Supernatural: 5×22 – Swan Song (The CW)

FacebookTwitterGoogle+


[SPOILERS] O amor entre irmãos é algo que não se explica. Não tenho pai há muitos anos e o meu irmão tem menos 10 anos que eu. Acho que foi isso que me fez apegar tanto a “Supernatural” e a rever-me vezes sem conta em Dean (Jensen Ackles). Tanto na maneira como ele é, por vezes, injusto com Sam (Jared Padalecki), como na maneira como o ama e como o tenta proteger de todos os males no mundo, indo aos confins da terra para o salvar.

Mais do que o Apocalipse, esta é uma história de amor fraternal onde se fecha este capítulo dos Anjos, quiçá para sempre.

Esta Estrada até aqui (The Road So Far) começa com aquela que já é conhecida como a Theme Song de “Supernatural” (é cantada em todo o bar de Karaoke onde os fãs de “Supernatural” se encontram e já foi usada como fecho de duas temporadas), Carry On My Wayword Son dos Kansas. O episódio divide-se em duas histórias: uma contada por Chuck (Rob Benedict) sobre o Impala dos irmãos e a outra como a história do Apocalipse. As duas são contadas de forma intercalada e a história do Impala acaba por ser vital para o desfecho deste episódio final.

Dean concorda com o plano de Sam e com ele, Castiel (Misha Collins) e Bobby (Jim Beaver) vão “colectar” sangue de demónios para que Lúcifer (Mark Pellegrino) consiga entrar em Sam sem o destruir. Tal como Lúcifer tinha previsto e dito a Dean, o palco desta entrada acontece em Detroit. Quando os irmãos o confrontam, ele revela já estar a par dos seus planos em usar os anéis dos Cavaleiros para o prender na Jaula. Ainda assim, Sam sente que não tem escolha e diz SIM a Lúcifer. Quando acorda, aparentando ainda estar sobre o controle, Dean abre a Jaula e quando Sam está prestes a saltar lá para dentro, apercebemo-nos que ele é afinal… Lúcifer. Para a frente, também nos apercebemos que toda a vida Sam foi guiado e acompanhado pela trupe de Azazel (Fredric Lehne), de forma a levá-lo para aquele ponto.

Dean, perante a apatia de Castiel e Bobby que se resignaram na vinda do Apocalipse, liga para Chuck de forma a que este lhe diga onde será o confronto entre Miguel  (Jake Abel) e Lúcifer. Stull Cemetary é o local, muito perto de onde os irmãos viveram os seus primeiros anos de vida.

No cemitério, quando Lúcifer ainda tenta convencer Miguel a rebelar-se contra Deus, Dean com o maior par de tomates de todos os planos de existência, aparece no seu Impala a ouvir Rock Of Ages dos Def Leppard. Quando Miguel (que já está no corpo de Adam) lhe diz que o lugar dele já não é ali, aparecem Castiel e Bobby. O primeiro lança um cocktail molotov de óleo sagrado para cima de Miguel e este desaparece (por pouco tempo!). Irritado, Lúcifer desintegra Castiel. Farto que Dean tente falar com Sam, decide espancá-lo. E quando Bobby lhe dá dois tiros,  mata-o sem pensar duas vezes.

É aqui que entra a história do Impala. Chuck contou, até então, a vida dos donos anteriores do carro e das pequenas particularidades que faziam dele a Casa de Sam e Dean Winchester e é num momento em que Lúcifer vê um brilho e um soldado que Sam prendeu a um cinzeiro quando era pequeno, que este último recupera o controlo do seu próprio corpo. Novamente no controlo, Sam abre o portal, mas quando se prepara para se atirar, Miguel reaparece para tentar impedi-lo, sem grande sucesso, pois os dois caem no buraco.

Com o Apocalipse evitado e quando Dean chora pelo irmão, Castiel reaparece. Tem os seus poderes de volta, cura Dean e devolve a vida a Bobby. Não sabe como ressuscitou mais uma vez, mas pensa ter sido Deus que o salvou e em conversa com Dean, revela-lhe que sem Miguel no céu, o lugar deve estar em plena anarquia e alguém terá de ir impor ordem.

Dean tinha prometido a Sam que não tentaria ressuscitá-lo e iria tentar ter uma vida normal com o grande amor da sua vida, Lisa (Cindy Sampson). Quando faz isso e está a jantar calmamente com a nova família dele, pela janela vemos…. Sam.

Através de Chuck, Eric Kripke despede-se dos fãs explicando que numa história nunca se consegue agradar a gregos e troianos, que ficam sempre capítulos por fechar, mas quando Chuck escreve “The End” é que verificamos que agora está todo vestido de branco e desaparece. Pelos vistos, Chuck era Deus e sempre acompanhou os dois irmãos.

Eu gostei deste final (não foi tão bom como o final da terceira ou da quarta). Teria sido um fim condigno se a série terminasse aqui. Imagino que, uma vez que a sexta temporada será uma volta às origens, teremos um primeiro episódio onde Sam não se vai revelar a Dean, pois quer que este tenha uma vida normal. E Dean, quando descobrir, vai fazer cair o Carmo e a Trindade em cima de Sam.

O Melhor: A sucessão de imagens demonstrando o afecto dos dois irmãos.
O Pior: Provavelmente ter sido a última vez que Castiel aparece na série.

