cobra serie

Cobra, a série angustiante sobre o que aconteceria se o mundo ficasse sem eletricidade

A descoberta da eletricidade foi um fator determinante para a evolução da sociedade moderna. Atualmente a eletricidade é fundamental para o funcionamento de tudo, desde a nossa alimentação até o nosso relacionamento social e acesso à informação. Seria muito mais difícil o cultivo e a colheita dos alimentos, além do armazenamento daqueles que precisam ser congelados ou permanecer em baixas temperaturas. Sem falar no banho quente nas manhãs frias e na bebida gelada após uma caminhada no sol. Além disso, a comunicação à distância e o acesso à informação por aparelhos eletrônicos através da internet seriam impossíveis na falta da eletricidade. Uma série de drama britânica da Sky One, Cobra, aborda uma situação onde uma tempestade solar gera uma pane nas redes elétricas. A partir disso, é gerado um estado de caos e autoridades e especialistas britânicos formam um comitê que busca uma forma de restabelecer a energia elétrica.

cobra serie

Tudo o que se sabe sobre Cobra, a série da Sky

Cobra é uma série de drama britânica da Sky One que estreou em janeiro de 2020. A série de seis partes é escrita por Ben Richards e estrelado por Robert Carlyle como primeiro-ministro, Victoria Hamilton e David Haig. Consiste em uma visão sobre o governo britânico em meio a uma terrível crise causada pela falta da energia elétrica. Após um período sem energia o caos se estabeleceu onde confusões generalizadas ameaçam vidas por todo o país. Diante dessa situação, foi formado um comitê denominado COBRA, unindo especialistas e políticos do Reino Unido buscando uma maneira de restabelecer a energia elétrica e, consequentemente, proteger o povo e restaurar a paz no país.Em meio ao cenário de muita violência e desordem, o primeiro-ministro e seu chefe de gabinete devem enfrentar decisões políticas difíceis que colocam em questão uma dualidade entre a satisfação das expectativas da população contra a vulnerabilidade ao ataque de inimigos políticos.

cobra serie

Tempestades solares e eletricidade

No núcleo do Sol ocorrem grandes reações que proporcionam a liberação de grande quantidade de energia via fusão nuclear. Durante esse processo, ocorre a liberação de prótons e elétrons, que são atraídos e acumulados em outros campos magnéticos. A grande concentração desses prótons e elétrons pode desencadear uma tempestade solar, caracterizada pela liberação, através de uma grande explosão, dessas partículas superaquecidas. Com isso, a radiação solar atinge o campo magnético e a atmosfera terrestre, podendo resultar na destruição de satélites artificiais, na interferência nos serviços de telefonia e na pane no sistema de energia elétrica gerando a danificação de aparelhos eletrônicos e até mesmo blackouts. Em contrapartida, as tempestades solares também proporcionam belos espetáculos luminosos como a aurora boreal e aurora austral. Uma pane nas redes elétricas poderiam pôr em risco Serviços de saúde, transporte e até mesmo abastecimento de água e alimento. Em sua obra, Ben Richards retratou como poderia ser o comportamento das pessoas Diante de uma situação de calamidade como essa.

cobra serie

Inspirado no podcast The Great Blackout

A série de televisão britânica Cobras teve como inspiração o podcast Blackout, produzida por QCode e Endeavor Content, escrita e criada por Scott Conroy e dirigida por Shawn Christensen. Tem como protagonista o Rami Malek, que dá vida ao DJ Simon. Blackout é um podcast num cenário apocalíptico ambientado em uma comunidade de uma cidade pequena que tenta se manter sem energia elétrica. A trama aborda uma análise da sociedade contemporânea privada de tecnologia e em crise. O Blackout resulta em uma atmosfera apocalíptica e demonstra que a sociedade está a apenas uma crise de desmoronar, pois está cansada e pessimista. Diante da situação de calamidade, algumas questões são postas em discussão como por exemplo a origem do ataque às redes elétricas. Os personagens discutem sobre a possibilidade de um ataque político ou até mesmo sobre a possibilidade de um evento sobrenatural.

Autor: Manuel Alvim Torres
Data da publicação: 25 marzo, 2020