temo pelo fim do Lost” lembrem-se que eles têm o fim decidido e delineado há muito tempo. Claro que vai fazer todo o sentido! Ao mais puro estilo 6º Sentido. E depois vão-nos obrigar a rever todos os episódiozinhos e a fazer “ahhh e uuuhhh, pois claro, faz sentido agora” e a considera-la a melhor série de sempre.

    • ZB 03/03/2010 às 21:54 #

      Editei o teu comentário para retirar o fim do Sexto Sentido. Pode haver quem ainda não tenha visto. :)

  9. Maciel 03/03/2010 às 22:57 #

    As minhas singelas palavras.

    O episódio não me deslumbrou na sua totalidade. Houve momentos muito bons e houve alguns que me tiraram do sério:

    - Aquele templo parece a Dollhouse. O pessoal entra, sai para ir caçar, entra outra vez porque lhes apetece, sai outra vez,… Faz-me confusão toda aquela rebaldaria para algo tão protegido, algo que se manteve sempre ali e que não sabiam (nas temporadas anteriores) como lá entrar.
    -A história da Kate na floresta é patética. Andou por lá (jurando que não voltaria ao templo), agora volta, agora vai outra vez com a manada. Mas ela anda a fazer o quê mesmo?
    - O Sayid mata. Não. Vai ser morto. Não, afinal mata! Não, afinal morre. Para quê? Não percebi!

    Se fosse um episódio da 2.ª ou 3.ª temporada, acharia que todos estes recuos e avanços teriam lógica. Mas no 6.º episódio da última temporada, esperava mais. Esperava desfraldar as velas do barco em direcção ao final :)

    :3meio:

    • ZB 03/03/2010 às 23:22 #

      e que não sabiam (nas temporadas anteriores) como lá entrar

      Nunca ninguém tentou.
      A Claire sabia porque ia mandada por alguém que conhecia o local. E a Kate é esperta a encontrar rastos e provavelmente seguiu as pegadas do Hurley e do Jack.

      O Sayid mata. Não. Vai ser morto. Não, afinal mata! Não, afinal morre. Para quê? Não percebi!

      Manipulação. O Dogen ou não o podia matar por ele ser um candidato ou por temer que se o matasse o Jacob não cumprisse o prometido em relação ao filho (estou mais inclinado para a segunda). Por isso, tenta manipular o Jack a matá-lo e aqui tenta manipular o Sayid na esperança que se ele tentasse matar o FLocke, este o matasse. Infelizmente para ele, o plano não resultou. Mas se tivesse resultado, o exército de infectados do FLocke perderia peça importante e ficaria mais perto da derrota.

      E os outros Outros podem muito bem estar ali na mesma condição do Dogen (noutras temporadas foi dito várias vezes que eles eram trazidos para ali de propósito; até mesmo a Juliet viu a irmã ser curada, mas em contrapartida nunca mais a poderia voltar a ver; além de que não me parece ser por acaso quando o FLocke diz que o Jacob morreu e que eles agora são todos livres), logo poderiam ter o mesmo problema em matar o Sayid que o Dogen tinha.

  10. Pedro 04/03/2010 às 00:26 #

    Bem…estão a deixar-me doido com o promo do próximo ep…assim é dificil resistir.

    Q grande episódio. Q grande episódio mesmo. 90 é pouco. Acção em alta, finalmente uma resposta concrecta e evolução na história. Sim há uns pequenos pormenores q impedem a perfeição tais como não fazer sentido nenhum que aquelas pessoas todas q passaram não sei qt tempo escondidas no templo vão de encontro do inimigo apenas e só pelo q o Sayid diz.

    Aceito de caras a tua teoria sobre os flash-sideways. Parece-me lógica.

    Ainda não estou convencido da bondade do Jacob. O “Bem” impedir q um pai nunca mais veja o filho? Hum…não me cheira. E tb não estou convencido q o Jacob tb não seja Lostzilla.