Lista de EpisódiosNota (0/100)
Supernatural: 5×01 – Sympathy for the Devil (The CW)85
Supernatural: 5×02 – Good God, Y’All (The CW)75
Supernatural: 5×03 – Free to Be You and Me (The CW)97
Supernatural: 5×04 – The End (The CW)98
Supernatural: 5×05 – Fallen Idols (The CW)92
Supernatural: 5×06 – I Believe the Children Are Our Future (The CW)93
Supernatural: 5×07 – The Curious Case of Dean Winchester (The CW)69
Supernatural: 5×08 – Changing Channels (The CW)95
Supernatural: 5×09 – The Real Ghostbusters (The CW)69
Supernatural: 5×10 – Abandon All Hope (The CW)92
Supernatural: 5×11 – Sam, Interrupted (The CW)65
Supernatural: 5×12 – Swap Meat (The CW)72
Supernatural: 5×13 – The Song Remains the Same (The CW)74
Supernatural: 5×14 – My Bloody Valentine (The CW)88
Supernatural: 5×15 – Dead Men Don’t Wear Plaid (The CW)78
Supernatural: 5×16 – Dark Side of the Moon (The CW)88
Supernatural: 5×17 – 99 Problems (The CW)93
Supernatural: 5×18 – Point of No Return (The CW)92
Supernatural: 5×19 – Hammer of the Gods (The CW)91
Supernatural: 5×20 – The Devil You Know (The CW)83
Supernatural: 5×21 – Two Minutes To Midnight (The CW)93
Supernatural: 5×22 – Swan Song (The CW)97

Tags: , ,

Dean: Rhonda Hurley. We were, uh...19. She made us try on her panties. They were pink. And satiny. And you know what? We kind of liked it.

42 Respostas para “Supernatural: 5×22 – Swan Song (The CW)” Subscribe

  1. Bubbles 14/05/2010 às 23:49 #

    Excelente episódio! Fizeram muito bem em focar o episódio na relação entre os irmãos. Aquela montagem final, com o Sam a lembrar-se dos momentos que passou com o Dean foi extremamente bem feita, tocante sem ser lamechas.

    Adorei a entrada do Dean no cemitério! Perdido por cem, perdido por mil, certo? So desgostei um pouco que tivessem trazido o Castiel e o Bobby de volta dos mortos. As cenas das mortes foram tão fortes que não mereciam ser negadas assim… se bem que e bom voltar a te-los de volta.

    E o final em si faria todo o sentido como final de serie, sem os últimos segundo em que o Sam aparece. Mesmo assim, sabendo que a ser tem continuaçao, continua a ser um final de temporada brutal.

    Ah! E então Chuck era Deus? Por esta e que eu não estava a espera =S

    :5:

  2. Ricardo 15/05/2010 às 00:50 #

    Adorei a música inicial. Não podia ter começado melhor! O episódio foi bastante bom, mas não posso dizer que tenha estado à altura. A série não se adequa muito a coisas grandes, estando mais virada para mini-Apocalipses. Não vou elaborar mais porque tenho sono.

    Outra coisa, não era Detroit? E já agora, boa crítica!

    • Bubbles 15/05/2010 às 00:59 #

      Detroit era o sitio onde o Sam aceitava o acordo com Lúcifer, segundo o “The End” (quando Dean foi parar ao futuro). E foi em Detroit que o Sam aceitou o acordo neste episódio ;)

      • Ricardo Fernandes 15/05/2010 às 01:03 #

        Ele disse isso porque eu escrevi Boston.

        • Bubbles 15/05/2010 às 01:06 #

          Fabuloso, eu li Detroit :P Nem reparei que tinhas escrito Boston!

  3. John Anacall 15/05/2010 às 01:13 #

    Este episodio só peca por duas razões:
    -A falta de consequencias (Bobby e Castiel sao ressuscitados)
    -Sam não devia ter aparecido no final, este devia ter sido o final da serie e era assim que mais me agradava, Sam morria mas por um grande sacrificio e Dean apesar da perda do irmao iria tentar ser feliz com uma vida banal

    • Lizzie 17/05/2010 às 18:32 #

      Sam não devia ter aparecido no final, este devia ter sido o final da serie

      Concordo plenamente, aliás, sempre fui defensora da ideia de ter apenas 5 temporadas, mas já que decidiram acrescentar uma terceira (pelo menos) então acho que aé ficou bem a cena final com o Sam a aparecer. Ainda não tinha lido spoilers sobre a 6a temporada, mas se é mesmo verdade que agora vai ser um “regresso às origens” então acho que não podiam ter escolhido uma cena melhor do que o Sam a reaparecer, e a ver o Dean na sua vida mundana… Até fico a pensar: será que a pobre da Lisa agora vai morrer também (como a Jessica) e as coisas se vão inverter? Começou assim para o Sam… Mas é capaz de não fazer sentido porque a Jessica só morreu porque o YED tinha “planos especiais” para o Sam, e uma vez que essa parte já acabou…

      Mas, mesmo assim, pode-se dizer que, de certa forma, a série teve um fim aqui. Já não temos o “contador de histórias”… Bye Chuck :crying1:

  4. roc 15/05/2010 às 01:42 #

    como é que podem ter tanta certeza que aquele é de facto o Sam e não o Luci?

