Esta é a história de um assalto, mas não qualquer assalto. Em abril de 2015, o depósito de segurança de Hatton Garden, em Londres, foi assaltado por uma gangue de ladrões, profissionais idosos, que roubaram joias no valor de mais de 200 milhões de libras. O Último Assalto (Hatton Garden) é uma minissérie britânica de 45 minutos e 4 episódios, que conta uma história verdadeira do que é considerado o maior roubo da história da Inglaterra. Todos os episódios são dirigidos por Paul Whittington e escritos por Jeff Pope e Terry Winsor. Um ano depois, esses ladrões de cabelos brancos foram condenados a 6 e 7 anos por sua participação no que é considerado “o maior roubo da história jurídica da Inglaterra”. O último Assalto é muito divertido e os personagens são bem definidos, com ótimas performances de todo o elenco, especialmente Timothy Spall, Kenneth Cranham, David Hayman, Alex Norton ou Brian F. O’Byrne. Com uma realização funcional, mas eficaz, estamos imersos no suspense do risco que toda ação fora da lei implica.
Tudo que se sabe sobre a série de Filmin, o último assalto
Bem documentada, elegantemente construída e apresentada com a formalidade de um documentário, a série apresenta seções cronológicas sem prólogo e sem epílogo. Os quatro capítulos nos mantêm ligados do princípio ao fim, apesar de conhecermos os eventos de antemão, reagimos em cada uma das cenas. Um elenco impressionante que inclui nomes como Timothy Spall, Kenneth Cranham, David Hayman, Alex Norton e Brian F. O’Byrne, e destaca claramente Timothy Spall com uma brilhante performance. É uma série de drama porque conta uma história baseada em acontecimentos reais de pessoas que já cansadas de suas vidas, decidem arriscar um pouco a sorte de ter uma velhice tranquila, mas também não sai do gênero Thriller. A série foi produzida no ano de 2019 no Reino Unido, com uma produção com um custo mediano mas que no final das contas consegue entregar um resultado conciso aonde mais uma vez é possível perceber que boa interpretação e um pouco de sátira podem ainda fazer muito mais que efeitos especiais.
Timothy Spall, o grande protagonista da série
Timothy Spall, o grande protagonista da série mais conhecido como Peter Pettigrew de Harry Potter, pode demostrar novamente ser um ator multifacetário trazendo um frescor pueril ao seu Papel e que nos faz querer ver todos os episódios de uma só vez. Spall iniciou sua carreira cinematográfica em Quadrophenia (1979), e depois em The Sheltering Sky de Bernardo Bertolucci, White Hunter, Black Heart, de Clint Eastwood e talvez seja o ator que trabalhou com Mike Leigh mais vezes, tendo participado de cinco filmes, sendo um dos filmes mais aplaudidos por esse renomado cineasta, incluindo Topsy Turvy, Life Is Sweet, Secrets and Lies. Em 1996, Spall foi diagnosticado com leucemia mielóide crônica, mas desde então ele está na fase assintomática. Sobre sua doença, Spall afirmou: “Eu não sabia o que havia me deixado doente, mas o estresse tem algo a ver com isso e o ponto agora é lidar com o estresse. Isso me fez perceber as coisas e me tornar mais seletivo. Estou menos preocupado com o emprego. Realmente faço o meu trabalho, e é por isso que não estou tenso no set, porque realmente não sei o que estou fazendo.”
Os acontecimentos de uma História real
A área de Hatton Garden está localizada entre a cidade e o West End, no centro de Londres. É conhecida pelo comércio de diamantes e ouro e por abrigar cofres para pedras preciosas, principalmente diamantes, que não foram enviadas para joalherias. Estima-se que na região existam cerca de 300 empresas e mais de 55 joalherias especializadas. Esta é a maior concentração de joalheiros no Reino Unido. E foi isso que chamou a atenção de 5 amigos que queriam ter a vida resolvida para as suas aposentadorias, o que a polícia não poderia imaginar é que os responsáveis por tal crime eram todas as pessoas maiores de 61 anos. Os membros da gangue realizaram o assalto durante os quatro dias da Páscoa de 2015 e foram capturados alguns meses depois em diferentes operações no sul do Reino Unido. A verdade é que, apesar de não deixar um único rastro, a polícia conseguiu seguir a trilha de nove pessoas interceptando linhas telefônicas. Em meados de maio, eles foram capturados.