    A Kate saíu para ir atrás do Sawyer, ele não a quis, ela reflectiu e foi à procura da Claire, acabando por ir ao templo naturalmente pq estavam lá as pessoas q ela conhecia. Não me parece nada de especial.

  11. João 04/03/2010 às 00:35 #

    O pior episódio da temporada. O flash-sideway não foi interessante e não mostrou grande coisa.
    :2meio:

  12. cristiano 04/03/2010 às 01:02 #

    Gostei do episódio, mas ainda fiquei com aquela sensação ‘Opá, última temporada…já passaram 6 episódios… foi-nos mostrado algo do plano do Jacob e do MIB, mas ainda muito pouco, só deram um cheirinho, e o tempo escassa…’. Mas depois penso, ‘opá, eles já nos deram tanto, tantos bons momentos, já têm a série delineada para acabar nesta temporada, não podem ‘falhar’ agora no fim. ‘
    É mesmo isto que espero!

    Excelente ver este Sayid na sua versão mais dark desde que o conhecemos. Confesso que nunca foi aquele personagem que me ‘puxou’ muito mas neste episódio mostrou o que era e de que lado está (do lado contrário dos flash sideways, estes que ao contrário dos anteriores teve mais acção).

    Terry O’Quinn, em grande mais uma vez, as suas expressões faciais falam por si, nem precisa de falar!

    Kate, anda perdida, pelo olhar do MIB, pareceu-me desprezo… Curioso.

    Jack apareceu de relance…

    Miles, engraçado, interessante, devia ser mais explorado…

    Quem estará a caminho da ilha? Será Widmore? Desmond (que tanta falta faz)? Não me parece que os deixem de lado agora no final…

    Mas tenho um pequeno receio que façam como em BSG, descarregar tudo num episódio… Espero bem que não, ou se o fizerem, que façam uma melhor gestão da mesma…

    Parece que daqui para a frente vão estar quase todos juntos e não está um em cada canto, assim dá para avançar…

    à semelhança da minha atitude face a esta ultima temporada, nada de trailers, que ja foi muito falado, nem vou pegar :)

    Nota justa, e como já deixei subentendido, a nível de respostas soube a pouco mais uma vez…

  13. Fairwind 04/03/2010 às 07:38 #

    Pode ser que me venha a enganar mas cá para mim a série “maravilha”, vai parir um rato no fim disto tudo.
    Muito pessoal como alguém disse vive tão obcecado pela série (estilo zombie), tipo namoro de adolescência que até como quem classificou o episódio de impressionante, vê tudo em grande… O episódio em si pode parecer que trouxe algo de novo, mas em parte não acrescentou praticamente nada e a mim cada vez me irrita mais que quem sabe parte da verdadeira história de tudo ou quase tudo, quando alguém exige que conte porquê ou o que se passa verdadeiramente, nada de essencial seja acrescentado é tipo: Eu sei que tu sabes, o que eu sei e não sabes o que eu sei (não é bem assim mas do adiantado da hora). Ou seja, acho vamos andar aos “papéis” e a supor coisas ou a inventar mesmo, até mesmo às duas ultimas horas da série ou aos 2 últimos episódios.

    • ZB 04/03/2010 às 16:55 #

      Ouve lá, leste a parte dos zombies e passaste ao lado do resto? Se achas que que a minha opinião é “tipo amor de adolescência” eu dou-te uns links de alguns críticos conceituados que partilham da mesma e podes ir lá dizer o mesmo em vez de vires aqui torrar-me a paciência. Que raio, não sabem dar a vossa opinião sem estar a rebaixar a dos outros como se fossem donos da razão?

      Não estás a gostar da temporada? Tudo bem. Achas que vai parir um rato? Tudo bem. Queres dizer mal da série? Força. Agora, não venhas presumir sobre o que motivam ou deixam de motivar as minhas opiniões.