    Concordo com quase tudo da review, não gostei de ver Castiel e o Bobby a ressuscitar, até pk se o Castiel (melhor personagem secundaria de todas as temporadas), nao vai voltar a aparecer podia muito bem ter morrido.

    pensei que a Morte ainda fosse ter um papel neste season finale, afinal foi o responsável por uma das melhores cenas em televisão que já vi.

    o Chuck ser Deus não sei se foi ou não planeado desde o inicio, sinceramente não acredito nisso e pareceu-me mais uma solução de recurso por toda a temática de Deus, que tanto se falou mas na verdade nunca foi explorada.

    BTW como e que o Sam voltou do inferno tão depressa?

  5. ZB 15/05/2010 às 01:46 #

    Concordo com John Anacall, tanto na questão que é uma pena que este não seja o final da série, porque deixou um sentimento enorme a final de série, e que aqueles dois pormenores finais podiam ter sido diferentes. De qualquer forma, imagino que se fosse mesmo o final da série que os personagens mortos teriam mesmo ficado mortos e que o Sam nunca reapareceria e que esta opção seja apenas porque a série vai continuar. Estou desconfiado que esta é mais uma série que vão esticar mais do que deviam… Ainda para mais se for como tu dizes, um regresso às origens… lol, voltamos à banalidade… enfim…

    :5:

  6. Daniel 15/05/2010 às 12:08 #

    Será que fui o unico por estas bandas que nao gostou do episodio? Os criadores da série tiveram o ano todo a prometer algo em grande no fim, uma batalha épica entre Michael e Lucifer. Batalha? onde estas tu?? Outra coisa, esta apocalipse não soube a nada, claro umas tempestadas aqui, umas luzes a sair da terra ali mas algo em concreto?? nao. E Deus que afinal ja queria saber, uma barafunda.

    Para mim sobrenatural acabava aqui sem continuaçoes esperemos q nao estraguem a serie

    • Filipa C 15/05/2010 às 12:41 #

      Eu também não achei o episódio assim tão fantástico!

      Gostei do episódio mas, para mim, ficou a faltar algo! Esperava muito mais do tão falado confronto entre Miguel e Lúcifer, do Apocalipse e fiquei desapontada por terem rescuscitado o Castiel e o Bobby e terem assim tirado algum drama ao episódio…

      Foi um bom episódio mas não passou disso!

  7. ruizinhoandre 15/05/2010 às 12:42 #

    onde é que voces chegaram a conclusao que o chuck era deus? so por estar de branco?

    • Vicente 15/05/2010 às 13:32 #

      Está na subtileza da cena, quando ele se desfaz no ar percebemos imediatamente que aquele era na realidade deus, o que ele escreveu mostra claramente que ele os moveu para aquele final. Quem mais poderia ser?

  8. Vicente 15/05/2010 às 13:30 #

    E assim termina… para mim este foi o final da série, não sei se foi aquilo que esperava, o confronto de Lucifer e Miguel foi uma cena uma bocado ridícula e o actor que fez de Adam nunca me convenceu, e ali muito menos, salvou-se por tudo o resto do episódio. Penso que o Bobby devia ter morrido de vez, mas isso também não era importante.

    De facto sabemos que a série vai continuar e é normal eles terem adicionado uma cena em que ‘abre’ portas para o que se segue, mas mesmo que a série terminasse de vez, era um final digno e aceitável.

    Acabamos por saber que na realidade Deus esteve sempre perto deles, e esse momento deixou-me satisfeito, por responder a uma das grandes questões. Não sabemos na realidade se aquele ‘Sam’ era o Sam ou Lúcifer, a expressão facial dele é completamente assustadora e nunca podemos dar como certo que o plano deles resultou.
    Certo é que a ascensão de Castiel o vai retirar da trama, sendo esse também um final digno. Acho que no geral os autores estiveram bem em encerrar praticamente tudo nesta história, com as devidas pontas soltas para o futuro.

    Para mim terminou a série, não tenho intenções de continuar a ver, até porque imagino que iremos voltar ao mesmo de sempre.

    Até sempre Supernatural!

  9. Beth 15/05/2010 às 16:12 #

    Este episódio para mim é definido num conjunto de palavras: Perfeição, Criatividade, talento.

    O motivo de ter gostado do episódio: finalmente a relação dos irmãos regressou à luz das primeiras 3 temporadas. Já não era sem tempo, tendo em conta que é isso a essência principal da série ou não é??

    O final; muitos odeiam o final porque dizem que devia ter terminado com o Dean sem o irmão e o Sam morto da silva a torrar no inferno. Isto seria no mínimo um final para os sádicos, que adoram o sofrimento alheio. Sim, vermos o Dean a chorar e de rastos por ter o irmão a sofrer para toda a eternidade no inferno seria um final digno desta série??? Tendo em conta que isto é uma série sobre irmãos e depois de tudo pelo que eles já passaram??? Já nos bastou o final de Prison Break que foi uma desilusão pegada. Penso que o EK e a Sera Gamble têm muito mais criatividade que isso ;)
    Em questão à luta entre Sam/Lucifer e Adam/Michael. Muito sinceramente, não tenho nada de negativo a apontar sobre a falta de “luta”. Então porque? O que queríamos nós ver afinal de contas?? Perdermos tempo a ver uma luta desnecessária ou irmos directos ao assunto e vermos o que queríamos ver desde o inicio? SAM E DEAN e a sua relação de irmãos? E irmos directos a conclusão do assunto? Grande Dean que nunca perdeu a fé no irmão e foi ele que com o seu amor pelo irmão ajudou na resolução do caso. Era ou não isto que os fãs da relação dos irmãos queriam ver desde o inicio?

