filme de suspense

A ciência por trás dos filmes de suspense

Para cada ação haverá uma reação, foi com uma dessas premissas físicas que René Descartes ficou conhecido mundialmente. Contudo, essa noção de ação e reação poderia ser expandida em muitos outros conceitos, como: as reações químicas do nosso cérebro. Agora você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com filmes de suspense.

Nesse sentido, a resposta mais adequada seria: tudo. Em outras palavras, nós gostamos de assistir aqueles filmes de suspense que nos deixam com a tensão a flor da pele pelo estímulo experimentado pelo cérebro. Desse modo, nesse artigo vamos desmistificar alguns conceitos relacionados a nossa atração por filmes de suspense e como uma ação sempre terá uma reação, mesmo que ela seja dentro das nossas cabeças.

Da onde vem a excitação emocional provocada pelos filmes de suspense?

Será que vou conseguir vencer o último chefe desse novo jogo? Só falta 1 número para ganhar o bingo, será que eu tenho sorte? Tenho que entrar na sala do gerente para minha entrevista de emprego ou estou esperando a ligação de uma oferta de trabalho. Ou seja, estamos frequentemente vivendo experiências que ativam uma parte do nosso cérebro muito específica.

filmes de suspense

Assim sendo, essa parte do nosso cérebro nos prepara para saber lidar com o que ocorrerá em seguida. Em outras palavras esse estado, também conhecido como arousal, consiste em uma sucessão de interações químicas do nosso cérebro. Assim, um filme de suspense está constantemente despertando esse estado de alerta da nossa mente.

O que é o arousal ou a excitação emocional?

Talvez você conheça esse fenômeno por outro nome, com excitação emocional, estado de alerta, excitação. Desse modo, o arousal consiste nas mudanças biológicas e psicológicas que precedem ou acompanham um evento. Nesse sentido, alguns dos sintomas mais comuns são: aumento do ritmo cardíaco, hipersensibilidade aos eventos, incremento da atenção e muito mais.

Em outras palavras esse estado pode ocorrer exatamente antes da batalha final em um jogo de videogame. Mas pode ocorrer também quando está esperando para ser atendido para um entrevista de trabalho ou quando começa aquela música de suspense em um filme. Ou seja, todos esses eventos servem como uma alerta para o seu organismo de que alguma coisa vai acontecer.

Mas porque gostamos dessa sensação nos filmes de suspense?

Apesar de vários fatores servirem como um motivo para ativar esse estado de alerta e que eles podem ser positivos ou negativos. Por que buscamos experimentar esse tipo de estímulo através dos filmes de suspense? Pois na verdade independente do que ocorra para iniciar um estado de alerta, esse estado nos permite experimentar a situação posterior com muito mais intensidade.

suspense

Desse modo, uma partida de futebol será o melhor exemplo para poder entender como esse estado pode alterar a maneira que percebemos as coisas. Nesse sentido, uma partida contra um time rival com o mesmo nível de jogo será muito mais celebrada que uma partida contra um time mais fácil. Portanto, o suspense faz com que a partida se torne um clássico muito mais interessante e satisfatório de assistir.

Na medida certa

Em suma, cientificamente falando, os filmes de suspense podem parecer muito mais interessantes justamente pelos processos químicos derivados desse estado de alerta. Desse modo, o suspense consiste no resultado dos sentimentos prévios a algum acontecimento importante da trama. Em outras palavras, configura essa experiência subjetiva entre esperança e temor.

filmes

Assim sendo, um nível excelente de suspense reside no fato de quando percebemos que uma situação pode ter consequências negativas. Embora contamos com os recursos necessários para reverter a situação. Portanto, os melhores filmes de suspense que tem o poder de nos manter ocupados durante toda a sessão, são aqueles que sabem utilizar esse artifício de maneira inteligente.

Autor: Manuel Alvim Torres
Data da publicação: 4 febrero, 2021