    • tchetcha 04/03/2010 às 16:56 #

      Uma coisa é criticares a série, outra é criticares de quem ela gosta. Se já perdeste o interesse, porquê continuar a comentar? “alguém disse vive tão obcecado pela série (estilo zombie), tipo namoro de adolescência que até como quem classificou o episódio de impressionante, vê tudo em grande…” só demonstra o desprezo que sentes por quem é fã da série, rotulando negativamente alguém que aprecia o que tu não aprecias.
      Esta é uma série com seguimento, perdes um episódio, perdes o fio à meada. Classificar episódios individualmente para mim é irrelevante, mas quando tens reacções dos “zombies adolescentes apaixonados” a dizer que acharam o episódio impressionante, é porque estão a ver o todo, a série, não só uma parte.
      Critica o que quiseres criticar da série e aceita o facto que, se este é um espaço para discutir a mesma, haverá sempre por aqui “zombies adolescentes apaixonados”, que por mais que coces, não os consegues afastar.

  14. GSA 04/03/2010 às 13:30 #

    O templo e as suas novas personagens tiveram uma passagem efémera pela série, uns míseros 5/6 episódios. O templo e novas personagens tão depressa apareceram, como desapareceram.
    Este episódio só veio demonstrar que tudo o que aconteceu até este momento foi uma grande chouriçada, que não teve qualquer significado nem interesse para o Lost, e pior, não resultou…

    Óbvio que isto não teria significado se estivéssemos a meio do Lost. Era uma experiência que tinha corrido mal. Mas na última? Por favor…

    No fundo foram 6 episódios para uma coisa: o chamado MiB conseguir meia dúzia de recrutas. E de que forma mais ridícula. Depois de anos de fidelidade a Jacob, aparece o Sayid a dizer que há um homem à espera na floresta, e lá vão eles todos…. :censored: Se era assim tão fácil, bastava no inicio da temporada sair da estátua, dizer que o Jacob estava morto, e levar alguns do grupo do Richard sobre a ameaça de os vir a matar se não viessem… Continuava a ser patético, mas não demorava 6 episódios.

    Agora que o circo de novos templos e personagens está aparentemente fechado, pode ser que o Lost finalmente melhore. É que até agora, o melhor de Lost em 2010 foi o episódio retrospectiva.
    :3:

  15. Pedro 04/03/2010 às 18:51 #

    Tanto alarido para nada.. a série sempre foi assim a dar respostas.. Estamos na ultima temporada, deverá ser diferente? Penso que sim, mas parece me estranho que as mesmas pessoas que elogiavam Lost à uns anos por criar respostas em forma de mistério, agora estarem todas indignadas com a mesma formula.
    É preferível usarem esse critério no final da série, caso se venha a comprovar que houve engonhanço, do que estarem sempre a imaginar o futuro sem desfrutar do episódio em si.
    Porque por mais razão que o comentador A, B ou C tenha, a maioria das pessoas ao ver episódio fica impressionado, seja pela fantástica cena de luta ou por outras cenas de grande interesse.

    • ZB 05/03/2010 às 01:30 #

      Há por aí (e não me refiro somente a este canto, mas sim por todo o lado) muita ansiedade/frustração por causa das respostas. Enfim… a série está a ser como sempre foi. Este flash-sideways do Sayid não foi pior que alguns dos flashbacks/flashforwards que ele teve e na ilha as coisas desenvolvem-se como sempre se desenvolveram: enigmaticamente e com rodeios. Eu compreendo que se queiram respostas aos mistérios criados e que ainda não foram revelados. Eu também as quero. Agora, dizer que estes episódios são piores que muitos dos outros de temporadas anteriores não me faz grande sentido.

  16. Ricardo 04/03/2010 às 20:31 #

    Gostei imenso do episódio. Na minha opinião, foi o melhor desta temporada até ao momento. Adorei ver o Sayid a lutar e a ser mauzão. Custa-me a crer que o Sayid das últimas 5 temporadas podia fazer uma coisa destas. Sempre me pareceu que ele queria redenção. O que vale é que isso contribuiu bastante para o meu choque.