    Em relação a Chuck ser Deus, para mim faz todo o sentido. A Biblia foi escrita inspirada em Deus. Chuck, como Deus escreve a história dos irmãos Winchester. Nada melhor do que recorrerem a uma personagem que sempre ali esteve presente entre os irmãos e infiltrar-se como humano, fingindo ter os mesmos hábitos que os humanos e dando dicas aos irmãos, ajudando-os. Sem palavras. Simplesmente genial :wow:

    A cena final. Muita gente diz que Sam estava com cara de mau. Depende se calhar da visão que cada um de nós tem de cara de mau. A mim a expressão do Sam era uma expressão de alguém descansado, tranquilo, bem consigo próprio que simplesmente se encontrava a ver como estava o irmão e se este estava bem e se este tinha comprido o que lhe prometera. Mas antes de tirarmos conclusões, penso que temos que esperar e ver antes de condenarmos já a personagem como é costume. O Sam não é Lúcifer, porque os escritores da série, a Sera e o EK já afirmaram mais do que uma vez que a temática do Lúcifer ia terminar nesta quinta temporada. Por isso Sam não é Lúcifer. Este está preso na gaiola. Finite .

    Em relação ao Adam e ao actor que interpretou o papel de Michael, para mim foi onde gostei mais de o ver. Não tanto no 4×19 nem mesmo no 5×18 mas aqui ele convenceu-me mais como actor.
    Excelente trabalho e prestação do Jared e do Jensen. Nota 10. Não há palavras para descrever o quanto estes actores evoluíram.
    Ansiosa pela temporada seis, para ver a relação dos irmãos voltar ao que era. Aliás, foi isso mesmo que me fez começar a ver a série e é isso que queremos que regresse. Em primeiro lugar, o importante. O resto vem depois.

    PS: A ressusreição de Bobby e Castiel foi espectacular. Isto não é nenhum filme de terror em que morre toda a gente, isto é Sobrenatural, onde sentimentos como esperança, amor estão sempre presentes.
    E algo me diz que vamos ver mais do Castiel na temporada seguinte. Por mim tudo bem e mais um factor que agrada a muitos…

    Em suma, este episódio foi o melhor de todas os desfechos de temporada anteriores. O melhor da quinta temporada. Os cavaleiros do Apocalipse não vão regressar mais, porque eles soltaram-se com o Lúcifer. Este, preso de volta na gaiola, os cavaleiros do Apocalipse voltam ao que eram antes, sempre presentes no mundo. A morte é velha e sempre esteve presente na vida e à volta da vida humana. Não é preciso tornarem a insistir num tema que não nada de novo para ser contado. Lúcifer terminou assim como tudo o que está relacionado com ele :D

    Ansiosa pela temporada seis. Bring it!!!

    • Lizzie 17/05/2010 às 18:50 #

      finalmente a relação dos irmãos regressou à luz das primeiras 3 temporadas. Já não era sem tempo, tendo em conta que é isso a essência principal da série ou não é??

      Ora aí está, nem mais. Eu ainda sou das fans que gostavam bastante dos “casos da semana” mesmo por causa disso, da relação entre os irmãos. Aliás, quando acabou a temporada 3 e começaram a inventar e não sei o que… estava quase a desesperar –’
      Mas enfim. Acho que para season finale foi muito bom, talvez melhor do que o que eu estava à espera, e certamente uma das melhores da série (juntamente com a primeira, que também adorei =D).

      Também acho que uma luta épica aqui não fazia sentido nenhum, até porque se há alguma coisa que caracteriza esta série é exactamente os conflitos interiores dos personagens principais. Por isso só fazia sentido que acabasse assim (e, digam o que disserem, isto foi UM fim da série. Não quer dizer que a série não continue para mim, mas uma parte dela acabou aqui e para sempre). E, se formos a ver bem, acaba por ter tudo muito simbolismo: ao “lutar” com Lúcifer, Sam está, simbolicamente, a lutar contra o seu lado mau, e como vimos (e como se previa), ganhou, e fez o que estava correcto, etc.

      No entanto, não gostei da ressureição do Bobby, pelo menos. Castiel é um anjo, tudo bem. Mas o Bobby? Já está na série há tempo demasiado na minha opinião, e a sua morte seria uma maneira de não ser esquecido.

      Mas o melhor de tudo foi mesmo o fim, com o Chuck a desvanescer… As voltas que eu não dei para tentar perceber quem ele era! E só agora, quando toda a gente percebeu, é que eu vi: era Deus. CLARO! Só podia. Como sempre, as mentes engenhosas por trás desta série conseguem surpreender-nos, e conseguirem criar aqui uma comparação perfeita: Kripke na vida real; Chuck, Deus, criador de tudo (o Kripke é o criador da série da série) e escritor dos livros de Supernatural (assim como Kripke deu vida a esta série). Não é perfeito?

      Só espero, sinceramente, que não “metam água” com a 6a temporada. Pode parecer fácil “voltar às origens”, mas se não for bem feito acaba por ser uma repetição, e torna-se chato, e as pessoas deixam de ver (ainda mais)… o costume. E era mesmo uma pena deixar uma série desta qualidade desvanescer e acabar esquecida.

  10. Julie 15/05/2010 às 16:47 #

    Este ep.foi mesmo impressionante, perfeito para fechar os 5 anos de Supernatural mas como diz Chuck ou será Kripke? os finais são sempre dificeis e não agradam a tds os fans. Gostei do ritmo e da estrutura ,principalmente da narração do Profeta junto com as imagens de temporadas anteriores e em especial a ultima montagem antes de Sam tomar o controle,para mim foi tremenda.O Supernatural podia ficar por aqui? Podia mas para mim não era a mesma coisa, quero descobrir quem é aquele Sam q anda por aí ver,qto tempo Dean aguenta a apple-pie life.
    Tenho uma duvida, já vi em outros sites e comentários q a proxima temporada voltamos ao caso da semana mas tb já li q Eric e Sera dizeram q a tematica de Deus iria continuar, ha alguma verdade nisto? Depois de todo q os manos passaram,acho q é impossivel voltar para trás.

  11. Crazy Misha 15/05/2010 às 17:35 #

    :5: Eu adorei tanto este epi que se fosse dizer o porque demorava dias a escrever e tou sem vontade disso mas há uma coisa que nao compreendo:
    1º dizem mal da serie por matar meio mundo e ficam tristes e depois queriam que o cas e o bobby nao tivessem resuscitado????????? WTF????? Mas ta tudo doido e ninguem me avisou???????? É o fim do mundo para os doidos???????? Decidem-se…
    2º voces queriam Sam morto no final e Dean com a familia feliz??? Mas isto é “As donas de casa desesperadas” e ninguem me avisou???????
    3º Adoraria que Chuck fosse Deus porque assim era sinal que Deus se importava com o mundo e principalmente com os irmaos…
    Epi de 0% a 100%: 10000000000000%
    FUI XD
    Peace, Love and vegetables

    • John Anacall 15/05/2010 às 19:46 #

      1º viste alguem a queixar-se que morria “meio mundo” nesta serie? não me lembro de ver alguem a dizer isto neste site. Houve um apocalipse e as consequencias foram praticamente 0, sim eu queria a morte do Cas e do Bobby… Mesmo sendo o final ou não.
      2º Não achas que se o Sam fizesse o derradeiro sacrificio este teria sido o final perfeito? Sam apesar de morto tinha salvo toda a humanidade, e Dean pela primeira vez na vida estaria a viver uma vida normal, apesar da ausencia do irmao ele tentaria ser feliz sem se preocupar com monstros, ele que nunca teve uma vida desde criança merecia.
      3º Na sexta temporada eu preferia que Deus nunca se tivesse importado com os irmãos, para poder ver o Dean ir atrás dele e bem ele próprio disse-o ao Castiel.

      • Crazy Misha 15/05/2010 às 19:52 #

        Ai mae sinceramente rapaz eu ia-te responder mas nem vale a pena… entra a 100 sai a 200 ne?
        Como é que o Dean ia ser feliz sem o irmao????????
        Olha fica com a tua e eu com a minha…
        Peace and Love… ah e vegetables XD :havefun:

    • Ramos 15/05/2010 às 23:24 #

      Não sei o que é que Donas tem a ver para o caso, mas tudo bem…

  12. DMM 15/05/2010 às 23:01 #

    Compreenderia que tivessem gostado bastante deste episódio a meio da temporada, agora como season finale não serve, o Michael e o Lucifer nem tocaram um no outro…
    Grande batalha…

    • Vicente 16/05/2010 às 14:04 #

      Eu ainda pensei que iamos ter uma luta, pelo menos ver como se iria processar o combate… mas aquilo não passou de palavras. Foi um final que se esperava, mas não foi o melhor que podia ter sido.

  13. Beth 16/05/2010 às 14:52 #

    Acho graça que quase todos os comentários negativos que ouço sobre este episódio são quase todos provenientes de rapazes.

    1) Como já disse no meu comentário anterior, a batalha entre Sam/Lucifer e Adam/Michael não se resolveu por dois aspectos. O primeiro já o referi no meu comentário anterior. A minha segunda teoria é a seguinte. Se estão assim tão desiludidos com a série e com a falta de luta e tal porque não se queixam ao dono da CW sobre a falta de financiamento que séries como Sobrenatural ou Smallville têm para fazer este género de cenas??? Já no episódio 8×22 a batalha final entre CK e Doomsday foi a desgraça que se viu. E isso deve-se também ao quê??? FALTA DE GUITO, PAPEL, GRANA, pilim… Se calhar devemos é dar-nos por satisfeitos com o que os produtores deste tipo de séries, as desprezadas pelo canal, conseguem fazer com o que têm entre mãos, não acham???

    2) A Crazy Misha mencionou DONAS DE CASA DESESPERADAS, porque para muitos de vocês, o Dean ficava com a LISA e vivia feliz para sempre. Para quem vê a dita série, sabe que a cena final do Dean com a Lisa foi um cenário muito idêntico ao final deste género de séries. Eu compreendi o que foi dito. Não é muito difícil de entender. E tudo isto porque?? Ora bem, para muitos de vocês ver o final de SPN com a morte de Sam e Dean feliz com LISA- se é que ele estava feliz com ela – viu-se pela sua maneira de estar, não haja dúvida :wtf: – era o final ideal para vocês???