    Tudo começa a fazer mais sentido, mas o tempo está a apertar! A série levantou imensas perguntas para as quais eu gostava de ter respostas satisfatórias.

  17. Laura Caçoeiro 05/03/2010 às 14:24 #

    Qual é o spoiler que estão todos a falar? Agora fiquei curiosa.

  18. Ademir Panella 05/03/2010 às 18:48 #

    É minha impressão ou a Dharma desapareceu nesta 6ª temporada?

    :3:

  19. RS 06/03/2010 às 01:50 #

    Episódio muito muito bom, mas como tu acho os episódios LAX e o The Substitute melhores. O Sayid nunca foi das minhas personagens preferidas, nunca me interessei muito por ele mas acho que este é o melhor episódio centrado nele desde o “One of Them”. O flash-sideway não achei assim muito interessante mas viu-se bem, nem que seja para ver o badass do Keamy a levar um balázio do badass do Sayid. E fiquei intrigado quando ele descobriu o Jin no fim, parece-me que as personagens se vão começar a interligar de forma interessante.
    Quanto aos eventos na ilha não tenho grandes defeitos a apontar, apenas que já começa a cansar um pouco os desencontros da Sun (muito muito apagada ja ha bastante tempo) e do Jin. Estão a adiar tanto tanto que quando se encontrarem se calhar vamos achar a reacção dos dois pouco emotiva. (isto já sou eu a divagar :P ) E já estou a ver que só se encontram no final da temporada, um de cada lado do confronto final lol
    “What are you?” “well, sayid, you seem to have some idea about that considering that you stabbed me in the chest without even saying hello” Gostei. O Terry O’Quin está cada vez melhor, deem-lhe todos os prémios possíveis e imaginários por favor :suar:
    Bem concordo que as personagens do templo tiveram pouco tempo de antena (6 episódios é pouco caneco) mas sinceramente não me fez confusão nenhuma, não me estava mesmo a conseguir afeiçoar a eles :X:
    Adorei os minutos finais, muito bom mesmo. Um dos melhores finais de episódio de toda a série, na minha opinião. E a troca de olhares do Flocke com a Kate…wow.

    Btw, boa review :wink1:
    :4meio:

  20. RS 06/03/2010 às 01:53 #

    E não vi nem vou ver a promo do próximo episódio mas estou curioso de tanto falarem (aliás ainda não vi de nenhum episódio este ano e vou continuar assim. Não sei como mas este ano consegui chegar até completamente spoiler-free, quero ser surpreendido :yuuupiii: ). Apenas sei em que personagem é centrado o episódio e o titulo, não estou mesmo a ver que possa ser.

  21. Paulo 06/03/2010 às 18:15 #

    :4meio:

  22. carolinafs 08/03/2010 às 20:35 #

    Finalmente com mega atraso, grande episódio. Aquele final então com aquela musica… creepy!

Deixar um Comentário - Para comentários com SPOILERS, utilizem a tag: [spoiler]Comentário[/spoiler]

Photorecap: Game of Thrones: 2×07 – A Man Without Honor

[SPOILERS/NUDEZ/LINGUAGEM MENOS PRÓPRIA] A segunda temporada de “Game of Thrones” aproxima-se do fim e também os nossos ridículos photorecaps. Eis [...]

Podcast TVD 009: A revista da temporada!

Estava anunciado, atrasou, mas fica feito na mesma! É mais uma edição do Podcast TVDependente! Primeiro, temos de pedir desculpa [...]

Temporada 2012/2013: Guia de cancelamentos, renovações e novas séries (act.)

Perdido entre tantas renovações, cancelamentos e novas séries? Então, vamos dar-te uma ajudinha. Eis as novidades oficiais dos cinco canais [...]

As melhores duplas da TV, parte 2

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]

Calendário de finais de temporada 2011/2012

O final da actual temporada está às portas e a necessidade de saber quando terminam as nossas séries favoritas aumenta. [...]

As melhores duplas da TV, parte 1

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]