    E é aqui que eu coloco a questão. Os rapazes fãs de SPN vêem esta série porque?? Mulheres não tem nenhuma e quando as tem, são logo mortas, cenas de sexo também quase não tem nenhuma, beijos e cenas afins praticamente são inexistentes. Então à partida parte-se do principio que fãs de SPN rapazes vêm esta série pela relação de irmãos Sam e Dean e porque nos identificamos com eles ou não é assim? E aqui se coloca a grande questão. Numa série onde predomina esse conceito, ver a morte de um e a torrar no inferno e o outro a choramingar por ele e infeliz é o vosso ideal de fim de série??

    3) Vamos então supor que SPN não tinha sido renovado para quarta temporada e tinha a terceira temporada terminado com Dean no inferno e Sam infeliz sem o irmão. Gostariam igualmente desse final?? Ou este descontentamento todo é porque o Sam afinal não está morto e vivinho da silva??? Se fosse o oposto? Dean morto e Sam vivo, seria a reacção idêntica? Não me parece. E isto é o grande problema de todos. Ver uma série só por causa de uma personagem e não pelo todo – relação de irmãos Sam e Dean – é muito grave, porque SPN só tem praticamente Sam e Dean. Não há muito mais personagens para alem deles os dois e as que existem a mais – Castiel e Bobby também para muitos não são bem vindos e deviam ter morrido.

    4) Outra questão: mencionem-me nomes de séries- se é que as há – onde uma série ou mais do que uma – tenha sobrevivido por muito tempo sem a presença de personagens secundárias fortes???
    Bobby e Castiel são ambos personagens secundárias muito fortes, mas para muitos também, eles deviam ter morrido…OK…

    Sam morto; Bobby morto; Castiel morto. Só Dean sobreviveria e infeliz sem o irmão. Isto final seria suficientemente macho é isso? :goodone1:

    5) E por último mas não menos importante. Numa série onde predomina o conceito de dois irmãos e a sua relação desde o inicio, Ver Dean bem e o Sam morto era o ideal de muitos. :youwish: Então vamos la por os pontos nos IS. Uma personagem que descobre desde o inicio que sempre esteve rodeado por amigos e interesses amorosos – professor, acompanhante de baile, melhor amigo, etc – e que todos eles pertenciam ao gangue de Azazel para o atrair para o Lúcifer, que toda a sua vida foi manipulada para este único objectivo,uma pessoa que faz um sacrifício para salvar a humanidade do Apocalipse e o quanto ele já sofreu, tudo isto sempre andou a girar em redor do Sam e no final a morte dele era a solução ideal??? Peço imensa desculpa desiludir-vos mas repito mais uma vez. SPN é uma série sobre irmãos. Um não está bem sem o outro, precisam sempre um do outro para triunfar e estarem bem. Para quem viu com olhos de ver, Dean não ficou bem no final, por isso para quem odeia e não tolera o facto do Sam estar vivo e todos os fãs que vão deixar de ver a série só porque o Sam sobreviveu, é fácil e há sempre solução para tudo: não batam com a porta com muita força ao sair. A vossa falta não irá ser sentida e não precisamos de anti-fãs infantis que embirram, odeiam, invejam uma personagem e o seu actor por motivos infantis. O Sam vai voltar e não podia morrer, porque sem Sam não há série para ninguém, assim como sem Dean também não haveria. é triste que depois de tantas temporadas- já vamos para a sexta – e ainda predominem estes comportamentos intoleráveis. Não fica mesmo nada bem e uma coisa que sempre me meteu confusão foi o facto de haver fãs que só vêm uma série por uma só personagem, antagonizar uma outra, sendo esta última a personagem no qual a história andou sempre a girar à sua volta e a qual tem 100% de cenas em conjunto com a outra personagem amada. No mínino, weird… :what: :stupid:

    • ZB 16/05/2010 às 15:47 #

      Ok, como é que eu vou dizer isto sem que a coisa saia forte de mais… humm…

      Bem, vais-me desculpar, mas acho que o teu comentário é algo completamente despropositado, pelo menos para aqui, onde, penso eu de que, não existem fãs fanáticos a comentar excepto tu e a Crazy Misha. Isto, A vossa falta não irá ser sentida e não precisamos de anti-fãs infantis que embirram, odeiam, invejam uma personagem e o seu actor por motivos infantis., é das maiores barbaridades que li nos últimos tempos. E eu não te estou a tentar ofender ou algo do género, mas acho que vives a série de tal forma que vês coisas que não existem numa simples opinião contraditória à tua. Inveja dum personagem? Inveja do actor? A sério? Acreditas mesmo que há por aqui alguém que dê importância a esse nível à série?! Ou melhor, a qualquer série?! Imagino que nos forúns de fanáticos encontres por lá pessoas tão doentes como tu (pela série, entenda-se) que tenham esses e outros sentimentos (algo que a mim me ultrapassa completamente, mas enfim…), mas aqui (e claro que não posso falar pelos outros mas imagino que seja assim) fala-se sobre a série como se fala sobre qualquer outra série, discutindo-se o que se gosta e não se gosta e mais nada. O teu discurso, além de me parecer demasiado imberbe (imagino que ainda sejas adolescente…) é ridículo na medida em que pensas que alguém está a dar essa importância toda à série. O teu discurso serve para fanáticos pela série como tu. Para mim, não me diz nada. Apenas me dá pena que alguém siga tão cegamente um conceito que não pode ouvir/ler ideias que o contradigam sem passar de imediato ao ataque.

      • Crazy Misha 16/05/2010 às 15:56 #

        Tipo eu nao quero ser mal educada ao contrario de certas pessoas mas eu nao sei em que mundo vives para achares que nao há por ai fans com inveja… porque desculpa se é novidade mas há e muitos… e nao eu nao sou fanatica e sabes porque digo isto? Porque ja vi niveis de fanaticos pela serie e pelos actores que faz qualquer fanaticozinho nao ser nada fanatico…
        Concerteza nao visitamos os mesmos blogs o que é pena porque nesses ias ver do que tanto nos falamos e ias ter uma ideia do que é ser fanatico por Spn… desculpa se te desiludi mas nao sou uma fanatica por Spn… o meu amor por ela é tao normal como qualquer um…
        Nao sei em que parte o meu coment foi fanatico muito pelo contrario mas fica bem porque eu tou a tentar ser uma pessoa calma sem dizer nada que me arrependa.
        Continuaçao de um bom dia para ti…

  14. catarina 16/05/2010 às 15:57 #

    o final até foi melhor do que eu esperava… como fã dos Winchester não querua que acabasse assim ( digo isto porque quando gostamos das personagens queremos que acabe bem para elas) mas obviamente que eu não quero um final feliz para SPN – quando digo feliz digo no sentido de casarem e terem filhos ou assim… eu sei que me contradigo um bocado com o que disse gora mas não me consigo expressar melhor agora. não me apetecia mt ma 6º season porque queria que a série acabasse aqui por ser melhor para ela na minha opinião mas com esse final lá terá que ser. a ver vamos… quando tiver com mais paciência comento melhor- keria só dizer que gostei de ler a review…

  15. Beth 16/05/2010 às 16:09 #

    Bem, eu também não quero ser rude também e alias nos meus comentários anteriores, tal como mencionaste, eu só me dignei a deixar a minha opinião aqui tal como todos os anteriores e sim, já se está muito habituado que nesta série, uma personagem seja sempre criticada em relação a outra, por isso nos comentários anteriores aqui escritos, foi isso mesmo que senti. Claro está, cada comentário e opinião afecta as pessoas de maneira diferente ;)

    “O teu discurso, além de me parecer demasiado imberbe (imagino que ainda sejas adolescente…”

    Isso já é um aspecto que não diz respeito a seja a quem for e o que é mais engraçado nisto tudo é que provavelmente, eu até sou a mais velha, mas não é motivo para discutir sobre isso aqui, porque não é assunto para ser sequer discutido.As idades de cada um de nós não influenciam as nossas opiniões e são aspectos pessoais que não têm que ser chamados à luz deste tipo de situações. Só pelo facto de o teres mencionado revela que não deves ser muito mais velho se é que não és tu o adolescente aqui.

    Os meus comentários afectam as pessoas de maneira diferente. Se calhar quem concorda comigo não os levam tão a peito como levaste. Os que não concordam, arranjam sempre qualquer coisinha para ir contra o que disse, tal como tu. Mas estou de consciência tranquila e não, não sou fanática – mais um aspecto que não tinhas que mencionar, porque não necessito de ouvir sermões da minha maneira de ser. Também existem os fanáticos pelo futebol e é assim que temos que ser – se calhar és um deles, mas como já disse, são coisas que não nos dizem respeito e pessoais. Viver a vida, sermos fanáticos, termos paixão pelas nossas coisas e pelos nossos gostos pessoais não é nem tem que ser necessariamente um crime nem ser um motivo para criticarmos seja quem for.

    O simples facto de darmos pontos negativos aos comentários uns dos outros por si só revela um pouco dessa infantilidade que mencionaste. Se temos direito a darmos as nossas opiniões e qualquer espaço nos é oferecido para tal, então porque dar pontos negativos aos comentários?
    :D

  16. Idolatrado 18/05/2010 às 01:53 #

    Eu gostei… Mas sinceramente não me agarrou nem me entusiasmou muito… Não sei bem porquê… Gostei mais do episódio anterior com a Morte…
    Penso que gostava de ter visto as coisas mais bem exploradas… E um regresso às origens não me agrada de todo…
    Mas pronto, eu nunca irei gostar muito de seasons finals nem de series finals… Deve ser porque fico deprimido :)

    • Maciel 18/05/2010 às 09:46 #

      completamente off-topic: Idolatrado, andas a ver Nurse Jackie?

  17. Ricardo Fernandes 18/05/2010 às 10:05 #

    O que vai para aqui neste tópico lolool. Eu, tal como escrevi na review gostei bastante do episódio. Achei um bom final e nunca tive À espera de uma grande luta. Sinceramente, não gosto de séries, onde cada episódio é uma história e para ser sincero, não me apetece voltar aos primórdios de Supernatural, onde que ainda sobre os dois irmãos, se bem se recordam foi a morte da mãe e a procura do pai pelo demónio Azazel que despoletou tudo.

    A série nunca deixou de ter um arco principal e a forma como a quarta temporada (de longe a melhor) foi estruturada, meteu esta série no topo da lista a ver logo a seguir a Lost. Séries procedurais ou stand alone, nunca tem grande sucesso e a verdade é que explorada a génese de Anjos e Demónios com os irmãos, pouco resta para explorar nesta série. O voltar ao monstro da semana, temo que fará com que as audiências caem e a série ganhe um fim abrupto, sem o final que merece.

  18. Cláudia 18/05/2010 às 10:40 #

    Tenho de ver este episódio novamente porque fiquei um pouco dividida. Primeiro, deixem-me só dizer que se isto fosse o final da série, seria um final bom. Mas desiludiu-me um pouco. Estava à espera de algo mais (afinal não houve confronto nenhum) e fiquei um pouco chateada de ver o Bobby e o Castiel a ressuscitarem.
    Imaginem só, uma storyline que eu adorava ver na sexta temporada era o Sam a lidar com o facto que ele matou o Bobby, um segundo pai para os rapazes. Foi o Lúcifer, verdade mas no corpo do Sam.
    Também adorei a narração de Chuck e vermos todos os momentos entre os dois mas também fiquei triste ao ver a última imagem de Dean. Dean tem o que sempre quis mas sem o Sam.
    Houve coisas que adorei mas houve outras que, nem por isso.

    Tenho de o ver novamente!

    • Ricardo Fernandes 18/05/2010 às 11:08 #

      Epá não… mais lamechices do Sam e do Dean não… O bom de Supernatural é o humor e a acção, são excepcionalmente bem feitos! As partes de “Meu Deus… eu matei o Bobby, que horror…” Epá… No Way!

      • Lizzie 18/05/2010 às 21:21 #

        lol mas se reparares o tema central da série sempre foi a relação entre os irmãos, embora também tivese sempre as cenas de acção e de humor… Mas os grandes saltos na história sempre se fizeram com cenas mais “lamechas” (as reconciliações, as revelações, …). E, uma vez que o Sam tem sido sempre tão “martirizado” durante a série, não seria de estranhar que seguissem essa linha do “Meu deus matei o Bobby” se ele não tivesse ressuscitado.

        • Ricardo Fernandes 18/05/2010 às 23:36 #

          São pontos de vista… o facto da relação dos dois ser um tema recorrente ou central como afirmas, não quer dizer que isso seja o arco central da historia. O arco central é que Sam e Dean foram sempre preparados desde o episódio piloto a chegar a este fim. Primeiro o arco Azazel, depois o Arco Dean no Inferno, Arco dos selos e finalmente o Apocalipse.

          Inevitavelmente a relação entre os dois teria de ser explorada visto serem irmãos e claro… estarem sempre juntos.

          Agora não concordo contigo, quando essa relação entre os dois é que deram os grandes saltos na história. Os grandes saltos foram dados em episódios dedicados aos arcos, com muita acção e pouca lamechice.

  19. Cláudia 19/05/2010 às 11:07 #

    Concordo com os dois pontos de vista. Só sei que não gostei que tivessem ressuscitado o Castiel e o Bobby, isso diminiu o impacto das suas mortes.

    Já agora, li na wikipedia que a season 6 vai-se centrar na vida de Dean e Sam após o apocalipse e que se vai centrar em MOTW, tal como na primeira.

    • Ricardo Fernandes 19/05/2010 às 11:55 #

      É por isso que se fala de uma sexta temporada como mid-season, o que vai diminuir o impacto da mesma, as ratings e leva eventualmente a um cancelamento com um fim pouco digno à série.

  20. Azulongmon 17/07/2010 às 03:02 #

    Faça-me o favor!Todo mundo achando que Chuck é Deus.Isso é ridículo!O Chuck era só um profeta.E nada mais que isso.Agora todo mundo que desaparecer nessa série será o Criador.Patético… :x ray:

    • Ricardo 17/07/2010 às 17:59 #

      Desculpa lá, mas tendo em conta a história e a forma como o episódio foi feito, não acho nada patético a dedução de que o Chuck é Deus. Aliás, até acho que foi bastante provável e muito bem feito.

  21. Ricardo Fernandes 18/07/2010 às 21:08 #

    Tiraste-me as palavras da boca… às vezes não sei como é que se a ilações como a desse “companheiro aí”… até porque os profetas desaparecem…

  22. Larissa 05/11/2010 às 19:22 #

    Eu sou viciada em SOBRENATURAL, adorei todas as temporadas, mais eu estou anciosa para a sexta- temporada. :yuuupiii:

Deixar um Comentário - Para comentários com SPOILERS, utilizem a tag: [spoiler]Comentário[/spoiler]

Photorecap: Game of Thrones: 2×07 – A Man Without Honor

[SPOILERS/NUDEZ/LINGUAGEM MENOS PRÓPRIA] A segunda temporada de “Game of Thrones” aproxima-se do fim e também os nossos ridículos photorecaps. Eis [...]

Podcast TVD 009: A revista da temporada!

Estava anunciado, atrasou, mas fica feito na mesma! É mais uma edição do Podcast TVDependente! Primeiro, temos de pedir desculpa [...]

Temporada 2012/2013: Guia de cancelamentos, renovações e novas séries (act.)

Perdido entre tantas renovações, cancelamentos e novas séries? Então, vamos dar-te uma ajudinha. Eis as novidades oficiais dos cinco canais [...]

As melhores duplas da TV, parte 2

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]

Calendário de finais de temporada 2011/2012

O final da actual temporada está às portas e a necessidade de saber quando terminam as nossas séries favoritas aumenta. [...]

As melhores duplas da TV, parte 1

O que faz uma boa série? Um bom argumento, actores competentes e uma realização exímia são elementos consensuais. Mas por vezes, [...]